Porque é que a sua empresa de TI deve optar pelo Marketing Automation?
A rotina nas empresas de Tecnologias de Informação (TI) é normalmente muito acelerada. Seja nos cargos de tomada de decisão ou mesmo nas operações, muitas vezes pode ser complicado conseguir fazer tudo o que é preciso na hora certa. Quando chegamos à equipa de Marketing, esse ritmo pode ser ainda mais veloz e exigir mais organização – e é aqui que entra o Marketing Automation.
Participar das reuniões de alinhamento, acompanhar o desempenho das campanhas de paid media, definir a estratégia de Content Marketing e executá-la, organizar o calendário dos novos lançamentos, preparar os emails, gerir as redes sociais e estar atento aos resultados para ir fazendo os ajustes necessários, são de facto muitas responsabilidades, pelo que qualquer solução que seja prática, intuitiva e eficaz para melhorar a produtividade, faz a toda a diferença.
Afinal, qual é o significado do termo Marketing Automation?
Para quem está na área, é natural que já tenha ouvido falar em Marketing Automation. Mas qual o seu significado? De forma simples, podemos dizer que é a automação de qualquer tarefa de Marketing feita por um software. Alguns exemplos? Publicações nas redes sociais, envio de campanhas de email, definição do lead scoring, dashboards de análise e criação de fluxos de nutrição.
A automação permite que a sua equipa se foque naquilo que realmente importa: a estratégia e os resultados. Qual o desempenho das campanhas ? Como está a conversão de determinado material? Quais os leads mais qualificados? Que canais funcionam melhor? Há muitas perguntas a serem respondidas, mas que requerem tempo e esforço. É exatamente aí que o Marketing Automation ajuda.
As Vantagens do Marketing Automation
Converse com alguém que já trabalha com Marketing Automation e temos a certeza de que vai estar apta a dizer uma lista de benefícios. Há inúmeras vantagens em usar Marketing Automation, especialmente para as empresas de TI que oferecem produtos, serviços e soluções que exigem mais tempo e paciência no ciclo da venda.
A primeira vantagem incontestável é a capacidade do Marketing Automation ajudar a poupar tempo e a agilizar e tonar mais eficientes diversos processos e tarefas do dia a dia como as referidas acima.
O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma métrica fundamental para verificar o sucesso das ações realizadas. Quando as empresas optam pelo Marketing Automation, o ROI acontece até 12 meses para 75% das empresas e até 6 meses para 44% (Fonte: Focus Research). Outro ponto importante na Jornada de Compra das empresas de TI, é o tempo necessário para um Lead estar pronto para comprar. Por serem produtos/serviços de maior complexidade, ou seja, vendas mais complexas, exige mais informações e materiais educativos por parte da empresa. Com o Marketing Automation, é possível gerar 50% mais de Leads e diminuir o tempo para que cheguem à compra em 33% (Fonte: Forrester Research). Outra grande questão que pode ser beneficiada pelo Marketing Automation é o trabalho entre o Comercial e o Marketing. É possível observar um aumento de 14,5% na produtividade das vendas e uma redução de 12,2% nos custos do Marketing (Fonte: Nucleus Reasearch). Ou seja, a possibilidade de fazer um alinhamento entre os objetivos de cada equipa é fundamental.
O aumento das taxas de conversão de Leads qualificados e, consequentemente da receita, é mais um benefício que as empresas de TI devem ter em mente, para assim, começarem a investir em Marketing Automation. Poder definir diferentes caminhos de acordo com as ações prévias do lead, ter acesso ao seu histórico (emails clicados, páginas visitadas, materiais baixados, etc), conseguir saber o lead scoring com base no seu perfil e interesse, segmentar de todas as formas possíveis e imaginadas para personalizar a mensagem – tudo isto e muito mais traz vantagens claras e melhora a probabilidade do sucesso das diferentes iniciativas de marketing.
Como levar o Marketing Automation para a sua empresa
É possível que muitas das vantagens apresentadas já não sejam novidade para quem trabalha em Marketing. Contudo, tais benefícios nem sempre são o suficiente para convencer os responsáveis a investirem num software de Marketing Automation. Mas, porque não? A verdade é que os gestores e decisores, estão com os olhos voltados para os resultados operacionais e imediatos, ou seja, para as vendas. É com o argumento sobre o aumento de novas oportunidades de negócio e crescimento da receita, que deve ser apresentada a proposta de aquisição de uma solução de Marketing Automation.
Considerar o custo do software e o retorno que o mesmo traz em resultados é outro argumento que deve ser levado ao gestor. De acordo com um estudo da Finances Online, uma plataforma que avalia softwares e soluções para o mercado B2B, 47% das empresas que optam pela Automação de Marketing dizem que o investimento vale a pena.
Num primeiro momento, pensar no investimento numa solução de Marketing Automation pode parecer aumentar as despesas. No entanto, com o aumento da produtividade da sua equipa, a diminuição do tempo da jornada de compra, o crescimento na captação de Leads, a geração de oportunidades e as novas vendas, ficará claro que definitivamente não se trata de um custo, mas sim de um investimento a médio/longo prazo com um retorno quantitativo e qualitativo para a empresa de TI.