Porque é que a sua empresa de TI deve optar pelo Marketing Automation?

A rotina dentro das empresas de Tecnologias de Informação (TI), pode apresentar um ritmo acelerado. Seja nos cargos de tomada de decisão ou mesmo nos das operações, muitas vezes pode ser complicado conseguir fazer tudo o que é preciso na hora certa e no momento exato. Quando chegamos à equipa de Marketing, esse ritmo pode ser ainda mais veloz e exigir mais organização – e é aqui que entra o Marketing Automation!

Participar das reuniões de alinhamento, acompanhar o desempenho das campanhas de paid media, definir a estratégia de Content Marketing e executá-la, organizar o calendário dos novos lançamentos, preparar o Email Marketing, gerir as redes sociais e estar atento às metas, são de facto muitas tarefas e responsabilidades, pelo que  qualquer solução que seja prática e eficaz para poupar tempo em questões operacionais, faz a toda a diferença. Assim, chegamos ao tema central deste artigo: Marketing Automation.

Afinal, qual é o significado do termo Marketing Automation?

Para quem está na área, é natural que já tenha pelo menos escutado sobre Marketing Automation. Mas, qual é o seu significado? Para explicar de uma maneira simplificada, podemos dizer que é a automação de qualquer tarefa do Marketing feita a partir de um software. Alguns exemplos? Publicações nos social media, envio de campanhas de Email Marketing e a criação de Fluxos de Nutrição.

A automação das operações, permite com que a sua equipa esteja direcionada para aquilo que realmente importa: os resultados. Qual o desempenho das campanhas ? Como está a conversão de determinado material? Há muitas perguntas a serem respondidas, mas que requerem tempo para análise. É exatamente aó que o Marketing Automation ajuda.

As Vantagens do Marketing Automation

Converse com alguém que já trabalha com o Marketing Automation e tenho a certeza de que essa pessoa vai estar apta a dizer uma lista de benefícios. Há inúmeras vantagens de usar o Marketing Automation, especialmente para as empresas de TI que oferecem produtos, serviços e soluções que exigem maior esforço, tempo e paciência no ciclo da venda.

A primeira vantagem incontestável é a capacidade do Marketing Automation ajudar a sua empresa a poupar tempo em diversos processos. E, como mencionado anteriormente , ao poupar tempo, há a possibilidade de analisar, planear e reestruturar tudo aquilo que precisa de ajustes. Quando falamos especificamente das TI, ficam ainda mais evidentes algumas vantagens.

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é uma métrica fundamental para verificar o sucesso das ações realizadas. Quando optam pelo Marketing Automation, o ROI acontece até 12 meses para 75% das empresas e até 6 meses para 44% (Fonte: Focus Research). Outro ponto importante na Jornada de Compra das empresas de TI, é o tempo necessário para deixar um Lead pronto para comprar. Por serem produtos/serviços de maior complexidade, ou seja, vendas mais complexas, exige mais informações e materiais educativos por parte da empresa. Com o Marketing Automation, é possível gerar 50% a mais de Leads e diminuir o tempo para que o mesmo chegue a compra em 33% (Fonte: Forrester Research). Outra grande questão que pode ser beneficiada pelo Marketing Automation, é o trabalho entre o Comercial e o Marketing. É possível observar um aumento de 14,5% na produtividade das vendas e uma redução de 12,2% nos custos do Marketing (Fonte: Nucleus Reasearch). Ou seja, a possibilidade de fazer um alinhamento entre os objetivos e metas de responsabilidade de cada equipa, é fundamental.

Aumento das taxas de conversão dos Leads qualificados e, consequentemente na receita, são mais alguns dos benefícios que as empresas de TI devem ter em mente, para assim, começarem a investir no Marketing Automation.

Como levar o Marketing Automation para a sua empresa

É possível que muitas das vantagens apresentadas já não sejam nenhuma novidade para quem trabalha no Marketing. Contudo, tais benefícios nem sempre são o suficiente para convencer aos responsáveis a investirem num software de Marketing Automation. Mas, porque não? A verdade é que os gestores e decisores, estão com os olhos voltados para os resultados operacionais e imediatos, ou seja, nas vendas. É com o argumento sobre o aumento de novas oportunidades de negócios e crescimento da receita, que deve ser apresentada a proposta de aquisição de uma solução de Marketing Automation.

Considerar o custo do software e o retorno que o mesmo traz em resultados, é outro argumento que deve ser levado ao  gestor. De acordo com um estudo da Finances Online, uma plataforma que avalia softwares e soluções para o mercado B2B, 47% das empresas que optam pela Automação de Marketing dizem que o investimento vale a pena.

Num primeiro momento, pensar no investimento numa solução de Automação de Marketing pode parecer aumentar as despesas. No entanto, com o aumento da produtividade da sua equipa, da diminuição do tempo da jornada de compra, do crescimento na captação de Leads, a geração de oportunidades e as novas vendas, ficará claro que definitivamente não se trata de um custo, mas sim de um investimento a médio longo prazo com um retorno quantitativo e qualitativo para a empresa de TI.

O Marketing Automation é a solução que procura para a sua empresa? Nós podemos ajudar!

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