
Possíveis utilizações do ChatGPT no Marketing Digital
O Chat Generative Pre-trained Transformer, mais conhecido como ChatGPT, é um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que interage com os utilizadores em forma de conversa, tal como o próprio nome indica. Trata-se de um modelo de linguagem natural, treinado numa grande quantidade de dados de texto e capaz de responder a perguntas e gerar diálogos que imitam a conversação humana. Neste artigo contamos-lhe tudo o que precisa de saber para explorá-lo de forma eficiente e partilhamos algumas possíveis utilizações do ChatGPT no Marketing Digital.
De acordo com um estudo do banco de investimento UBS, o ChatGPT atingiu o marco dos 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses, tornando-se a aplicação com crescimento mais rápido de sempre. Para comparação, o Google Translate demorou seis anos e meio, o Instagram dois anos e meio e o Tik Tok nove meses.
Apesar de todo o buzz à sua volta e do valor inegável que agrega, o ChatGPT não é para confiar cegamente. Tal como está referido logo na sua homepage, existem limitações:
- Ocasionalmente pode gerar informações incorretas
- Ocasionalmente pode produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso
- Conhecimento insuficiente do mundo e dos eventos após 2021
Para estarmos bem cientes disto, até junto à caixa onde se colocam os pedidos/perguntas aparece a mensagem “O ChatGPT pode produzir informações imprecisas sobre pessoas, lugares ou factos”.
O nosso parceiro RD Station partilhou este esquema para ajudar a decidir se/quando faz sentido 😉
A capacidade do ChatGPT devolver em poucos segundos respostas sobre todo o tipo de temáticas e para diferentes formatos é uma das suas principais vantagens. Permite poupar imenso tempo em tarefas que envolvam a pesquisa, compilação, resumo e produção de textos, servindo como enquadramento e ponto de partida.
Claro que na OUTMarketing, dado o nosso foco no setor das TI e paixão por tudo o que envolva tecnologia e inovação, já estamos a explorar o ChatGPT para vermos na prática como pode otimizar o trabalho diário.
De acordo com os nossos testes até ao momento (que se juntam a feedback similar recolhido por muitas outras empresas), os resultados que retorna ajudam de facto mas não estão prontos “as is”. Precisam de ser verificados e enriquecidos com a base de conhecimento existente e por quem realmente perceba do assunto. Além disso, a linguagem é por vezes básica, repetitiva e pouco fluida.
No entanto, se fizermos perguntas bem assertivas, detalhadas e específicas, o ChatGPT é um bom arranque para posterior olhar crítico, ajustes e cunho “pessoal”. Até é possível indicar o tom pretendido, o número de palavras e a forma de apresentação (bullets, tabela, etc).
No fundo é aproveitar o melhor de dois mundos, combinando a inteligência da máquina e a sua inigualável capacidade de extrair em tempo real informação de milhares de fontes com a sabedoria, sensibilidade, vivências, espírito crítico, empatia e experiências reais dos humanos.
De seguida partilhamos alguns exemplos da aplicabilidade e formas de programação do ChatGPT como arma e inspiração no Marketing Digital:
Atendimento
Apoio ao cliente ao longo das várias fases da sua jornada de compra através de chatbots que, de forma imediata, respondem às dúvidas mais frequentes, fornecem informações sobre produtos e serviços, e ajudam a resolver problemas comuns. Tudo isto sem intervenção humana. Com a inteligência artificial da tecnologia por trás do ChatGPT, os chatbots conseguem ser mais precisos e menos robotizados, melhorando notavelmente a experiência do cliente.
Produção de Conteúdos
Testes de novas abordagens, versões alternativas para testes A/B e geração de ideias para a criação de artigos, posts de redes sociais, e-mails, anúncios, etc, com base nos objetivos e persona a que se dirigem. Tendo sempre em conta que toda a informação precisa de ser validada, refinada, complementada e adaptada à realidade em causa – de forma a termos os tão desejados conteúdos pertinentes, úteis, fidedignos e envolventes para a nossa audiência. Por isso mesmo, não invalida que se continue a pesquisar em fontes que consideramos credíveis e aprender/alargar horizontes com elas.
SEO
Sugestão de palavras-chave populares dentro de determinado tópico, dicas de otimização dos conteúdos para os motores de pesquisa e geração automática de meta descrições e de títulos otimizados de acordo com as instruções dadas. Mais uma vez, entenda as respostas como base para o seu trabalho e não como verdade absoluta!
Análise de Sentimentos
Identificação automática de palavras e frases positivas/negativas nos comentários e nas avaliações dos clientes para aferir o seu grau de satisfação e agir em tempo útil.
Geração de Leads
Interação inteligente e contextualizada com os visitantes do site e recolha de informações de contacto que podem ser usadas para fins de marketing, da nutrição à venda e fidelização.
Personalização
Adaptação às preferências dos clientes tendo em conta o seu comportamento anterior e histórico, sugestão de conteúdos relevantes com base nas suas necessidades e interesses, e recomendação de produtos e serviços a partir das suas perguntas. Tudo isto ajuda a oferecer uma experiência mais personalizada e a aumentar a probabilidade de conversão.
Análise de Dados
Recolha de dados não estruturados sobre as interações do utilizador, descoberta de padrões e tendências, e obtenção de insights valiosos para orientar e otimizar as campanhas de marketing.
Em conclusão, se potenciado corretamente, o ChatGPT é uma ferramenta aceleradora e facilitadora na área do Marketing Digital, ajudando as empresas a direcionarem melhor os seus esforços, a serem mais produtivas e eficientes, e a aproveitarem todo o poder da IA para terem um foco efetivo na resposta aos desafios dos seus atuais e potenciais clientes. O ChatGPT é assim mais um recurso auxiliar que pode e deve coexistir com outros.