Qual a importância do Clipping?
Se desconhece o termo, não é de estranhar. O clipping ou a importância do clipping nunca teve muita expressão em Portugal e está ainda “reservado” a multinacionais que trazem o processo de outros mercados e que contam com equipas de comunicação mais robustas. Apesar disso, não se deixe enganar. É perfeitamente acessível e extremamente recomendado, até para as startups com o cinto mais apertado. Vamos ver o que é e porque a sua empresa deve começar a fazer o clipping.
O que é o clipping e qual a sua importância?
Em poucas palavras, o clipping é um relatório das publicações nos media – imprensa, digital, televisão, rádio. É uma função da assessoria de imprensa, que monitoriza, analisa e faz o arquivo de publicações, artigos de opinião, entrevistas ou quaisquer menções de earned media (isto é, não pagas).
O clipping ganhou este nome porque, antes dos meios digitais, os assessores de imprensa faziam o processo manualmente: cortavam (clipping) os artigos dos jornais e reuniam-nos num dossier de imprensa. Um “copy paste” à antiga.
Para além do artigo ou referência em particular, normalmente o dossier também inclui outros dados que ajudam a contextualizar. Podem variar de empresa para empresa, mas tradicionalmente consiste em:
- Data
- Nome da revista, website, programa, etc.
- Audiência estimada (tiragem ou visitas mensais, por exemplo)
- Tipo de suporte (digital, imprensa, televisão, por exemplo)
- Tema(s) abordado(s)
- Sentimento (positivo, negativo ou neutro);
- Custo da publicação, caso seja um espaço pago.
Qual a importância do clipping? Damos-lhe 5 razões:
Neste momento, já consegue perceber a alguma da importância do clipping e que este é um processo manual e, em função do número de mercados em que a sua empresa está presente ou o volume de contactos com os media, relativamente moroso. Se não pode ser automatizado e implica ocupar recursos, será que realmente justifica esse investimento?
Medir os resultados das Relações Públicas
Todas as áreas em que despendemos tempo e recursos devem ser monitorizadas e as Relações Públicas não são exceção. O clipping é o resultado do trabalho das Relações Públicas (RP): dos seus comunicados de imprensa, dos eventos que organizam, da divulgação que molda a imagem pública da marca ou empresa e das relações que estabeleceu com os meios ao longo do tempo. Por isso, quer tenha um departamento interno de comunicação, quer faça o outsourcing de assessoria de imprensa, o clipping é o relatório que permite medir o desempenho da sua equipa.
Apurar a estratégia de comunicação
Para além de poder avaliar o trabalho de RP em particular, monitorizar as menções na imprensa permite ter uma visão mais completa dos resultados de Marketing em geral. Alguma vez notou um pico de visitas no website ou uma quantidade anormal de leads, ou de followers, por exemplo, sem saber o que esteve na origem desse resultado? Com o clipping, é possível identificar a origem. Assim, passa a conhecer as publicações e os influenciadores de decisão que trazem melhores resultados. Mais tarde, se precisar de investir em placements pagos, ou se quiser fazer uma parceria com meios de comunicação, tem números concretos para tomar uma decisão.
Conhecer a perceção pública da marca
Todas as empresas ou marcas procuram ter um determinado posicionamento para criar diferenciação e apelar à audiência certa. Mas como pode ter a certeza que a sua imagem e reputação estão alinhadas com os objetivos da empresa sem acompanhar todas as potenciais publicações? Se quer que a sua empresa de software seja conhecida pelo excelente apoio ao cliente, por exemplo, tem de monitorizar as avaliações em sites como o Capterra ou em artigos de meios como a Exame Informática.
Gerar credibilidade e confiança
Não é por acaso que quase todas as Tecnológicas usam os logos dos jornais, revistas ou websites que falaram sobre o seu produto ou serviço. É uma maneira de gerar credibilidade, autoridade e confiança de forma quase imediata, tanto junto de potenciais clientes como de investidores. Isto porque, na mente das pessoas, e mesmo sem lerem o que foi dito, a marca acaba por beber um pouco da reputação do meio em que foi publicada. Por isso, se fizer o clipping, consegue destacar essas publicações no seu website e material de comunicação. Além disso, consegue escolher as que estão mais alinhadas com a imagem que quer transmitir.
Na OUTMarketing reconhecemos a importância do clipping há muitos anos e faz parte do nosso serviço de Assessoria de Imprensa especializada em Tecnológicas. É possível uma empresa ter uma cobertura espontânea nos media sem um esforço de assessoria. No entanto, os melhores resultados nascem de uma estratégia integrada de Marketing e RP com um ou vários especialistas dedicados, e pode ver esses resultados na evolução do seu clipping. Por isso, convidamo-lo a conhecer melhor o nosso serviço de Assessoria de Imprensa.