
Qual a importância do Clipping?
Se desconhece o termo, não é de estranhar. A palavra clipping não é muito difundida, mas o conceito é simples: em poucas palavras, o clipping representa a cobertura da empresa nos media, ou seja, as notícias em que ela é referenciada – tanto impressas, como digitais, na televisão ou na rádio. Como responsabilidade da assessoria de imprensa, inclui a pesquisa/monitorização, análise/avaliação e partilha das publicações, artigos de opinião, entrevistas ou quaisquer menções de earned media (isto é, não pagas). Normalmente são enviadas por email à empresa assim que saem e inseridas num relatório periódico.
O clipping ganhou este nome porque há muitos anos atrás o processo era feito manualmente: cortava-se (clipping) os artigos e reuniam-se num dossier de imprensa. Um “copy/paste” à antiga.
Para além da própria notícia, normalmente o clipping também inclui outros dados que ajudam a contextualizar e a medir o seu valor. Podem variar de empresa para empresa, mas tradicionalmente consiste em:
- Data
- Nome da revista, website, programa, etc.
- Audiência estimada (tiragem ou visitas mensais, por exemplo)
- Tipo de suporte (digital, imprensa, televisão, por exemplo)
- Frequência do media
- Sentimento (positivo, negativo ou neutro);
- Media value (estima o custo do espaço ocupado pela notícia – sendo que não é pago e a credibilidade é superior – e depende do seu tamanho, formato e meio onde foi publicado).
Qual a importância do clipping? Damos-lhe 4 razões:
Medir os resultados da Assessoria de Imprensa
Todas as áreas em que despendemos tempo e recursos devem ser monitorizadas e a Assessoria de Imprensa não é exceção. O clipping reflete os resultados do seu trabalho: das diferentes divulgações que moldam a imagem pública e a credibilidade da marca, e das relações que estabelece com os media ao longo do tempo. Por isso, quer tenha um departamento interno de comunicação, quer faça o outsourcing, o clipping é o que permite medir o retorno e o desempenho da equipa.
Apurar a estratégia de comunicação
Para além de avaliar a Assessoria de Imprensa em particular, monitorizar as menções na imprensa permite ter uma visão mais completa dos resultados de Marketing em geral. Muitas vezes as notícias publicadas nos media geram um pico de visitas ao website, uma quantidade atípica de novos leads, ou de followers nas redes sociais, por exemplo. Com o clipping, é possível identificar tudo isto com precisão. Mais tarde, se precisar de investir em placements pagos, ou se quiser fazer uma parceria com meios de comunicação, tem números concretos para tomar uma decisão.
Conhecer a perceção pública da marca, da concorrência e do mercado
Todas as empresas procuram ter um determinado posicionamento para criar diferenciação e impactar a audiência certa. Mas como pode ter a certeza que a sua imagem e reputação estão alinhadas com os objetivos da empresa sem acompanhar e avaliar com dados concretos todas as publicações? Por outro lado, o clipping pode ir bem mais além do que a sua empresa. Também pode receber informação detalhada sobre as notícias que saem nos media sobre determinados concorrentes, setores ou áreas de mercado. A informação é um dos ativos mais importantes e está ao seu alcance com o serviço de clipping.
Gerar credibilidade e confiança
As notícias publicadas nos media reforçam a notoriedade, reputação, autoridade e confiança tanto junto de clientes/potenciais clientes como de investidores e potenciais colaboradores, além do sentimento de orgulho junto da equipa. Com um serviço de clipping, nenhuma lhe escapa, tem acesso logo que é publicada e pode também dar destaque no website, redes sociais e outros canais de comunicação.
Na OUTMarketing reconhecemos a importância do clipping pelo que faz parte integrante da Assessoria de Imprensa através de um fornecedor especializado. Conte connosco!