sabe o que é o social selling?

Sabe o que é o Social Selling?

De acordo com as melhores práticas partilhadas pelo LinkedIn, Social Selling é o recurso às redes sociais para encontrar os prospects certos, criar relações de confiança e atingir os objetivos de vendas da sua empresa. Esta técnica permite gerar mais leads e prospects através de um contacto muito personalizado, diminuindo a necessidade da «cold call».

Está ultrapassada a noção de que as redes sociais não servem para vender. Hoje, com recurso ao social selling, potenciais clientes estão à distância de um dedo. Tudo passa pela construção e fortalecimento de relações próximas win-win. É isso que está na base do social selling. Deve começar por encontrar as pessoas que lhe interessam (em que redes sociais estão e onde são mais ativas?), “ouvi-las”, interagir acrescentando valor, e amplificar a relação com o tempo.

Social selling vai ter cada vez mais importância

A importância do social selling é tanta que já não se trata de uma opção para as empresas de TI. É algo obrigatório e cuja importância vai aumentar ainda mais no futuro. O social selling é uma estratégia poderosa, de pessoa para pessoa ou de empresa para pessoa, que ajuda a estabelecer credibilidade, bem como a reter e atrair talento e, claro…. a reter e atrair clientes.

As redes sociais já consomem cerca de um terço de todo o tempo que passamos online e chegam a mais de 75 por cento de todos os utilizadores da Internet. Se já está a criar envolvimento com o seu target a algum nível através das redes sociais, então já está a fazer social selling.

Os 4 pilares do social selling

1. Criar uma marca profissional

Atualmente, os compradores B2B são muito seletivos, sobretudo na área das TI, e apenas trabalham com comerciais em quem confiam. Seja útil e posicione-se como problem-solver! Seja um participante ativo e uma mais-valia no seu mercado. Construa uma “marca forte”. Isso leva a mais interpelações dos seus prospects e a mais respostas às suas comunicações.

2. Foco nos prospects que valem a pena

O social selling permite encontrar e criar ligações com os seus prospects e a manter uma comunicação contínua com os seus atuais clientes, potenciando a sua satisfação e recompra. Mais de 75 por cento das pessoas revela à vontade para iniciar e manter uma conversação numa rede social.

3. Criar envolvimento com os temas

Posicionar-se como um especialista em determinadas matérias, sobretudo na área das TI, ao partilhar conteúdo relevante para determinada indústria, comentar notícias e criar uma marca profissional é essencial. Mais de 60 por cento dos compradores B2B respondem a comerciais que apresentam temas e oportunidades relevantes.

4. Crie relações de confiança

Criar confiança com os seus prospects ao partilhar os seus pontos de vista, estar disponível para resolver problemas e questões, e proporcionar informação relevante é muito importante. Tenha conversações genuínas e foque-se nas necessidades dos prospects em primeiro lugar.

Simples, não é? Basta não se impor, mas sim acrescentar valor para as pessoas com quem interage.

Saiba mais sobre Social Selling para empresas de TI. Contacte-nos!


Fonte: LinkedIn Sales Solutions


 

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