Social Media Tips que ainda pode implementar na sua empresa de TI antes de 2021
Os Social Media managers não têm um momento de descanso, ou então deviam ter, mas não têm. A evolução no panorama das social media é constante e não dá tréguas, mas poucos eventos precipitaram tantas mudanças na forma como publicamos nas redes como a pandemia – e as empresas de Tecnologias de Informação não foram a exceção. Agora, é normal ver conteúdos low-tech mas mais high concept.
Vamos ver que outras tendências existem nas redes sociais e dicas práticas para acompanhar a evolução na empresa Tecnológica.
Nas Social Media menos é mais
Com os efeitos do COVID-19 a proliferar, muitas marcas sentiram que as suas publicações nas redes sociais não era bem-vindas. Não era a altura certa para mensagens com teor comercial. O momento pedia menos publicações, mas com propósito, como partilhar positividade.
Alguns peritos em social media, como Brian Peters (Buffer) e Kelly Hendrickson (Hubspot), acham que esta tendência tem pernas para andar. “A minha expectativa é que as marcas sejam mais cuidadosas com as suas publicações.” Diz Hendrickson. “Isto até pode querer dizer menos publicações – apesar dos algoritmos – porque é o melhor que podemos fazer”.
Consistência nas Social Media: uma das chaves do sucesso
Publicar regularmente não irá contra a dica anterior de publicar menos? Não necessariamente. Ser consistente prende-se com o dia e a hora e não necessariamente com a frequência. Como pode imaginar, publicar desenfreadamente uma semana e não dar notícias na seguinte deixa os seus seguidores à nora e arrisca-se a perdê-los.
Habituá-los a uma “programação” regular é a melhor forma de os reter, porque saberão com que contar. Mantenha um plano de conteúdo consistente ao longo do tempo, porque assim não frustra as expectativas com que ficaram quando começaram a seguir.
Uma última nota sobre a consistência. A sua empresa terá de pesar o seguinte trade off: os algoritmos parecem favorecer os perfis com publicações regulares, o que ajuda a manter a marca na mira dos seus seguidores. Por outro lado, sabemos que um post que gera muita interação consegue obter mais alcance mesmo que a frequência de publicações do perfil seja relativamente baixa. Por aqui, achamos que o importante é auscultar a sua audiência e perceber o que gera mais interação e retém seguidores.
Aposte nas colaborações
Quem trabalha diariamente nas redes sociais sabe que é cada vez mais difícil chegar a um público mais amplo. Uma excelente forma de dar a volta ao algoritmo é unir forças com uma marca ou organização que se dirige a um público semelhante. Ganha “pontos extra” se colaborar por uma causa social ou ambiental.
Algumas das atividades que se prestam bem a parcerias:
- Sessões de perguntas e respostas em direto com a audiência de ambos
- Webinars e sessões “How to” em conjunto
- Concursos e giveaways
- Takeovers (permitir que o parceiro tome conta, literalmente, do seu perfil)
Considere novas plataformas de Social Media
Está a par do que se passa no mundo das redes sociais? Se há anos que não olha para outras plataformas, avalie plataformas emergentes como o TikTok ou o Twitch. O TikTok pode ser especialmente interessante para as empresas de tecnologia que procuram captar talento da geração Z.
O mesmo pode ser dito do Twitch. Embora tenha começado como uma plataforma de streaming de jogos, agora está a expandir para outros tipos de eventos live. Tem bastante reconhecimento nas faixas etárias mais jovens e mais de 60% da sua audiência tem uma idade inferior a 34 anos.
Se estas plataformas lhe parecem complexas, porque não aproveitar a nossa dica anterior e dar o pontapé de saída com um parceiro que conheça as plataformas e já tenha uma audiência?
Acima de tudo, lembre-se de estudar onde estão as suas personas e qual a melhor forma de chegar até elas. Se, por exemplo, o seu cliente ideal faz parte da Geração Z e os quer chamar a trabalhar na sua empresa de Tecnologia, sim os exemplos acima podem fazer sentido. Mas se o seu cliente ideal são empresas B2B ou da administração pública, procure saber onde eles estão e como pode despertar o seu interesse.
Abandone uma plataforma
Também recomendamos fazer o oposto da dica anterior. Avalie se as redes sociais que mantém fazem mesmo sentido. Tem repercussões reais? Geram visitas? São usadas pelo seu público para comunicar? Ou são só sugadores de tempo? No início do boom das redes sociais, nenhuma empresa sabia muito bem qual delas ia vingar. Então optaram por ir para todas.
Se publica regularmente numa plataforma que não funciona ou se tem uma presença fraca, não tenha medo de fechar o perfil e concentrar os seus esforços nas redes que trazem realmente resultados e que consegue manter ativas.
Esteja em direto
Em 2020, muitas empresas foram forçadas a transformar os seus eventos offline em virtuais – na sua empresa também já aderiram aos webinares e vídeos? Em 2021 ainda há muita incerteza sobre quando será possível voltar à programação habitual com segurança, por isso muitas empresas e organizações continuam a planear eventos digitais de todo o tipo.
Mas os eventos digitais não precisam de ser conferências ou seminários altamente organizados. Bem pelo contrário, a qualquer momento uma marca pode fazer um live para Q&As, tutoriais, entrevistas, fazer lançamentos de produtos e outros tipos de conteúdo que mantêm os seguidores interessados.
Dê mais ênfase ao vídeo
Embora seja importante variar o tipo de conteúdo e deva publicar formatos tão variados como gifs, infográficos, user generated content, citações, o backstage, entre outros, uma das tendências incontornáveis dos últimos anos é o conteúdo em vídeo. Em 2021, o vídeo continua a ganhar terreno, mas agora com uns contornos ligeiramente diferentes.
Quando as empresas foram obrigadas a trabalhar remotamente, toda a produção de conteúdo ficou mais low tech, mas foi no vídeo que se notou bem a diferença. Habituámo-nos a ver entrevistas com recurso às câmaras de selfie ou câmaras dos portáteis, gravações feitas em telemóveis, com iluminação fraca e num estúdio doméstico improvisado.
Estranhamente, ou não, as pessoas responderam positivamente a este visual mais autêntico e orgânico. Pode ser uma tendência a continuar porque humaniza as marcas e cria uma sensação de proximidade com a audiência.
Como sempre, o melhor que pode fazer é tomar o pulso à sua audiência e perceber o que funciona melhor para eles. Conte com a OUTMarketing para implementar as dicas de Social Media.
Contacte-nos para saber o que podemos fazer pelas redes sociais da sua empresa.