
Tendências de Marketing Digital para 2023
O que nos reservará este ano em termos de tendências de Marketing Digital? Ninguém sabe com 100% de certeza como será o futuro, mas os especialistas na área têm uma palavra a dizer sobre algumas das possibilidades.
O futuro do Marketing será mais diversificado, inclusivo, e conectado às reais necessidades e preocupações dos clientes. A tecnologia continuará a desempenhar um papel crítico na otimização e aceleração do trabalho, a par com uma cada vez mais importante e valorizada responsabilidade social, humanização e personalização das interações. Ou seja, há que aproveitar o melhor da tecnologia e dos dados existentes para que o foco esteja nas pessoas.
Com base nesta premissa, destacamos algumas tendências de Marketing Digital para 2023:
1. Excelente experiência do cliente
Estamos a assistir a uma grande mudança em relação ao que é realmente o marketing. A prioridade passou a ser proporcionar experiências fantásticas que farão com que os potenciais clientes queiram iniciar uma relação com a sua empresa e os atuais clientes se mantenham fiéis e verdadeiros embaixadores da marca. Uma forte cultura empresarial e uma excelente experiência em qualquer interação com a empresa e em qualquer fase da jornada de compra representam a essência e a autenticidade do marketing, envolvendo toda a empresa e não um um único departamento.
Conhecer muito bem os desafios, problemas e interesses dos clientes, disponibilizar conteúdo valioso que os enderece, considerar o seu feedback para melhoria contínua, comunicar nos formatos e canais da sua preferência, ter um website que lhes proporcione uma ótima usabilidade em qualquer dispositivo, responder rápida e eficazmente às suas solicitações e adaptar continuamente o produto/serviço à evolução das suas necessidades são pontos fundamentais.
2. Personalização e o poder dos dados
A melhor forma de impactar alguém é fazendo essa pessoa sentir-se única e identificada com o propósito da empresa, com os seus valores e com a sua mensagem. Quando falamos de conteúdos, é despertar aquela sensação de que foram escritos com ela em mente, que tocam naquilo que mais lhe faz sentido e que a enriquecem de alguma maneira. Tudo isto cria uma importante ligação emocional.
A personalização é muito facilitada pelo poder dos dados existentes, com o data-driven marketing. Quer para viabilizar uma primeira abordagem contextual quer para nutrir uma relação quando já existe histórico. Os avanços na IA, combinados com insights recolhidos das mais diversas fontes tornam possível a híper segmentação de tudo. A automação também dá aqui uma preciosa ajuda, por exemplo com fluxos que encaminham para diferentes emails consoante critérios pré-definidos e que são divididos de acordo com as ações prévias e/ou perfil dos destinatários.
3. Marketing Conversacional
De acordo com Eric Santos, CEO do nosso parceiro RD Station, esta é a maior tendência para 2023. “Entendemos que, mesmo nas relações B2B, clientes e prospects exigem atualmente formas imediatas de contacto e querem um canal em tempo real para atendimento.” A principal ferramenta hoje em dia é o WhatsApp e é por isso que esta plataforma de automação de marketing tudo-em-um tem investido cada vez mais na integração entre ambos.
Resolver questões de forma rápida e eficaz é o que os clientes mais querem, mas nem sempre é fácil. O Marketing Conversacional trata disso mesmo, permitindo criar conversas automatizadas e humanizadas que geram e reforçam vínculos. De notar que esta é uma estratégia complementar, mais um canal a aproveitar tendo em vista as preferências dos clientes.

4. Vídeo-marketing
De acordo com o Semrush, a probabilidade de aparecer na primeira página de pesquisa é 53x maior com vídeos. Pode aproveitar todo o seu potencial para partilhar dicas, boas práticas, how-tos, experiências, testemunhos, vivências, perspetivas sobre assuntos da atualidade, respostas às principais perguntas pesquisadas no Google sobre o seu âmbito de atividade, etc – garantindo sempre que existe uma estratégia por trás e que estão alinhados com o que os clientes procuram/precisam.
Lembre-se que as pessoas são inundadas de estímulos a toda a hora e o seu tempo de atenção é cada vez mais limitado. Combine os seus conteúdos mais densos (igualmente muito valorizados) com conteúdos rápidos, simples e diretos para também ir ao encontro de quem os prefere.
Enquanto algumas tendências de Marketing Digital vão e vêm, os princípios básicos do sucesso mantêm-se: compreender e responder aos desafios e interesses dos clientes, agregando continuamente valor, capacitando-os para a tomada de decisões inteligentes, colocando cada vez mais a responsabilidade social no topo das prioridades, e agindo/evoluindo com base em dados e não em “achómetros”. Escusado será dizer que o marketing de conteúdo (humanizado e com o devido SEO) continuará a dominar o panorama do marketing digital durante muito tempo. É ele a base disto tudo, seja qual for o formato ou canal.