
Tudo sobre o Marketing Preditivo
Neste artigo vamos apresentar-lhe aquele que é chamado de Bola de Cristal de Marketing ou Marketing Preditivo. Bruxaria? Místico? Nada disso! Estamos sim a falar-lhe de usar Data Analytics para compreender, e até antecipar, comportamentos do consumidor da sua empresa de Tecnologia. Atrativo? É porque é mesmo!
É tema recorrente falarmos das vantagens que o Marketing Digital oferece ao analisar os resultados e possibilitar as melhorias na estratégia da sua empresa. E se além disso, também fosse possível prever o comportamento do consumidor? Não estamos a falar de nenhum tipo de truque, mas sim do Marketing Preditivo.
Num mundo onde os dados são um dos maiores ativos do mercado, torna-se fundamental saber usá-los de maneira inteligente, para assim criar soluções mais sensatas. A aplicação do Marketing Preditivo, permite prever as tendências do comportamento do seu visitante/consumidor, garantindo assim ações mais precisas e com melhores resultados.
O que é o Marketing Preditivo?
O termo pode ser ainda desconhecido, mas já há muitas empresas a tirarem proveito ao investirem nisso, vendo as suas conversões aumentarem em até 22,66%. Mas, se ainda não sabe ao certo qual é a sua definição, vamos já explicar.
O Marketing Preditivo apoia-se no Big Data para desenvolver comportamentos futuros dos consumidores de forma precisa e correta. Em suma, é trabalhar com os algoritmos e outras técnicas de machine learning para prever ações de marketing que vão ser realizadas.
E porque é tão importante?
Talvez esteja a pensar que esta é mais uma daquelas tendências do mundo do Marketing que desaparece depois, com a mesma velocidade que surge. Podemos garantir que não! Como dissemos, o Marketing Preditivo permite que a sua equipa tenha a capacidade de prever as tendências futuras de comportamento com precisão.
A todo o momento, as pessoas estão a interagir e consequentemente, a gerar dados importantes para o seu negócio. Os seus interesses, preferências, os produtos que procuram e as soluções que necessitam, acabam por formar um perfil de comportamento de compra. As empresas grandes já sabem disso. De acordo com o Predictive Intelligence Benchmark Report, durante 36 meses, com o apoio da análise preditiva, as empresas analisadas viram que as recomendações apresentadas tiveram uma taxa de 26,34% em influência no total dos pedidos. Além disso, observou-se um aumento de 11,47% para 34,71% nessa influência no final dos 36 meses. Se os dados recolhidos em 2013 e 2014 já revelavam a sua importância, com o avanço da Tecnologia, o Marketing Preditivo vai continuar a crescer.
Prevê-se que a análise preditiva irá crescer em 2021, com gastos globais de análise preditiva estimados em US $ 35,45 bilhões em 2027. O seu uso reflete-se no uso de dados e ferramentas de análise preditiva como seja a Taxa de Churn, taxa de conversão e lifetime value.
Como usá-lo na sua empresa?
Se já há a possibilidade de recolher uma grande quantidade de dados, analisar e usá-los em favor das suas Vendas, então porque desperdiçar mais este recurso? Com o Marketing Preditivo, terá os dados ao seu favor para planear, criar e executar as ações, em diferentes canais, com maior possibilidade de sucesso, com base no comportamento prévio do seu público, inclusive de acordo com os movimentos sazonais. Veja quais são os pontos da sua estratégia digital nos quais o Marketing Preditivo pode ser usado:
Web: invista num website dinâmico que altera de acordo com o clique do utilizador. A partir da recolha de dados, é possível oferecer recomendações em tempo real e aumentar as possibilidades de conversões.
Social Media: Aqui o Marketing Preditivo é tão conhecido como: procurar ou falar sobre um produto, ou serviço, e depois este aparecer-nos nas Redes Sociais. Acima de tudo é usar o algoritmo das redes sociais e o seu website, para prever quais os produtos ou serviços mais prováveis de serem adquiridos. Em alternativa também podem ser uma grande ajuda a prever quais as melhores horas para publicar organicamente, através da análise de antigas publicações.
Email: o email marketing é um recurso que gera excelentes resultados. Com o Marketing Preditivo, pode criar ações de envios de mensagens personalizadas de acordo com as ações dos utilizadores.
Acha que acaba aqui…não! Temos mais dicas!
SEO: a otimização ganha nova roupagem com o Marketing Preditivo, antecipando tendências e as possíveis dores dos seus visitantes, leads e possíveis Clientes. Ao usar o Tráfego do seu website, bem como Search Ranking, pode determinar se irá perder tráfego, ou ter um pico de visitas e, assim, antecipar o comportamento dos seus utilizadores, dando-lhe em cada momento o que precisam
Lead Scoring: Está farto de receber leads que convertem, mas depois não correspondem com o seu ICP e Persona? Através de ferramentas como o RD Station, pode definir à priori as suas personas, definir o Lead Scoring respetivo e assim, irá receber notificação das leads que correspondem efetivamente ao que foi definido – contribuindo para uma boa relação com as Vendas.
Publicidade: o trabalho de Paid Media ganha ainda mais força com o uso de segmentações mais inteligentes, seja por questões demográficas ou interesses, com a capacidade de prever o interesse de compra.
Análises: com uma maior quantidade de dados e de qualidade, aumenta também a precisão das análises. Com o Marketing Preditivo, consegue acompanhar o que está a funcionar e o que não tem êxito em cada campanha, mas de forma individual e para cada utilizador ativo. Com estas informações, é possível realizar ações mais eficazes e garantir melhores resultados.
Conclusão
Apesar de gigantes da tecnologia como a Amazon já utilizarem do Marketing Preditivo, ainda há muitas empresas em que este tema uma novidade. É importante ressaltar que para ter a possibilidade de aplicá-lo, é imprescindível a utilização de uma ferramenta de automação de Marketing e dominar o seu uso para viabilizar tais estudos, análises e previsões.
Artigo escrito originalmente a 1 de outubro de 2018 e atualizado a 13 de setembro de 2021