Marketing Preditivo

Tudo sobre o Marketing Preditivo

É tema recorrente falarmos  das vantagens que o Marketing Digital oferece ao  analisar os resultados e possibilitar as melhorias na  estratégia da sua empresa. E se além disso, também fosse possível prever o comportamento do consumidor? Não estamos a falar de nenhum tipo de truque ou algum um segredo que aplicamos, mas sim do Marketing Preditivo.

Num mundo onde os dados são  um dos maiores ativos do mercado, torna-se fundamental saber usá-los de maneira inteligente, para assim criar soluções cada vez mais sensatas na sua estratégia. A aplicação do Marketing Preditivo, permite prever as tendências do comportamento do seu visitante/consumidor, garantindo assim ações mais precisas e com melhores resultados.

O que é o Marketing Preditivo?

O termo pode ser ainda desconhecido, mas já há muitas empresas a tirarem proveito ao investirem nisso, vendo  as suas conversões aumentarem em até 22,66%. Mas, se ainda não sabe ao certo qual é a sua definição, vamos já explicar.

O Marketing Preditivo apoia-se no Big Data para desenvolver comportamentos futuros dos consumidores de forma precisa e correta. Em suma, é trabalhar com os dados, algoritmos e outras técnicas de machine learning para prever situações que vão ser realizadas, seja no seu website, ecommerce ou qualquer outro canal.

E porque é tão importante?

Talvez esteja a pensar: mas, será que esta não é só mais uma daquelas tendências do mundo do Marketing que depois desaparecem com a mesma velocidade que surge? Podemos garantir que não! Como dissemos, o Marketing Preditivo permite que a sua equipa tenha a capacidade de prever as tendências futuras de comportamento com precisão, e isso, é algo que todas as empresas de tecnologia desejam.

A todo o momento, as pessoas estão a interagir e consequentemente, a gerar dados importantes para o seu negócio. Os seus interesses, preferências, os produtos que procuram e as soluções que necessitam, acabam por formar um perfil de comportamento de compra e as grandes empresas já sabem disso. De acordo com o Predictive Intelligence Benchmark Report, durante 36 meses, com o apoio da análise preditiva, as empresas analisadas viram que as recomendações apresentadas tiveram uma taxa de 26,34% em influência no total dos pedidos. Além disso, observou-se um aumento de 11,47% para 34,71% nessa influência no final dos 36 meses. Se os dados recolhidos em 2013 e 2014 já revelavam a importância da previsibilidade, com o avanço do tratamento dos dados, o Marketing Preditivo torna-se de grande relevância em 2018/2019.

Como usá-lo na sua empresa?

Se já há a possibilidade de recolher uma grande quantidade de dados, analisar e usá-los em favor das suas Vendas, então porque desperdiçar mais este recurso? Com o Marketing Preditivo, terá os dados ao seu favor para planear, criar e executar as ações, em diferentes canais, com maior possibilidade de sucesso, com base no comportamento prévio do seu público, inclusive de acordo com os movimentos sazonais. Veja quais são os pontos da sua estratégia digital nos quais o Marketing Preditivo pode ser usado:

  • Web: invista num website dinâmico que altera de acordo com o clique do utilizador. A partir da recolha de dados, é possível oferecer recomendações em tempo real e aumentar as possibilidades de conversões.

 

  • Email: o email marketing é um recurso que gera excelentes resultados. Com o Marketing Preditivo, pode criar ações de envios de mensagens personalizadas de acordo com as ações dos utilizadores.

 

  • SEO: a otimização ganha nova roupagem com o Marketing Preditivo, antecipando tendências e as possíveis dores dos seus visitantes, leads e possíveis Clientes.
  • Publicidade: o trabalho de Paid Media ganha ainda mais força com o uso de segmentações mais inteligentes, seja por questões demográficas ou interesses, com a capacidade de prever o interesse de compra.
  • Análises: com uma maior quantidade de dados e de qualidade, aumenta também a precisão das análises. Com o Marketing Preditivo, consegue acompanhar o que está a funcionar e o que não tem êxito em cada campanha, mas de forma individual e para cada utilizador ativo. Com estas informações, é possível realizar ações mais eficazes e garantir melhores resultados.

Apesar de gigantes da tecnologia como a Amazon já utilizarem do Marketing Preditivo, ainda há muitas empresas em que este tema uma novidade . É importante ressaltar que para ter a possibilidade de aplicá-lo, é imprescindível  a utilização de uma ferramenta de automação de Marketing e dominar o seu uso para viabilizar tais estudos, análises e previsões.

Quer saber como pode usar o Marketing Preditivo na sua empresa de TI? Contacte-nos para que juntos possamos ver como a OUTMarketing o pode ajudar.

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