
Tudo sobre o Marketing Preditivo
Neste artigo vamos apresentar-lhe aquele que é chamado de Bola de Cristal de Marketing ou Marketing Preditivo. Bruxaria? Místico? Nada disso! Estamos sim a falar-lhe de usar Data Analytics para compreender, e até antecipar, comportamentos do cliente.
É tema recorrente falarmos das vantagens que o Marketing Digital oferece ao permitir analisar os resultados obtidos e implementar rapidamente as melhorias necessárias. E se além disso também fosse possível prever o futuro? Não estamos a falar de nenhum tipo de truque, mas sim do Marketing Preditivo.
Num mundo onde os dados são um dos maiores ativos, torna-se fundamental saber usá-los de maneira inteligente.
A todo o momento, as pessoas estão a interagir e consequentemente, a gerar dados super importantes e valiosos. Os seus interesses, preferências, os produtos que procuram e as soluções que necessitam acabam por formar um perfil de comportamento de compra. De acordo com o Predictive Intelligence Benchmark Report, durante 36 meses, com o apoio da análise preditiva, as empresas analisadas viram que as recomendações apresentadas tiveram uma taxa de 26,34% em influência no total dos pedidos. Além disso, observou-se um aumento de 11,47% para 34,71% nessa influência no final dos 36 meses.
Como usá-lo na sua empresa?
Se já há a possibilidade de recolher uma grande quantidade de dados, analisar e usá-los em favor das suas Vendas, então porque desperdiçar mais este recurso? Com o Marketing Preditivo, terá os dados ao seu favor para planear, criar e executar as ações, em diferentes canais, com maior possibilidade de sucesso, com base no comportamento prévio do seu público, inclusive de acordo com os movimentos sazonais. Veja quais são os pontos da sua estratégia digital nos quais o Marketing Preditivo pode ser usado:
Web: invista num website dinâmico que altera de acordo com o clique do utilizador. A partir da recolha de dados, é possível oferecer recomendações em tempo real e aumentar as possibilidades de conversões.
Social Media: Aqui o Marketing Preditivo é tão conhecido como: procurar ou falar sobre um produto, ou serviço, e depois este aparecer nas Redes Sociais. Acima de tudo é usar o algoritmo das redes sociais e o seu website, para prever quais os produtos ou serviços mais prováveis de serem adquiridos. Em alternativa também podem ser uma grande ajuda a prever quais as melhores horas para publicar organicamente, através da análise de antigas publicações.
Email: o email marketing é um recurso que gera excelentes resultados. Com o Marketing Preditivo, pode criar ações de envios de mensagens personalizadas de acordo com as ações dos utilizadores.
Acha que acaba aqui…não! Temos mais dicas!
SEO: a otimização ganha nova roupagem com o Marketing Preditivo, antecipando tendências e as possíveis dores dos seus visitantes. Ao usar o Tráfego do seu website, bem como Search Ranking, pode determinar se irá perder tráfego, ou ter um pico de visitas e, assim, antecipar o comportamento dos seus utilizadores, dando-lhe em cada momento o que precisam
Lead Scoring: Está farto de receber leads que convertem, mas depois não correspondem com o seu ICP e Persona? Através de ferramentas como o RD Station, pode definir à priori as suas personas, definir o Lead Scoring respetivo e assim, irá receber notificação das leads que correspondem efetivamente ao que foi definido – contribuindo para uma boa relação com as Vendas.
Publicidade: o trabalho de Paid Media ganha ainda mais força com o uso de segmentações mais inteligentes, seja por questões demográficas ou interesses, com a capacidade de prever o interesse de compra.
Análises: com uma maior quantidade de dados e de qualidade, aumenta também a precisão das análises. Com o Marketing Preditivo, consegue acompanhar o que está a funcionar e o que não tem êxito em cada campanha, mas de forma individual e para cada utilizador ativo. Com estas informações, é possível realizar ações mais eficazes e garantir melhores resultados.
Conclusão
Apesar de gigantes da tecnologia como a Amazon já utilizarem do Marketing Preditivo, ainda há muitas empresas em que este tema uma novidade. É importante ressaltar que para ter a possibilidade de aplicá-lo, é imprescindível a utilização de uma ferramenta de automação de Marketing e dominar o seu uso para viabilizar tais estudos, análises e previsões.
Artigo escrito originalmente a 1 de outubro de 2018 e atualizado a 13 de setembro de 2021