A importância dos webinars no Inbound Marketing
Uma das principais mudanças que se tem verificado no comportamento do consumidor digital é o tempo que este passa a consumir conteúdos de vídeo. Os números não mentem: o YouTube já atingiu mil milhões de horas diárias e prevê-se que, este ano, 74% de todo o tráfego de internet seja de vídeo. Impressionante, não? Numa era em que estamos permanentemente conectados nos nossos smartphones, o vídeo tornou-se num poderoso formato de comunicação, permitindo às empresas interagirem com o público-alvo nos momentos certos e de forma interativa. Os webinars, enquanto ferramenta que se baseia em vídeo, têm vindo a ganhar espaço nos investimentos de marketing digital e inbound marketing das empresas de TI, devido às suas características específicas e bons resultados que trazem.
O que são webinars?
Webinars são eventos online que recorrem ao suporte de vídeo e que são apresentados por um ou mais especialistas em determinado assunto.
Os formatos e as durações variam, dependendo do objectivo a ser alcançado. Podem ser feitos em várias plataformas e ter diversos objectivos como aumentar a credibilidade da marca, promover uma solução ou partilhar conhecimento sobre determinada temática.
Os webinars têm todos uma característica em comum: são feitos através de uma transmissão ao vivo, o que os torna num formato interativo e limitado no tempo. No entanto têm a vantagem de poderem ser gravados, ficando como material de conversão para o futuro (continuará a ser necessário preencher um formulário para assistir).
Os webinars na metodologia do Inbound Marketing
Ao ajudarem a converter visitantes em leads numa Landing Page, os webinars são uma excelente ferramenta para a metodologia de Inbound Marketing.
A peça-chave dos webinars são as Landing Pages, a partir da qual se obtêm as inscrições. A anatomia de uma boa Landing Page deve ser composta por um bom design/conteúdo e um formulário com um CTA (Call-to-action) que motive a ação.
Quanto maior for o valor percecionado pelo conteúdo que irá apresentar no webinar, maior a probabilidade de conversão. Coloque-se no lugar de quem vai assistir: Quais são os constrangimentos que ele tem? De que forma o pode ajudar?
Outro ponto a ter em conta é a quantidade de dados pedidos no formulário. Deve solicitar apenas os que forem essenciais, para não ser intrusivo e fazer com que o visitante desista.
Vantagens dos webinars
– Versatilidade: os webinars são uma ferramenta que pode ser utilizada nas várias fases do funil de marketing, seja na captação de leads como na nutrição de leads
– Interatividade: pelo facto de ser transmitido ao vivo, os webinar proporcionam um momento único de envolvimento com a audiência
– Alcance geográfico: uma vez que não há limites geográficos a quem pode apresentar os conteúdos, pode ter uma audiência bastante ampla a nível nacional e internacional
– Participantes ilimitados: desde que tenha uma boa ligação à internet e promova um conteúdo de qualidade, pode ter quantos participantes quiser. No entanto, aconselhamos que segmente sempre o público-alvo dos seus webinars
– Custos: existem diversas plataformas que permitem criar gratuitamente um webinar, e mesmo as ferramentas pagas, com funções mais avançadas, têm valores acessíveis
– Conteúdo reutilizável: os webinars irão transformar-se em videos que poderá disponibilizar no seu website e promover nos outros canais de comunicação digitais.
Quando criados de forma estratégica, os webinars têm características específicas que permitem obter bons resultados. Se a sua empresa de TI já tem uma estratégia de marketing digital, considere incluir os webinars no seu calendário de iniciativas. Pense nos conteúdos que pode adaptar a este formato, de acordo com as buyer personas e a sua jornada de compra ao longo do funil de marketing.