A importância dos webinars no Inbound Marketing

Uma das principais mudanças que se tem verificado no comportamento do consumidor digital é o tempo que este passa a consumir conteúdos de vídeo. Os números não mentem: o YouTube já atingiu mil milhões de horas diárias e prevê-se que, este ano, 74% de todo o tráfego de internet seja de vídeo. Impressionante, não?

Numa era em que estamos permanentemente conectados nos nossos smartphones, o vídeo tornou-se num poderoso formato de comunicação, permitindo às empresas interagirem com o público-alvo nos momentos certos e de forma interativa. Os webinars, enquanto ferramenta que se baseia em vídeo, têm vindo a ganhar espaço nos investimentos de marketing digital e inbound marketing das empresas de TI, devido às suas características específicas e bons resultados que trazem.

O que são webinars?

Webinars são eventos / conferências / palestras, que recorrem ao suporte de vídeo e que são apresentados por um ou mais especialistas em determinado assunto.

Os formatos e as durações variam, dependendo do objectivo a ser alcançado. Podem ser feitos via YouTube, Skype ou Facebook, por exemplo, e ter diversos objectivos como aumentar a notoriedade da marca, promover uma solução ou tornar a empresa expert num tema.

Os webinars têm todos uma característica em comum: são feitos através de uma transmissão ao vivo, o que o torna num formato interativo e limitado no tempo.

Os webinars na metodologia do Inbound Marketing

Ao ajudarem a converter visitantes em leads numa Landing Page, os webinars são uma excelente ferramenta para a metodologia de Inbound Marketing.

A peça-chave dos webinars são as Landing Pages, a partir da qual se obtêm as inscrições. A anatomia de uma boa Landing Page deve ser composta por um bom design/conteúdo e um formulário com um CTA (Call-to-action) que motive a ação.

Quanto maior for o valor percecionado pelo conteúdo que irá apresentar no webinar, maior a probabilidade de conversão. Coloque-se no lugar de quem vai assistir: Quais são os constrangimentos que ele tem? De que forma o pode ajudar?

Outro ponto a ter em conta é a quantidade de dados pedidos no formulário. Deve solicitar apenas os que forem essenciais, para não ser intrusivo e fazer com que o visitante desista.

Vantagens dos webinars

– Versatilidade: os webinars são uma ferramenta que pode ser utilizada nas várias fases do funil de marketing, seja na captação de leads como na nutrição de leads 

– Interatividade: pelo facto de ser transmitido ao vivo, os webinar proporcionam um momento único de envolvimento com a audiência

– Alcance geográfico: uma vez que não há limites geográficos a quem pode apresentar os conteúdos, pode ter uma audiência bastante ampla a nível nacional e internacional

– Participantes ilimitados: desde que tenha uma boa ligação à internet e promova um conteúdo de qualidade, pode ter quantos participantes quiser. No entanto, aconselhamos que segmente sempre o público-alvo dos seus webinars

– Custos: existem diversas plataformas que permitem criar gratuitamente um webinar, e mesmo as ferramentas pagas, com funções mais avançadas, têm valores acessíveis

– Conteúdo reutilizável: os webinars irão transformar-se em videos que poderá disponibilizar no seu website e promover nos outros canais de comunicação digitais. Veja o exemplo dos webinars que já realizámos.

 

Quando criados de forma estratégica, os webinars têm características específicas que permitem obter bons resultados. Se a sua empresa de TI já tem uma estratégia de marketing digital, considere incluir os webinars no seu calendário de iniciativas. Pense nos conteúdos que pode adaptar a este formato, de acordo com as buyer personas e a sua jornada de compra ao longo do funil de marketing.

 

Se precisar de ajuda para criar webinars que eduquem e envolvam os leads e clientes da sua empresa de TI, pode entrar em contacto connosco

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