Navegue pelo abecedário e «descomplique» os termos mais técnicos com o nosso Glossário de Marketing

Para dar a conhecer os termos específicos que muitas vezes utilizamos na nossa área de atuação, criámos um Glossário de Marketing, onde descodificamos os termos em linguagem corrente. Os conceitos apresentados foram baseados na metodologia do nosso parceiro Resultados Digitais.

  • AdWords – É um serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. É pelo AdWords que os websites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior, na lateral direita e na rede de Display.
  • AIDA – Acrónimo que abrevia um processo de conversão, com 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar melhor os utilizadores para a conversão desejada.
  • Alternative text (Alt text) – É o texto usado para descrever uma imagem na web. As ferramentas de pesquisa leem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo da mesma. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.
  • Anchor text – É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e está sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de pesquisa a perceber o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.
  • API – Sigla de Application Programming Interface, o API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio RD Station, que permite integrações com websites e outros softwares por meio da API.
  • Automação de Marketing – Mecanismos que permitem a execução de ações de Marketing Digital de forma automatizada para facilitar o trabalho e acelerar os resultados. Em geral, o termo é mais utilizado no contexto de disparo de campanhas de e-mail a partir de um comportamento específico do utilizador (Nutrição de Leads), mas esta funcionalidade vai mais além.
  • Autoridade de página – É o quanto os motores de pesquisa valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da pesquisa referente a uma palavra-chave específica. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para a página são os principais elementos analisados para isso.
  • Autoridade do Website (autoridade do domínio) – Assim como a autoridade de página, é o quanto os motores de pesquisa valorizam um domínio como um todo e as suas páginas para posicioná-las nos resultados de pesquisa.

 

  • Black Hat – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um website em buscadores como o Google.
  • Blog – O blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por artigos geralmente apresentados de forma cronológica. No Marketing Digital, os blogs são um espaço para as empresas produzirem e publicarem conteúdo do interesse do seu público, para atrair visitantes e se tornarem referência na área.
  • Bofu – Sigla para Fundo de Funil (Bottom of the Funnel) que corresponde ao estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo de se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.
  • CAC – O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica significativa para as empresas saberem quanto estão a gastar para conquistar um novo cliente, servindo também para definir o orçamento e as ações de Marketing.
  • Canonical Tag – Quando duas ou mais páginas têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de pesquisa transferem a autoridade de uma página para a outra.
  • Conversão – Concretização da ação que a empresa deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.
  • Cookies – São arquivos simples inseridos no navegador do utilizador quando ele visita um website. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras ao website, é possível identificar esse visitante e as suas preferências.
  • CPA – O Custo por Aquisição (CPA) é uma forma de cobrança, como o CPC, mas é calculada em cima das conversões realizadas e não dos cliques.
  • CPC – O Custo por Clique (CPC) é uma forma de cobrança de serviços em anúncios pagos (AdWords e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.
  • CRM – Os Softwares de CRM (Customer Relationship Management) oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controlo de contactos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc.).
  • CRO – As estratégias de CRO (Conversion Rate Optimization) são focadas em aumentar a percentagem de visitantes que realiza as conversões desejadas no website da empresa.
  • CSS – Sigla para Cascading Style Sheets, sendo uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.
  • CTA – A tradução literal de Call to Action (CTA) seria “chamada para ação”. Os CTA’s são comandos passados aos utilizadores para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo, como, por exemplo, “clique aqui” e “aproveite esta oferta”.
  • CTR – Sigla para Click-through Rate que corresponde ao número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google AdWords, Facebook Ads e LinkedIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.

 

  • Domínio – É o principal endereço de um website, a raiz de todas as páginas. Por exemplo: www.oseuwebsite.pt
  • eBook – Traduzindo de forma literal, é um livro eletrónico. No contexto do Marketing, é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que os artigos de blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto.
  • Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância das publicações e quais delas aparecem – ou não – no feed de notícias do utilizador. É baseado em três fatores: afinidade (se há interações prévias com a página), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a publicação foi feita (quanto mais antigo, menores as probabilidades de aparecer).
  • Erro 404 – Página de erro que aparece quando um código de resposta indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como, por exemplo, uma página no seu website que já não existe.

 

  • Formulário de conversão – Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, uma subscrição para newsletter, um pedido de marcação de reunião, etc.).
  • Funil de Vendas – Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis.
  • Geração de Leads – Converter os visitantes do website da empresa em Leads.
  • Google Hummingbird – Algoritmo do Google lançado em 2013. É rápido e preciso e vai além da palavra-chave, interpretando sinónimos, contexto e outros fatores como a localização e pesquisas anteriores.
  • Growth Hacker – Profissional totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa (Marketing, produto, etc.) e testa diversos canais e meios para aumentar a base de clientes.
  • Guest Post – Um post escrito num blog por um “convidado”, diferente dos autores habituais, que tenha relação com a área de atuação da empresa e que possa agregar conhecimento aos leitores.

 

  • Hard Bounce – É a falha na entrega de e-mails por uma razão permanente, como um endereço de e-mail que deixou de existir.
  • Heading Tags (H1, H2, H3, …) – São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu website nos resultados de pesquisa.
  • Hiperlink – É um conteúdo clicável numa página que leva para outra página, website ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido num texto, botão ou imagem.
  • HTML – Sigla para HyperText Markup Language, é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.
  • Inbound Marketing – O “Novo Marketing” é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar a sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, em vez de a empresa ir até o cliente. Para isso, utiliza-se a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.
  • Inside Sales – Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e/ou outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.
  • KPI – Os Key Performance Indicators são os indicadores definidos para medir o progresso das suas ações para alcançar uma determinada meta.

 

  • Landing Page – A página de destino (ou Landing Page) pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu website. No entanto, no contexto de Marketing Digital costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.
  • Layout – Corresponde à forma como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o utilizador.
  • Lead – Pessoa que deixou os seus dados num formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de um relacionamento, o Lead pode caminhar pelo Funil de Vendas até que se torne um cliente.
  • Lead Scoring – Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se é qualificado ou não.
  • Link Building – É o processo de conseguir mais links externos para o seu website com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de pesquisa. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros websites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, já que o Google penaliza websites com troca de links irrelevantes ao utilizador.
  • Links externos – São os links que direcionam para páginas fora do seu próprio domínio.
  • Links internos – São os links dentro de um website que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.
  • Links Patrocinados – Anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma pesquisa ou em websites afiliados (rede de Display). Em muitos casos, o termo é usado como sinónimo do Google AdWords. Na página de resultados, os links são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na pesquisa e na rede de display.
  • Long tail Keyword (palavras-chave da cauda longa) – Termos mais específicos e menos concorridos na pesquisa orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de pesquisa. Por exemplo: “software de gestão para pequenas empresas” em vez de “software de gestão”.
  • Marketing de Conteúdo – Parte do Inbound Marketing é baseado em atrair o interesse dos potenciais clientes por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, por esse motivo pode-se dizer que é um “Marketing de Atração”. Entre as suas ações está direcionar conteúdos para pessoas nos diferentes estágios do Funil de Vendas.
  • Meta descrição (Meta description) – É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das pesquisas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia na atração de visitantes para o website, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos motores de busca.
  • Metadados – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata num website ou página.
  • Mobile – Termo usado para se referir a telemóveis ou outros dispositivos móveis.
  • Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the Funnel) que corresponde ao estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar procura pelo produto ou serviço.

 

  • No follow – É um atributo colocado em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de pesquisa, de modo a não passar autoridade para a página de destino.
  • Nutrição de Leads – Técnica de automação de Marketing para o envio de uma sequência de e-mails após um determinado evento, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de Vendas e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo, após baixar um eBook sobre Marketing no Facebook, o utilizador pode receber e-mails automáticos com sugestões de artigos ou materiais sobre isso, estudos de caso e até mesmo a oferta de algum produto/serviço relacionado com o tema.
  • Off Page – Elementos exteriores à página e que influenciam o seu posicionamento nos resultados dos motores de pesquisa, como, por exemplo, os links que direcionam para ela própria.
  • On Page – Elementos que estão dentro da página e que influenciam os resultados de pesquisa, como, por exemplo, page title, headings e atributo alt em imagens.
  • Opt-in – É a escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever o seu endereço num formulário de um website, dando, assim, permissão para entrarem em contacto consigo.
  • Opt-in duplo – É a prática de enviar ao utilizador um e-mail de confirmação da assinatura na sua lista. Este utilizador só receberá os e-mails seguintes se clicar nessa mensagem.
  • Outbound Marketing – Seria o Marketing Tradicional, em que empresas usam publicidade para “empurrar” os seus produtos e serviços aos consumidores. Podemos dizer que é o “Marketing de Interrupção”, uma vez que as suas estratégias e canais não focam um público específico. São exemplos de Outbound Marketing os anúncios de televisão e outdoors, entre outros.

 

  • Pagamento social – Modalidade em que o utilizador faz uma publicação numa rede social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar um determinado conteúdo com mais rapidez.
  • Page Title – É o texto que aparece no separador do navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page Title é um dos elementos mais importantes em SEO, por isso deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do website.
  • Pagerank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os websites numa escala de 0 a 10. Engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do website, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links, etc.
  • Pageviews – São as visualizações de páginas de um website. Mas atenção, as pageviews são diferentes de visitas. Para ficar claro: numa visita pode ter mais do que um pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o utilizador entrou nela.
  • Palavra-chave – Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, os esforços de otimização de uma página são baseados nesses termos. Num texto sobre uma nova versão do software de gestão para pequenas empresas, a palavra-chave pode ser “software de gestão para pequenas empresas”. O conceito palavra-chave também é utilizado para indicar os termos que o utilizador usa ao fazer uma pesquisa no Google.
  • Pesquisa Orgânica – É o tráfego proveniente do bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de pesquisa como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.
  • Prova social (social proof) – No Marketing, a prova social é o facto de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página tem muitos “gostos” no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.
  • Qualificação de Lead – Processo para classificar quais os Leads que são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipa de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e Leads que não têm perfil para se tornar um cliente).

 

  • Rede de Display do Google – É uma grande rede de websites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google AdWords são exibidos.
  • Redirecionamento 301 (redirect 301) – É o processo de direcionar uma página para outro endereço. Um exemplo clássico são os websites que possuem versão com e sem www. Para que o website não tenha as páginas duplicadas, aplica-se o Redirecionamento 301 numa das versões. Assim, a autoridade da página direcionada será unida à da página ativa. O mesmo pode ser feito em outras situações.
  • Remarketing (ou Retargeting) – Exibição de anúncios após a visita de um utilizador a um determinado website. Por exemplo, quando uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros webites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do utilizador. Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.
  • ROI (Return on Investment) – Em português Retorno sobre Investimento, é a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido nos seus esforços de Marketing.
  • Segmentação de Leads – Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de e-mail Marketing, é indicado segmentar a base de contactos de acordo com um determinado critério. Podemos, por exemplo, segmentar por clientes de uma região ou de um setor do mercado para que recebam e-mails focados à sua realidade.
  • SEM – Sigla para Search Engine Marketing, sendo um conjunto de estratégias de Marketing com o objetivo de promover um website nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, como Google, Yahoo, Bing, etc. Geralmente, o SEM é dividido entre SEO (otimização para o website aparecer na Pesquisa Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google AdWords.
  • SEO – É a sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de pesquisa). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um website em mecanismos de pesquisa como o Google.
  • SERP – Do inglês Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de pesquisa.
  • Sitemap –Mapa onde estão listados os endereços para aceder as páginas de um website. Os Sitemaps HTML são utilizados para os visitantes navegarem e os sitemaps XML são usados pelos motores de pesquisa.
  • Soft Bounce – É a falha na entrega de e-mails por uma razão temporária, como, por exemplo, caixa de e-mails cheia.
  • Squeeze page – Modelo de Landing Page focado na captação de e-mails.

 

  • Taxa de Conversão – Percentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Por exemplo, se a taxa de conversão de uma Landing Page for de 70%, isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes se tornaram Leads.
  • Teste A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao utilizador.
  • Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the Funnel) que corresponde ao estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.
  • Visita – É um acesso a um website. Um visitante pode fazer mais do que uma visita num website, por exemplo. Se o utilizador fechar o website e entrar de novo num intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.
  • Visitante – É o utilizador que faz as ações no website durante uma sessão.
  • Visitante Único – É o visitante que, se já entrou num determinado website e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.
  • Visitantes de retorno – É um visitante único que acedeu, mais de uma vez, a um website.
  • Web Analytics – É a ação de mensurar, reunir, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos utilizadores e melhorar os resultados das ações no seu website e outros canais digitais.
  • Webinar – Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.
A B
  • AdWords – É um serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. É pelo AdWords que os websites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior, na lateral direita e na rede de Display.
  • AIDA – Acrónimo que abrevia um processo de conversão, com 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing para direcionar melhor os utilizadores para a conversão desejada.
  • Alternative text (Alt text) – É o texto usado para descrever uma imagem na web. As ferramentas de pesquisa leem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo da mesma. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.
  • Anchor text – É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e está sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de pesquisa a perceber o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.
  • API – Sigla de Application Programming Interface, o API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio RD Station, que permite integrações com websites e outros softwares por meio da API.
  • Automação de Marketing – Mecanismos que permitem a execução de ações de Marketing Digital de forma automatizada para facilitar o trabalho e acelerar os resultados. Em geral, o termo é mais utilizado no contexto de disparo de campanhas de e-mail a partir de um comportamento específico do utilizador (Nutrição de Leads), mas esta funcionalidade vai mais além.
  • Autoridade de página – É o quanto os motores de pesquisa valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da pesquisa referente a uma palavra-chave específica. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para a página são os principais elementos analisados para isso.
  • Autoridade do Website (autoridade do domínio) – Assim como a autoridade de página, é o quanto os motores de pesquisa valorizam um domínio como um todo e as suas páginas para posicioná-las nos resultados de pesquisa.

 

  • Black Hat – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um website em buscadores como o Google.
  • Blog – O blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por artigos geralmente apresentados de forma cronológica. No Marketing Digital, os blogs são um espaço para as empresas produzirem e publicarem conteúdo do interesse do seu público, para atrair visitantes e se tornarem referência na área.
  • Bofu – Sigla para Fundo de Funil (Bottom of the Funnel) que corresponde ao estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo de se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.
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  • CAC – O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica significativa para as empresas saberem quanto estão a gastar para conquistar um novo cliente, servindo também para definir o orçamento e as ações de Marketing.
  • Canonical Tag – Quando duas ou mais páginas têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de pesquisa transferem a autoridade de uma página para a outra.
  • Conversão – Concretização da ação que a empresa deseja que o utilizador realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.
  • Cookies – São arquivos simples inseridos no navegador do utilizador quando ele visita um website. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras ao website, é possível identificar esse visitante e as suas preferências.
  • CPA – O Custo por Aquisição (CPA) é uma forma de cobrança, como o CPC, mas é calculada em cima das conversões realizadas e não dos cliques.
  • CPC – O Custo por Clique (CPC) é uma forma de cobrança de serviços em anúncios pagos (AdWords e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.
  • CRM – Os Softwares de CRM (Customer Relationship Management) oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controlo de contactos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc.).
  • CRO – As estratégias de CRO (Conversion Rate Optimization) são focadas em aumentar a percentagem de visitantes que realiza as conversões desejadas no website da empresa.
  • CSS – Sigla para Cascading Style Sheets, sendo uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.
  • CTA – A tradução literal de Call to Action (CTA) seria “chamada para ação”. Os CTA’s são comandos passados aos utilizadores para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo, como, por exemplo, “clique aqui” e “aproveite esta oferta”.
  • CTR – Sigla para Click-through Rate que corresponde ao número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google AdWords, Facebook Ads e LinkedIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.

 

  • Domínio – É o principal endereço de um website, a raiz de todas as páginas. Por exemplo: www.oseuwebsite.pt
E F
  • eBook – Traduzindo de forma literal, é um livro eletrónico. No contexto do Marketing, é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que os artigos de blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto.
  • Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância das publicações e quais delas aparecem – ou não – no feed de notícias do utilizador. É baseado em três fatores: afinidade (se há interações prévias com a página), formato do post (link, vídeo, imagem) e tempo que a publicação foi feita (quanto mais antigo, menores as probabilidades de aparecer).
  • Erro 404 – Página de erro que aparece quando um código de resposta indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como, por exemplo, uma página no seu website que já não existe.

 

  • Formulário de conversão – Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, uma subscrição para newsletter, um pedido de marcação de reunião, etc.).
  • Funil de Vendas – Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis.
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  • Geração de Leads – Converter os visitantes do website da empresa em Leads.
  • Google Hummingbird – Algoritmo do Google lançado em 2013. É rápido e preciso e vai além da palavra-chave, interpretando sinónimos, contexto e outros fatores como a localização e pesquisas anteriores.
  • Growth Hacker – Profissional totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa (Marketing, produto, etc.) e testa diversos canais e meios para aumentar a base de clientes.
  • Guest Post – Um post escrito num blog por um “convidado”, diferente dos autores habituais, que tenha relação com a área de atuação da empresa e que possa agregar conhecimento aos leitores.

 

  • Hard Bounce – É a falha na entrega de e-mails por uma razão permanente, como um endereço de e-mail que deixou de existir.
  • Heading Tags (H1, H2, H3, …) – São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu website nos resultados de pesquisa.
  • Hiperlink – É um conteúdo clicável numa página que leva para outra página, website ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido num texto, botão ou imagem.
  • HTML – Sigla para HyperText Markup Language, é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.
I J
  • Inbound Marketing – O “Novo Marketing” é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar a sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, em vez de a empresa ir até o cliente. Para isso, utiliza-se a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.
  • Inside Sales – Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e/ou outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.
K L
  • KPI – Os Key Performance Indicators são os indicadores definidos para medir o progresso das suas ações para alcançar uma determinada meta.

 

  • Landing Page – A página de destino (ou Landing Page) pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu website. No entanto, no contexto de Marketing Digital costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.
  • Layout – Corresponde à forma como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o utilizador.
  • Lead – Pessoa que deixou os seus dados num formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de um relacionamento, o Lead pode caminhar pelo Funil de Vendas até que se torne um cliente.
  • Lead Scoring – Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se é qualificado ou não.
  • Link Building – É o processo de conseguir mais links externos para o seu website com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de pesquisa. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros websites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, já que o Google penaliza websites com troca de links irrelevantes ao utilizador.
  • Links externos – São os links que direcionam para páginas fora do seu próprio domínio.
  • Links internos – São os links dentro de um website que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.
  • Links Patrocinados – Anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma pesquisa ou em websites afiliados (rede de Display). Em muitos casos, o termo é usado como sinónimo do Google AdWords. Na página de resultados, os links são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na pesquisa e na rede de display.
  • Long tail Keyword (palavras-chave da cauda longa) – Termos mais específicos e menos concorridos na pesquisa orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de pesquisa. Por exemplo: “software de gestão para pequenas empresas” em vez de “software de gestão”.
M N
  • Marketing de Conteúdo – Parte do Inbound Marketing é baseado em atrair o interesse dos potenciais clientes por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, por esse motivo pode-se dizer que é um “Marketing de Atração”. Entre as suas ações está direcionar conteúdos para pessoas nos diferentes estágios do Funil de Vendas.
  • Meta descrição (Meta description) – É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das pesquisas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia na atração de visitantes para o website, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos motores de busca.
  • Metadados – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata num website ou página.
  • Mobile – Termo usado para se referir a telemóveis ou outros dispositivos móveis.
  • Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the Funnel) que corresponde ao estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar procura pelo produto ou serviço.

 

  • No follow – É um atributo colocado em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de pesquisa, de modo a não passar autoridade para a página de destino.
  • Nutrição de Leads – Técnica de automação de Marketing para o envio de uma sequência de e-mails após um determinado evento, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de Vendas e aproximá-lo do momento da compra. Por exemplo, após baixar um eBook sobre Marketing no Facebook, o utilizador pode receber e-mails automáticos com sugestões de artigos ou materiais sobre isso, estudos de caso e até mesmo a oferta de algum produto/serviço relacionado com o tema.
O P
  • Off Page – Elementos exteriores à página e que influenciam o seu posicionamento nos resultados dos motores de pesquisa, como, por exemplo, os links que direcionam para ela própria.
  • On Page – Elementos que estão dentro da página e que influenciam os resultados de pesquisa, como, por exemplo, page title, headings e atributo alt em imagens.
  • Opt-in – É a escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever o seu endereço num formulário de um website, dando, assim, permissão para entrarem em contacto consigo.
  • Opt-in duplo – É a prática de enviar ao utilizador um e-mail de confirmação da assinatura na sua lista. Este utilizador só receberá os e-mails seguintes se clicar nessa mensagem.
  • Outbound Marketing – Seria o Marketing Tradicional, em que empresas usam publicidade para “empurrar” os seus produtos e serviços aos consumidores. Podemos dizer que é o “Marketing de Interrupção”, uma vez que as suas estratégias e canais não focam um público específico. São exemplos de Outbound Marketing os anúncios de televisão e outdoors, entre outros.

 

  • Pagamento social – Modalidade em que o utilizador faz uma publicação numa rede social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar um determinado conteúdo com mais rapidez.
  • Page Title – É o texto que aparece no separador do navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page Title é um dos elementos mais importantes em SEO, por isso deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do website.
  • Pagerank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os websites numa escala de 0 a 10. Engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do website, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links, etc.
  • Pageviews – São as visualizações de páginas de um website. Mas atenção, as pageviews são diferentes de visitas. Para ficar claro: numa visita pode ter mais do que um pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o utilizador entrou nela.
  • Palavra-chave – Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, os esforços de otimização de uma página são baseados nesses termos. Num texto sobre uma nova versão do software de gestão para pequenas empresas, a palavra-chave pode ser “software de gestão para pequenas empresas”. O conceito palavra-chave também é utilizado para indicar os termos que o utilizador usa ao fazer uma pesquisa no Google.
  • Pesquisa Orgânica – É o tráfego proveniente do bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de pesquisa como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.
  • Prova social (social proof) – No Marketing, a prova social é o facto de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página tem muitos “gostos” no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.
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  • Qualificação de Lead – Processo para classificar quais os Leads que são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipa de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e Leads que não têm perfil para se tornar um cliente).

 

  • Rede de Display do Google – É uma grande rede de websites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google AdWords são exibidos.
  • Redirecionamento 301 (redirect 301) – É o processo de direcionar uma página para outro endereço. Um exemplo clássico são os websites que possuem versão com e sem www. Para que o website não tenha as páginas duplicadas, aplica-se o Redirecionamento 301 numa das versões. Assim, a autoridade da página direcionada será unida à da página ativa. O mesmo pode ser feito em outras situações.
  • Remarketing (ou Retargeting) – Exibição de anúncios após a visita de um utilizador a um determinado website. Por exemplo, quando uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros webites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do utilizador. Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.
  • ROI (Return on Investment) – Em português Retorno sobre Investimento, é a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido nos seus esforços de Marketing.
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  • Segmentação de Leads – Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de e-mail Marketing, é indicado segmentar a base de contactos de acordo com um determinado critério. Podemos, por exemplo, segmentar por clientes de uma região ou de um setor do mercado para que recebam e-mails focados à sua realidade.
  • SEM – Sigla para Search Engine Marketing, sendo um conjunto de estratégias de Marketing com o objetivo de promover um website nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, como Google, Yahoo, Bing, etc. Geralmente, o SEM é dividido entre SEO (otimização para o website aparecer na Pesquisa Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google AdWords.
  • SEO – É a sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de pesquisa). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um website em mecanismos de pesquisa como o Google.
  • SERP – Do inglês Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de pesquisa.
  • Sitemap –Mapa onde estão listados os endereços para aceder as páginas de um website. Os Sitemaps HTML são utilizados para os visitantes navegarem e os sitemaps XML são usados pelos motores de pesquisa.
  • Soft Bounce – É a falha na entrega de e-mails por uma razão temporária, como, por exemplo, caixa de e-mails cheia.
  • Squeeze page – Modelo de Landing Page focado na captação de e-mails.

 

  • Taxa de Conversão – Percentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Por exemplo, se a taxa de conversão de uma Landing Page for de 70%, isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes se tornaram Leads.
  • Teste A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao utilizador.
  • Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the Funnel) que corresponde ao estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.
U V
  • Visita – É um acesso a um website. Um visitante pode fazer mais do que uma visita num website, por exemplo. Se o utilizador fechar o website e entrar de novo num intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.
  • Visitante – É o utilizador que faz as ações no website durante uma sessão.
  • Visitante Único – É o visitante que, se já entrou num determinado website e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.
  • Visitantes de retorno – É um visitante único que acedeu, mais de uma vez, a um website.
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  • Web Analytics – É a ação de mensurar, reunir, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos utilizadores e melhorar os resultados das ações no seu website e outros canais digitais.
  • Webinar – Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.
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