Produção de Conteúdo para empresas de Tecnologias de Informação

Como peça central de qualquer estratégia de Marketing B2B, na OUTMarketing tratamos da sugestão, planeamento e produção de conteúdo relevante para endereçar cada desafio de cada uma das suas personas nas diferentes fases da jornada de compra em que se podem encontrar – otimizado para motores de pesquisa (SEO – Search Engine Optimization para plataformas como o Google, que também já apresenta resultados gerados por IA) e para motores de resposta (AEO – Answer Engine Optimization para plataformas de Inteligência Artificial como o ChatGPT). Além de ter em conta as palavras-chave importantes para o negócio, isto significa responder diretamente a perguntas comuns da persona, estruturar FAQs inteligentes, escrever de forma clara e conversacional, e enriquecer as páginas com dados que tornem o texto mais completo e credível.

Produção de Conteúdo para empresas de Tecnologias de Informação

Aprendizagem e Descoberta

O potencial cliente ainda não tem consciência de que existe um problema ou necessidade. O objetivo é educar sobre temáticas-chave relacionadas com a área de atuação da empresa para “soar campainhas” e despertar curiosidade. Ou seja, partilhar conhecimento sobre conceitos genéricos, abordagens, vantagens, razões e tendências que estão por trás da sua oferta (por exemplo, o que é a automação de marketing e que tarefas manuais elimina).

Artigos de blog, ebooks, guias, checklists, infográficos, vídeos e resposta a perguntas abertas (“o que é…”, “como funciona…”) funcionam muito bem nesta fase. 

Reconhecimento do Problema

O potencial cliente reconhece que tem um problema e procura formas de resolvê-lo. O objetivo é partilhar conteúdos que enderecem as suas dores e ambições (por exemplo, dicas para conquistar mais leads qualificados e potenciar o upsell com a automação de marketing, e também boas práticas, passos rápidos, “how-tos”).

Artigos de blog, ebooks, infográficos, vídeos, kits, FAQs, ferramentas gratuitas de diagnóstico e templates são bastante úteis nesta fase.

Consideração da Solução

O potencial cliente verifica quais das opções existentes no mercado têm um melhor fit com o seu caso concreto. O objetivo é que reconheça a sua empresa e oferta como o investimento certo (por exemplo, como a companhia X aumentou 50% o número de leads anuais com a plataforma de automação de marketing Y).

Casos de sucesso, webinars, datasheets, páginas de produto, apresentações, comunicados de imprensa, eventos e resposta a perguntas específicas (“qual a melhor solução para…?”) ajudam muito nesta fase.

Decisão de Compra

O potencial cliente vai solicitar demos, marcar reuniões, pedir orçamentos e negociar junto de quem determina como mais apto e efetua a sua escolha. O objetivo é ter conteúdos que contornem as objeções mais comuns, ajudem à venda e criem sentido de urgência.

Relatórios, demonstrações, business cases, consultoria gratuita, campanhas, comparativos, versões trial e conteúdos estruturados com resposta direta (ex: “Quanto tempo demora a implementar X?”) são uma mais-valia nesta fase.

Para converter visitantes em leads pode utilizar conteúdo de todas as fases da jornada de compra (dos mais educativos como eBooks aos mais comerciais como pedidos de reunião). Os CTAs (Call-to-Actions), os formulários e as Landing Pages com formulário embutido assumem um papel central.

A atração é feita recorrendo às redes sociais, media paga, SEO (Search Engine Optimization), AEO (Answer Engine Optimization), eventos presenciais e online, Assessoria de Imprensa, backlinks, etc, e a nutrição é feita com email marketing segmentado e personalizado.

De notar que atualmente muitas das pesquisas acabam sem clique, nomeadamente para quem procura apenas conteúdos introdutórios e imediatos. Algumas respostas estão logo ali: num snippet ou em resumos gerados por IA. Mas indicando os links em que o texto apresentado é baseado, com título/descritivo/nome da empresa em caixas destacadas (continuando também a aparecer logo depois da resposta da IA os restantes resultados da pesquisa). Além da otimização para ser um dos “selecionados” no topo, é preciso encarar o SEO como mais do que uma ferramenta de tráfego: também de reputação, impacto, memorização.

E privilegiar profundidade, contexto, casos reais e comparativos de forma a ir ao encontro de quem quer saber mais do que o “essencial”, que se encontra numa fase mais avançada da jornada de compra e não apenas a fazer uma consulta rápida e superficial – aumentando a probabilidade de ser referenciado e conquistar cliques de qualidade já que esta tendência levou a que as pessoas formulem perguntas mais longas e as fontes apresentadas são mais propensas a serem consideradas úteis e a não levarem a visita e retorno à plataforma pela falta de fit entre o que procuram e o que encontram.

Endereçar corretamente as questões mais frequentes do público-alvo (das mais simples às mais complexas), ter uma escrita clara e direta, usar subtítulos/listas/tabelas, criar FAQs, indicar dados/estatísticas que corroborem a informação e partilhar exemplos práticos, ajuda quer em termos de SEO quer de AEO. Além, claro, de ser citado em sites credíveis (meios de comunicação social, diretórios, plataformas de reviews…).

A criação de comunidades assume especial importância para comunicar diretamente com elas ao longo do tempo. Contactos que efetivamente se interessam pelos conteúdos e oferta da empresa, seja através das redes sociais, eventos, media paga ou email marketing (a juntar aos que se conquistam através das fundamentais menções pela IA e da pesquisa orgânica).

A produção de conteúdo de qualidade é essencial para se posicionar como expert e aumentar a probabilidade de aparecer no topo dos motores de pesquisa e ser mencionado pelos motores de Inteligência Artificial. Precisa de apoio?

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