5 formas de aliar a Assessoria de Imprensa ao Marketing Digital

É do conhecimento geral que a Assessoria de Imprensa desempenha um importante papel na notoriedade, credibilidade e imagem de uma empresa junto do seu mercado. Também já todos sabemos a importância do Marketing Digital para que a empresa seja encontrada online pelo target e consiga que evolua de visitante no site até lead, cliente e finalmente fã. Como os resultados são muito superiores se as ações forem integradas, que tal retirar ainda mais valor da Assessoria de Imprensa, aliando-a às potencialidades do Marketing Digital? Partilhamos 5 formas simples de maximizar sinergias.

  1. Coloque o comunicado de imprensa no website: Depois de enviar o comunicado de imprensa (em primeiro lugar certifique-se que tem interesse jornalístico!), coloque-o no seu website com palavras-chave associadas e otimizado para ser facilmente encontrado nos motores de pesquisa. Inclua uma imagem, também ela otimizada (por exemplo através de um nome do ficheiro relacionado com o texto e não genérico como “imagem-1”, e preenchimento do ”alt-alternative text” com o que a imagem representa), e permita a partilha direta nas redes sociais. Consoante a relevância da temática, sugerimos também criar um banner na homepage com call-to-action.
  2. Use links no comunicado de imprensa: Sempre que possível coloque links para mais informação sobre os temas focados, nas próprias palavras (para facilmente serem entendidas pelos motores de pesquisa como associadas à empresa em causa – e não em palavras genéricas como “saiba mais”). Além de permitir ao jornalista obter dados adicionais, gera mais tráfego para o website e aumenta o potencial interesse por outras áreas.
  3. Reinvente o comunicado de imprensa: Em vez de trabalhar o comunicado de imprensa apenas junto dos jornalistas, potencie-o em várias iniciativas de inbound marketing. Por exemplo, se for um comunicado de imprensa sobre um grande projeto implementado no setor da saúde na área de Business Intelligence, dê-lhe uma perspetiva mais educativa e transforme-o num post para o blog; readapte-o para uma apresentação SlideShare ou para um infográfico; efetue um sumário para as redes sociais e crie uma nova cover photo com o testemunho do cliente; partilhe como caso de sucesso na e-newsletter periódica; adapte-o para uma campanha focada de lead nurturing (dirigida a potenciais clientes do mesmo setor e com o mesmo tipo de desafios) com call-to-action para uma landing page, organize um webinar… O comunicado de imprensa não é um documento estático e funciona em diversas vertentes, todas online.
  4. Divulgue as notícias que são publicadas pelos meios de comunicação social no website e nas redes sociais: Coloque o clipping no website e selecione aquele que for de facto muito relevante e prestigiante também nas redes sociais e e-newsletter. Tipicamente após a publicação de notícias de impacto, a repercussão no website (visitas) e nas redes sociais (seguidores/partilhas) é notável, por isso aproveite a oportunidade!
  5. Construa uma Sala de Imprensa: Com a disponibilização de uma Sala de Imprensa e a sua contínua atualização, além do “serviço” prestado aos media (poupança de tempo e de trabalho em troca de emails e telefonemas com informação que pode estar centralizada e acessível em qualquer altura e lugar), há ainda vantagens em termos de SEO e de demonstração de dinamismo a outros targets da empresa.

Claro que o conteúdo é rei e tem de ser interessante, relevante e útil para a respetiva audiência, se não nada do referido atrás faz sentido.

E você? Tira partido da relação assessoria da imprensa-marketing digital? Conte-nos como!

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