Inbound Recruiting para empresas de Tecnologias de Informação

A evolução dos processos de RH, a mudança no comportamento dos talentos, o mundo digital e global em que vivemos e a falta de profissionais no setor tecnológico face à procura existente, obrigam as empresas a encontrar novas e melhores formas de recrutar. É aqui que entra o Inbound Recruiting – uma estratégia que aplica as técnicas e boas práticas do Inbound Marketing à captação de colaboradores.

O marketing de atração ao serviço do Recrutamento

Tal como o Inbound Marketing veio revolucionar a abordagem das empresas junto dos seus potenciais clientes, o Inbound Recruiting faz o mesmo no que se refere a potenciais colaboradores.

O processo começa muito antes dos profissionais estarem ativamente à procura de uma nova oportunidade e, também neste caso, se utiliza uma Jornada, não de Compra mas de Recrutamento:

inbound recruiting
  • Atração – Posicionar-se como excelente fonte de informação, atraindo os potenciais colaboradores ao website de Carreiras com a publicação de conteúdo educativo, valioso e útil para o seu dia a dia (artigos de blog por exemplo).
  • Conversão – Partilhar conteúdo mais profundo como eBooks que impliquem o preenchimento de um formulário para download em landing pages – transformando os visitantes em “leads” que serão depois nutridos.
  • Relacionamento – Criar pontos de envolvimento com os potenciais colaboradores através de emails, convites para webinars/eventos dedicados a este perfil, e por fim convite para entrevistas.
  • Contratação – Chegar à tão desejada fase! Com pessoas às quais a sua empresa já não é estranha e se identificam com o propósito, valores e cultura entretanto transmitidos.
  • Fidelização – Criar procedimentos e ações de comunicação contínua que potenciem a retenção, satisfação e recomendação.

Para quem chega ao website da empresa quando está ativamente à procura de uma nova oportunidade de carreira (o equivalente a estar no “timing da compra” no Inbound Marketing), as páginas de candidatura a cada vaga de emprego permitem capturar imediatamente os seus contactos e continuar o processo.

O papel da Inteligência Artificial no Inbound Recruiting

A IA está também a transformar o recrutamento, permitindo que o Inbound Recruiting seja ainda mais eficiente. Algumas formas práticas incluem:

  • Análise de dados: identificar padrões de perfis de candidatos que tiveram melhor desempenho no passado e replicá-los.
  • Recomendações inteligentes: sugerir melhorias em descrições de vagas e anúncios para atrair os candidatos certos.
  • Chatbots de carreira: responder de forma imediata às dúvidas mais comuns de candidatos, oferecendo uma experiência mais fluida.
  • Personalização de conteúdos: segmentar e adaptar emails de acordo com os interesses e comportamento digital de cada candidato.

Ao integrar IA no processo, as empresas de TI conseguem não só aumentar a eficiência e reduzir o tempo de contratação, mas também criar uma experiência mais envolvente e customizada para os talentos que procuram atrair.

Como a OUTMarketing pode ajudar com o Inbound Recruiting?
  • Definição da estratégia de Inbound Recruiting em parceria, incluindo a Caracterização das Personas (candidatos-tipo), dos seus objetivos / desafios / dores / objeções e a forma como a empresa os resolve, Análise SWOT, Golden Circle (What / How / Why), Fatores Distintivos, Mensagens-chave, Concorrentes, etc.
  • Identificação das palavras-chave e perguntas-chave cruciais ao recrutamento.
  • Análise às páginas/website de Carreiras e sugestão de melhorias.
  • Otimização para SEO e AEO, garantindo que a empresa aparece tanto em motores de pesquisa como em motores de resposta (Inteligência Artificial).
  • Sugestão de conteúdos (títulos para artigos de blog, e-Books, infográficos, webinars, vídeos, histórias de sucesso, FAQs, etc) que respondem a cada desafio de cada persona nas diferentes fases da jornada de recrutamento.
  • Definição do “lead” scoring (com base no perfil e interesse).
  • Configuração e formação em ferramentas de automação de marketing de suporte à estratégia, como o RD Station.
  • Operacionalização e monitorização das diferentes ações definidas (criação dos diferentes conteúdos definidos e respetivas imagens/layouts, atualização contínua do website de Carreiras, gestão de campanhas de media paga, elaboração de posts para as redes sociais, criação de emails/newsletters, sugestão de eventos potencialmente interessantes para participação, relação com os media, reuniões de companhamento/alinhamento, relatórios, etc)
Algumas tecnológicas que têm confiado na expertise da OUTMarketing
Hyphen
MJV
99x Europe
Go4Mobility
Link Consulting
Moxie
Magic Beans
Prime Group
Luza Tecnologia
Conte connosco na conquista das pessoas certas para o seu negócio crescer através de uma nova visão dos RH, da consolidação da marca no ambiente digital enquanto entidade empregadora (employer branding) e na criação de uma verdadeira rede de talentos.