O entendimento do nosso propósito, as competências demonstradas e os insights partilhados pela OUTMarketing foram essenciais para a concretização da estratégia de Inbound Recruiting da Xpand IT.
Inbound Recruiting para empresas de Tecnologias de Informação
A evolução dos processos de RH, a mudança no comportamento dos talentos, o mundo digital e global em que vivemos, e a falta de profissionais no setor tecnológico face à procura existente, obrigam a encontrar novas e melhores formas de recrutar e é aqui que entra o Inbound Recruiting – uma estratégia de recrutamento que aplica as técnicas e boas práticas do Inbound Marketing na captação de colaboradores.
O marketing de atração ao serviço do Recrutamento
Tal como o Inbound Marketing veio revolucionar a abordagem das empresas junto dos seus potenciais clientes, também o Inbound Recruiting faz o mesmo no que se refere a potenciais colaboradores. O processo de Inbound Recruiting começa muito antes dos profissionais estarem ativamente à procura de uma nova oportunidade e, também neste caso, se utiliza uma Jornada, não de Compra mas de Recrutamento:
- Atração – Posicionar-se como excelente fonte de informação, atraindo os potenciais colaboradores ao website de Carreiras com a publicação de conteúdo educativo, valioso e útil para o seu dia a dia (artigos de blog por exemplo).
- Conversão – Partilhar conteúdo mais profundo como eBooks que impliquem o preenchimento de um formulário para download em landing pages – transformando os visitantes em “leads” que serão depois nutridos.
- Relacionamento – Criar pontos de envolvimento com os potenciais colaboradores através de emails, convites para webinars/eventos dedicados a este perfil, e por fim convite para entrevistas.
- Contratação – Chegar à tão desejada fase! Com pessoas às quais a sua empresa já não é estranha e se identificam com o propósito, valores e cultura entretanto transmitidos.
- Fidelização – Criar procedimentos e ações de comunicação contínua que potenciem a retenção, satisfação e recomendação.
Para quem chega ao website da empresa quando está ativamente à procura de uma nova oportunidade de carreira (o equivalente a estar no “timing da compra” no Inbound Marketing), as páginas de candidatura a cada vaga de emprego permitem capturar imediatamente os seus contactos e continuar o processo.