vantagens de investir numa estratégia de Inbound Marketing

3 vantagens de investir numa estratégia de Inbound Marketing

As vantagens de investir numa estratégia de Inbound Marketing no setor de tecnologia são inúmeras. Existe uma grande dificuldade em apresentar serviços de TI quando o público não está educado para a necessidade de um determinado produto ou serviço. O cliente nem sempre reconhece de imediato as vantagens de investir em determinadas soluções de hardware, plataformas, mecanismos de segurança ou software, por exemplo. E este desafio torna-se ainda mais complexo quando falamos do setor B2B.

O setor de TI possui singularidades no seu modelo de negócio e também nas soluções apresentadas ao mercado, que podem ser muito bem exploradas numa estratégia de marketing de conteúdo focada nas vendas e no posicionamento da marca.

Com base nestas premissas, no post de hoje vamos elencar 3 vantagens de investir numa estratégia de inbound marketing. Vamos lá?

1) Tornar empresa top of mind no setor e posicionar-se como especialista

Já deve ter reparado que todos os segmentos têm um líder de pensamento, aquele que é reconhecido como especialista do mercado e que posiciona a empresa como top of mind do consumidor no setor em que atua. E se a sua empresa se tornasse neste líder no setor de tecnologia? A chave para este posicionamento é o marketing de conteúdo alinhado a uma estratégia de inbound marketing!

Com a criação de conteúdo rico, relevante e constante a sua empresa consegue diferenciar-se no seu segmento e chamar à atenção pelos seus diferenciais, qualidade e proposta de valor. Por exemplo, com um blogue que apresente conteúdos de qualidade e relevantes, a autoridade aparece organicamente, reforçando o posicionamento da marca e diferenciando-a dos seus concorrentes. Com este conteúdo a sua empresa mostra aos seus visitantes e potenciais clientes que realmente entende do assunto e que é a melhor escolha quando se trata de fornecer os produtos e serviços que comercializa.

 

2) Oferecer uma solução para um problema em vez de um produto

Muitas vezes os serviços ou produtos desenvolvidos por empresas de TI são muito complexos e o seu público-alvo ainda não os conhece ou não sabe como pode obter mais valor com a sua utilização. Neste contexto partilhar informações e conhecimento é fundamental!

Quando um prospect procura a sua empresa, não está especificamente à procura do seu produto, mas antes da solução para um problema que tem. A sua empresa deve oferecer a solução para esse problema, resolvendo o constrangimento que o potencial cliente sente no seu dia-a-dia. Por isso, além de oferecer informações técnicas sobre o produto, é importante complementar com dicas, tutoriais, factos relevantes para quem está à procura de um produto ou serviço como o que a sua empresa fornece.

Com uma estratégia de Inbound Marketing é possível acompanhar o potencial cliente ao longo da sua jornada de compra, fornecendo-lhe informação relevante para a tomada de decisão e esclarecendo as vantagens de adotar a solução tecnológica proposta pela sua empresa.

 

3) Marketing focado em resultados e que gera receita

Um dos grandes desafios na implementação de uma estratégia de marketing é garantir que os recursos investidos geram resultados mensuráveis. Quando corretamente implementadas, as estratégias de Inbound Marketing apresentam um custo inferior ao do investimento em medias tradicionais e com resultados superiores.

Apostando em Inbound Marketing as empresas estão a gerar mais valor para os seus negócios, criando conteúdo que poderá ser utilizado tantas vezes quantas necessárias e não a gerar um custo adicional para o negócio.

Criando conteúdos que acompanham toda a jornada de compra, os potenciais clientes vão sendo acompanhados ao longo do processo de decisão de aquisição do produto ou serviço. Isso permite duas coisas: que o departamento de marketing vá otimizando as suas campanhas, investindo menos recursos por não existir a necessidade de começar do zero, e que o departamento de vendas acompanhe apenas os potenciais clientes que já estão numa fase de compra, não sobrecarregando vendedores com o acompanhamento de potenciais clientes que ainda não estão preparados para tomar uma decisão.

Já começou a pensar na sua estratégia de marketing para o próximo ano? Entre em contato connosco e saiba como a OutMarketing pode ajudar na implementação de uma estratégia de Inbound Marketing assertiva e que gera resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Publicar Comentário