Mas afinal o que faz uma agência de Marketing Digital?
Esta é a pergunta que muitos CEOs de empresas de tecnologia fazem diariamente quando confrontados com novidades, notícias e debates sobre Marketing Digital. A expressão é globalmente utilizada, multiplicam-se os anúncios de recrutamento para especialistas e abrem cada vez mais agências de Marketing Digital.
Mas, na verdade, ainda há muitos CEO que não sabem o que fazem e quais as mais-valias de uma agência de Marketing Digital. Este «post» é para eles e pretende desmistificar de vez algumas ideias pré-concebidas.
Uma agência de Marketing Digital trabalha para aumentar a notoriedade da sua empresa no mercado onde se move e se destacar da concorrência. Quanto mais notoriedade a sua empresa de TI tiver, mais autoridade lhe vão atribuir e mais leads tenderá a gerar. Um lead é um contato ou uma manifestação de interesse que pode culminar numa oportunidade de negócio e, em último caso, numa venda.
Quantos mais leads uma empresa tiver, maiores serão as probabilidades de aumentar o seu volume de negócios.
E como uma agência de Marketing Digital atrai esses leads?
Há toda uma estratégia definida com base no perfil de cada empresa de TI, do seu mercado e do seu target. É aquilo a que se chama a definição das personas. Uma persona é a «personificação» de um alvo-tipo de cada empresa, a quem é dado um nome fictício e atribuídas caraterísticas, desafios a vencer na sua atividade profissional e um estado na jornada de compra.
A jornada de compra é a fase em que o target se encontra face aos produtos ou serviços que a sua empresa de TI comercializa. Há várias jornadas de compra num funil de vendas: aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Em função do target a endereçar, o passo seguinte é a criação de conteúdos direcionados para cada persona. Estes conteúdos podem assumir a forma de artigos de blog, eBooks, questionários, infográficos ou «white-papers», entre outros.
O objetivo é ir «educando» o cliente com informação até ele passar de uma jornada de compra para outra, até estar pronto para comprar o produto ou serviço que pretende vender. Ao mesmo tempo que o conteúdo vai sendo disponibilizado ao target, é-lhe solicitada informação para tornar o seu perfil mais completo e adequar os conteúdos cada vez mais às suas necessidades. Esta fase da nutrição de personas é a essência do trabalho de uma agência de Marketing Digital e recorre a várias plataformas e ferramentas, como blogs, newsletters, redes sociais e e-mail Marketing.