Como fazer o Marketing gerar leads em alturas críticas do ano?

Como fazer o Marketing gerar leads em alturas críticas do ano?

Algumas épocas, como o Natal, o Ano Novo ou o Verão são extremamente importantes para alguns negócios e representam um pico de procura que as empresas não podem descurar. É nestas alturas que o Marketing mais deve funcionar, não apenas na divulgação da oferta e da marca, mas também na geração de leads e oportunidades de vendas.

Um hotel não pode dar-se ao luxo de não ter clientes no Verão ou no Ano Novo. Isto aplica-se também a diversas áreas das Tecnologias de Informação. Imagine-se, por exemplo, uma empresa de software de gestão e contabilidade ou uma marca de tecnologia de consumo. Como poderiam descurar o Natal ou o Ano Novo?

Como não é possível perder as alturas cruciais do ano em termos de vendas, o desafio que se coloca às empresas de TI é fazer o Marketing funcionar de forma eficiente para gerar leads nesses picos de procura.

 

Inbound Marketing pode ser a resposta que tanto procura para gerar leads em alturas críticas

A resposta pode passar pelo Inbound Marketing, uma vertente do Marketing Digital que visa atrair clientes em vez de os procurar ativamente, gerando leads mais qualificadas e clientes mais despertos para o que pretende vender.

O Inbound Marketing utiliza exclusivamente os canais digitais e funciona como uma espécie de íman, que atrai potenciais clientes que procuram na web informação sobre temas e termos ligados ao seu negócio, aos seus produtos, serviços ou soluções.

Também denominado Marketing de Atração, o Inbound Marketing assenta a sua estratégia nos conteúdos ricos, que podem assumir vários formatos: artigos de Blog, Newsletters, eBooks, Quizs, Relatórios de Mercado e outros.

 

Chamar a atenção e atrair, educando e nutrindo: eis o Marketing de hoje

Ao despertar o interesse dos leitores, estes artigos chamam a atenção para as suas soluções e a forma como podem solucionar problemas e ser a resposta às suas necessidades. Os conteúdos ricos do Inbound Marketing servem igualmente para educar alguns potenciais clientes menos despertos para o que vende, funcionando como alimento para nutrir o seu «apetite» pela oferta que disponibiliza.

Este processo de nutrição é efetuado através de um fluxo automatizado de conteúdos, que são enviados assim que o cliente nos faculta os seus dados de contato, nomeadamente o endereço de e-mail. À medida que vai recebendo, de forma automatizada, conteúdos mais evoluídos, o cliente vai ficando mais desperto para o seu produto ou serviço e vai avançando no chamado funil de vendas.

Quando estiver no fundo do funil, ou seja, desperto e com vontade de comprar as suas soluções, o cliente é então abordado pelo departamento de vendas, que foi avisado pelo Marketing de que tinha um lead à disposição e com vontade de comprar.

Esta é uma forma extremamente eficaz de gerar leads através do seu departamento de Marketing. Hoje, na era da informação, a abordagem intrusiva já não funciona como há anos atrás.

 

Dê um passo em frente, modernize-se e aprenda a pôr o seu Marketing a gerar leads.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment