
12 livros de Marketing para a sua lista de leitura
Seja qual for a nossa área de especialização, nunca podemos parar de aprender, conhecer novas perspetivas, ficar a par das tendências, explorar diferentes caminhos, estar atentos às boas práticas e evoluir com os melhores. Os livros são uma excelente fonte de conhecimento e um companheiro insubstituível mesmo no mundo digital em que vivemos. Neste artigo, selecionámos 12 livros de marketing que vale mesmo a pena adicionar à sua lista de leitura. A nossa sugestão inclui obras clássicas e contemporâneas, autores portugueses e internacionais, e abrange desde os fundamentos até às abordagens mais inovadoras. Por onde começar? A decisão é sua. 😉
1. Isto é Marketing – Seth Godin
Seth Godin é um dos maiores pensadores de marketing da atualidade e, neste livro, explora como criar conexões reais com o público. Com base em casos reais, demonstra que a generosidade, a empatia e a partilha de emoções são os alicerces do marketing verdadeiramente impactante.
2. Marketing Digital na prática – Paulo Fastino
Oferece um olhar prático e pragmático sobre a importância da estratégia, como tirar partido das principais plataformas e ferramentas de marketing digital disponíveis e aplicar todo esse conhecimento no desenvolvimento e promoção de qualquer tipo de negócio ou produto. Se procura uma fórmula para gerar mais vendas no ambiente digital, este livro é uma excelente opção.
3. Contágio: Por que as coisas pegam – Jonah Berger
Neste livro, o professor de marketing Jonah Berger analisa o que torna algumas ideias, produtos e campanhas virais. Oferece um conjunto de técnicas específicas aplicáveis para ajudar a disseminar informação – produzir mensagens que as pessoas vão partilhar.
4. AI_NOVATOR – Pedro Dionísio, João Guerreiro, Hugo Faria, Vicente Rodrigues e Rogério Canhoto
Excelente guia para entender a aplicação da Inteligência Artificial no marketing, com foco na inovação e sustentabilidade. Os autores exploram como a IA pode transformar as estratégias de mercado, integrando práticas de ESG e proporcionando valor real às organizações. Ideal para quem quer alinhar tecnologia e responsabilidade social no mundo dos negócios.
5. Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade – Philip Kotler
Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, explica neste livro como os profissionais de marketing podem usar a tecnologia para satisfazer as necessidades dos clientes e fazer a diferença no mundo das empresas, ao mesmo tempo que asseguram personalização e humanização.
6. Growth Hacker Marketing – Ryan Holiday
Ryan Holiday apresenta uma abordagem focada em estratégias inovadoras e de baixo custo para impulsionar o crescimento rápido dos negócios. Ideal para startups e empreendedores com uma abordagem moderna e disruptiva.
7. Marketing Digital de A a Z – Vasco Marques
Este manual destina-se essencialmente a quem estiver a dar os primeiros passos no marketing digital, ou em alguma das áreas integrantes, e que pretenda adquirir rapidamente competências estratégicas. Aquele que tiver mais conhecimentos será também beneficiado com as ideias práticas dos vários capítulos e, ainda, com o vasto glossário incluído, que abrange o nível inicial e o mais avançado.
8. Hooked: Como Construir Produtos e Serviços Formadores de Hábito – Nir Eyal
Este livro foca-se num método de quatro etapas que permite incentivar subtilmente o comportamento do cliente. Nir Eyal é considerado pela MIT Technology Review como o profeta da tecnologia formadora de hábitos, apresentando um guia prático que se revela um mapa para a mente do utilizador.
9. As Armas da Persuasão 2.0 – Robert Cialdini
Domine a arte de influenciar pessoas, conquiste o sim para o seu negócio e aprenda estratégias de marketing infalíveis com o trabalho científico do Pai da Persuasão nesta edição revista e ampliada de seu maior clássico.
10. Marketing Futureland – Luiz Moutinho, André Zeferino e Nuno Teixeira
Obra essencial para profissionais que desejam compreender e antecipar as transformações emergentes no marketing. Com prefácio de Philip Kotler, explora as tendências e inovações que estão a redefinir as práticas nesta área.
11. Humantech Marketing – Carlos Manuel de Oliveira
Este livro aborda a integração entre tecnologia e humanização no marketing, propondo estratégias que conciliam inovação com a construção de relações personalizadas com os clientes.
12. Marketing Digital – O Guia Completo – Marco Gouveia
Marco Gouveia reúne os conhecimentos adquiridos ao longo de quase duas décadas de experiência nas mais variadas áreas de negócio, oferecendo ferramentas fundamentais para aumentar a notoriedade e melhorar os resultados. Aprenda de forma simples e eficaz todas as competências digitais necessárias para criar uma estratégia online de sucesso.
Estes são apenas alguns exemplos de livros de marketing “obrigatórios” para todos os apaixonados pela área. Ao investir tempo na sua leitura, estará certamente mais preparado para fazer a sua empresa brilhar.
Por aqui estamos totalmente disponíveis para apoiar nesta jornada. Conte connosco 😊