assessoria de imprensa em TI

Porque apostar em Assessoria de Imprensa em TI?

O relacionamento contínuo com os media fortalece a notoriedade de uma marca e empresa. Mas, em áreas como as Tecnologias de Informação, o trabalho de assessoria de imprensa é especialmente exigente. Para responder a estas exigências, foi criado um serviço de Assessoria de Imprensa em TI, que é prestado por profissionais de comunicação com larga experiência no mercado tecnológico.

A interação com os media não pode passar apenas pela compra de espaço publicitário. Isto porque há temas difíceis de transmitir no espaço habitualmente destinado à publicidade. Imagine explicar as vantagens da utilização de ferramentas analíticas, de visualização de dados, o que é e porque uma empresa deve implementar um CRM ou um ERP…

Assessoria de Imprensa em TI visa dar visibilidade às “tecnológicas” nos media

São temas que necessitam de ser bem explicados, algo que só se consegue com um artigo escrito por um jornalista. Aqui entramos na segunda vantagem da assessoria de imprensa em TI: a divulgação da mensagem. O jornalista investiga, ouve as partes, é imparcial e segue um código deontológico, o que credibiliza a mensagem publicada.

A terceira vantagem da assessoria de imprensa em TI prende-se com o custo. Com a assessoria de imprensa em TI, é possível obter melhores resultados com um custo monetário menor. No entanto, “custa” tempo (e trabalho) iniciar e manter uma relação saudável com os media.

Não basta escrever alguns comunicados de imprensa (embora eles sejam uma ferramenta importante na transmissão da mensagem) e… “voilá”. É essencial conhecer os meios e os jornalistas e ajustar as propostas. Se o cliente do assessor é uma empresa de TI especializada em Big Data é contraproducente aliciar uma revista feminina.

Trabalho do assessor de imprensa é feito em contínuo para cultivar relações

assessoria de imprensa em TIUma das tarefas do assessor de imprensa em TI é procurar novas perspetivas sobre temas já “batidos”. É olhar para o cliente e descobrir novas abordagens, novos pontos de interesse, e depois saber aliciar o meio certo. Se o tema está relacionado com recursos humanos há que contactar uma revista da área.

Mas o trabalho de um assessor de imprensa em TI não acaba por aqui. Tão ou mais importante do que conseguir “vender” determinado tema a um jornalista é o de conseguir que o seu cliente passe a mensagem certa. E isso, por vezes, passa por efetuar sessões de media training. Isto implica auxiliar o entrevistado, para que ele se sinta à vontade e consiga passar a mensagem de forma simples e exata.

As sessões de media training demoram o seu tempo e implicam um trabalho prévio. Este trabalho passa por conhecer bem o cliente e o seu portfólio, assim como os meios de comunicação social, os seus posicionamentos e os seus jornalistas, para conseguir criar e estabelecer uma relação. Como todas as outras, esta relação vai evoluindo ao longo do tempo, fruto das interações estabelecidas.

O objetivo final da assessoria de imprensa em TI é dar visibilidade aos clientes nos media. Para isso, é importante facultar informação útil e interessante, adaptada ao meio respetivo e, principalmente, compreender que há regras a seguir, tal como no mundo dos negócios. Porque o assessor de imprensa é, sobretudo, um facilitador entre quem passa (a empresa) e quem recebe (o jornalista) a mensagem.

E a sua empresa? Já tem um serviço de Assessoria de Imprensa em TI?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Publicar Comentário