Investir numa ferramenta de automação de marketing: sim ou não?

Investir numa ferramenta de automação de marketing: sim ou não?

Sabe qual o retorno que o seu departamento de marketing está a trazer para a empresa? E quanto ganha por cada euro que investe em marketing? Consegue medir? De nada adianta apenas planear e executar campanhas de marketing se não tiver a resposta a estas perguntas. Tão importante quanto “fazer marketing” é medir os resultados que as ações estão a gerar. Pensando nisto, no post de hoje lançamos a seguinte questão: vale a pena investir numa ferramenta de automação de marketing?

Vale a pena investir numa ferramenta de automação de marketing?

Acreditamos que sim! Identificámos 6 motivos e benefícios para a sua empresa investir numa ferramenta de automação de marketing.

1. Mensuração de resultados

É fundamental mensurar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing. Só assim será possível avaliar o retorno que as campanhas de marketing estão a trazer e assim implementar melhorias, ajustes ou simplesmente planear novas ações na mesma linha. Essa mensuração é fundamental e uma ferramenta de automação reúne os dados necessários para um relatório conciso de forma bastante simples. Além disso, é possível criar relatórios mais detalhados, acelerando o processo de tomada de decisão.

2. Campanhas ad hoc pouco eficazes

Campanhas ad hoc tornam difícil medir o retorno das ações integradas. Com a automação de marketing isso não existe. Ao investir numa ferramenta de automação de marketing, as campanhas integradas conseguem apresentar resultados visíveis e mensuráveis, o que simplifica bastante quando chega a hora de tomar decisões, otimizar recursos e medir resultados.

3. Acompanhamento de leads

Sabe de onde vêm os seus leads? Quais sãos as suas preocupações? E sabe quando estão prontos para serem passados para a equipa de vendas? Ao investir numa ferramenta de automação de marketing é possível responder a todas essas perguntas. Além de ser possível criar um fluxo de automação de e-mails e de nutrição dos leads em diferentes estágios de compra, consegue também reunir todas as informações relevantes sobre o seu público-alvo, acompanhando o lead em toda a jornada de compra, melhorando o timing para conversão em cliente.

4. Otimização do tempo

Com uma ferramenta de automação de marketing a sua equipa consegue alocar o seu tempo ao que é realmente importante. Otimizar campanhas, obter o máximo de retorno em cada uma, qualificar leads e gerar oportunidades de negócios são apenas alguns exemplos. Com uma ferramenta não é perdido tempo com atividades operacionais.

5. Informações centralizadas

Com a ferramenta de automação é possível centralizar todas as informações relevantes numa só plataforma. De nada adianta ter várias ferramentas de automação (uma para redes sociais, outra para criar landing pages, outra para email marketing, etc.) e não conseguir analisar as informações de maneira assertiva e integrada. Ter muitas ferramentas irá dispersar a atenção da equipa de marketing e vai ser perdido mais tempo a agregar toda a informação. Por esse motivo, é fundamental reunir toda a informação numa só plataforma para conseguir melhores resultados.

6. Melhorar a relação com a equipa de vendas

Como afirmámos anteriormente, a automação de marketing facilita e melhora a qualificação de leads. Assim a equipa de marketing não passa para a equipa de vendas leads “frios”, ou seja, que ainda não estão preparados para a compra. Com a ferramenta de automação os leads são nutridos com eficiência e assim a equipa consegue fazer um melhor aproveitamento dos mesmos, trazendo mais negócio para a empresa.

Como pode perceber, é fundamental investir numa ferramenta integrada de automação. O motivo? Irá ajudar – e muito – a aumentar o ROI das ações de marketing, trazendo mais previsibilidade para o seu negócio. Ao utilizar ferramentas para automação de marketing, consegue reunir mais dados sobre seu público, analisá-los e tomar decisões mais assertivas, aumentando a produtividade e consequentemente a faturação.

Sabemos que pode parecer muita informação para digerir: planear, executar, monitorizar e medir a sua estratégia de Inbound Marketing. Uma ajuda especializada faz muita diferença. A OUTMarketing pode ajudar com esta questão, entre em contato connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Prove que é humano: *

limpar formulárioPublicar Comentário