Novo ano, novas realidades, novos desafios, novas abordagens – também no marketing! Resumimos aqui as principais tendências de marketing para 2014

5 tendências de marketing para 2014

Novo ano, novas realidades, novos desafios, novas abordagens – também no marketing! Resumimos aqui as principais tendências de marketing para 2014. Já fazem parte do seu dia-a-dia?

  1. Conteúdo – Os conteúdos foram reis em 2013 e assim continuarão em 2014. Seja em iniciativas de inbound ou outbound marketing, há que apostar forte na criação de conteúdos de qualidade, valiosos para o target, e adaptados ao formato e especificações de cada canal de comunicação (claro que sempre acompanhados por um visual apelativo e com o mínimo de ruído).
  2. Digital e Mobile – As pessoas estão ligadas 24 sobre 24 horas à internet, pelo que o marketing digital é absolutamente crítico e tem que potenciar e conviver com todas as outras ações – da assessoria de imprensa aos eventos. Por outro lado, a proliferação de smartphones e tablets faz com que o acesso seja cada vez mais através destes dispositivos, pelo que toda a comunicação da empresa tem de estar preparada para tal (design/conteúdo/usabilidade).
  3. Vídeo – 2014 é apontado por vários especialistas como o ano do vídeo. As peças audiovisuais de curta duração serão essenciais para despertar a atenção, levar à ação e passar de forma eficiente a mensagem da empresa, seja ela corporativa, testemunho de clientes, espírito de equipa ou demonstração da oferta.
  4. Social – As redes sociais já protagonizam um papel crítico na estratégia de marketing das empresas. Em 2014, os investimentos em campanhas de publicidade nas redes sociais vão aumentar. O Facebook, a rede mais utilizada, já reduziu o alcance orgânico (não pago) das páginas – posts patrocinados e novas formas de publicidade vão crescer.
  5. Big Data e Personalização da Experiência do Utilizador – Conteúdos personalizados e customizados para cada nicho de mercado são uma tendência cada vez mais recorrente. Explorar o potencial do big data, filtrar e recolher informações sobre cada utilizador permite oferecer experiências únicas que potenciam o comprometimento com as empresas.

 

2012 foi o ano de “encontrar clientes”, 2013 foi o ano de descobrir “quem está por trás da palavra cliente/potencial cliente”, 2014 será o ano de fazer marketing “com” e não “para” o cliente/potencial cliente, transformando-o em verdadeiro fã e embaixador da empresa.

Que outras tendências de marketing para 2014? Onde vai incidir mais o seu tempo e os seus recursos?

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