Inbound Marketing em empresas de TI: porquê e para quê?
Mais do que qualquer outro setor no mercado, a área das Tecnologias de Informação deve estar na vanguarda do investimento em Inbound Marketing, sobretudo as empresas de soluções e serviços B2B. Um estudo do Content Marketing Institute revelou que 58% das empresas B2B da área tecnológica tem intenção de investir em estratégias de Inbound Marketing durante os próximos anos.
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing para atrair clientes através de conteúdo – informação e conhecimento – relevante e interessante para o público-alvo. A criação deste tipo de conteúdos vai trazer potenciais clientes até à sua empresa e fazê-los voltar em busca de mais informação.
O segredo do Inbound Marketing passa por publicar o conteúdo certo, no momento certo e no local mais adequado para cada segmento do target. O conteúdo deve responder às principais necessidades e problemas do público-alvo e estar adequado ao estado de cada cliente no ciclo de compra. Quanto mais uma empresa souber acerca do seu público, melhor poderá personalizar o seu conteúdo para cada segmento.
Maioria das empresas de TI B2B vai aumentar investimento em Inbound Marketing
O setor das TI tem especificidades que são propícias ao desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing para aumentar a notoriedade das marcas e impulsionar as vendas. De acordo com uma pesquisa da Rock Content, 69% dos responsáveis de empresas B2B do setor das TI, consultoria, e-commerce e educação do Brasil investe já no marketing de conteúdos para fidelizar os seus clientes e aumentar o seu «brand awareness». Este número «dispara» para os 93% no mercado norte-americano.
Segundo o mesmo estudo, cerca de 70% dos inquiridos afirma acreditar no aumento do orçamento para 2016 destinado ao Inbound Marketing.
Quais as principais vantagens do Inbound Marketing para empresas de TI?
As vantagens de investir em estratégias de marketing de conteúdos, gerando leads e vendas a partir de websites, redes sociais, blogs ou landing pages são hoje evidentes. No setor das Tecnologias de Informação, essas vantagens são ainda mais notórias, sobretudo devido a algumas características que tornam este mercado num caso bastante peculiar. Mas, há várias formas de aproveitar essas especificidades e jogar com o Inbound Marketing para as colocar ao serviço das vendas.
Conteúdo ajuda a ganhar credibilidade no mercado
Ser um líder ou influenciador pode ser uma grande ajuda num mercado altamente concorrencial. O Inbound Marketing pode ajudar a chegar lá. Ao criar conteúdo relevante e diferenciador, uma empresa de TI pode sobressair pela autoridade, criando a confiança necessária para que os clientes a prefiram à concorrência.
Não é necessário ser o campeão de vendas para ser líder do seu setor, basta para tal saber quais as tendências do mercado e estar em linha com os seus avanços e evoluções.
Informação de qualidade pode ser aliado precioso das vendas a médio prazo
Quando procuram uma empresa de TI, os clientes esperam uma solução para o seu problema ou para a sua dor, mais do que qualquer sistema ou plataforma tecnológica. Isto aplica-se a qualquer área e setor. O Inbound Marketing pode ter aqui um papel fundamental, ao fornecer informação sobre boas práticas a adotar em cada segmento de mercado.
A informação é considerada um ativo muito valioso, pelo que informar o prospect agora pode dar frutos no futuro.
As vantagens de medir os resultados de todas as ações de Marketing
As empresas de TI estão extremamente orientadas para os resultados. Todas as ações têm de ser medidas para justificar o investimento. O Inbound Marketing adapta-se perfeitamente a estas necessidades, uma vez que permite a medição exata de todas as suas componentes e resultados, desde o SEO à publicidade onlilne (AdWords e Display), passando pelas redes sociais ou pelo e-mail marketing.
É possível aos responsáveis das empresas de TI, saber, concretamente, quantos potenciais clientes clicaram e abriram um e-mail, leram um post no blog ou foram convertidos numa landing page. Por outro lado, o Inbound Marketing permite à equipa de vendas de uma empresa de TI aceder a todo o perfil de um cliente, desde os seus dados pessoais aos temas que procura e às interações que efetuou.
Especialização é sinónimo de credibilidade
As empresas de TI são consideradas uma autoridade na sua área de especialização, dado dedicarem-se a nichos extremamente específicos. Essa especialização pode ser uma excelente ferramenta para o Inbound Marketing, sobretudo no que toca à produção de conteúdo.
O fato do conteúdo produzido ser quase exclusivo e de qualidade garantida faz com que as leads que atrai sejam extremamente direcionadas. Isso faz com que o «bounce rate» (taxa de abandono de um website ou blog) seja bastante baixo e que o marketing seja especialmente assertivo.