Marketing e Comunicação para TI? O que é isso?

Na conjuntura atual, as empresas precisam cada vez mais de se focar no seu core business e deixar as competências paralelas ao negócio para quem é efetivamente especialista. O Marketing é uma delas e um setor em que faz todo o sentido fazer o outsourcing total ou parcial é o das Tecnologias de Informação (TI).

Tipicamente as empresas de TI são dotadas de excelente engenharia e conceção tecnológica de produtos e serviços, mas com pouca sensibilidade para a promoção da sua oferta no mercado, quer em termos de conteúdo quer de imagem.

Dar o salto

Enumeramos algumas das razões pelas quais faz todo o sentido o Marketing e Comunicação ser especializado em TI:

  • Conhecimento dos vários perfis do target – área técnica e de negócio
  • “À vontade” na linguagem e terminologia (conseguir retirar o valor dos “bits e bytes”)
  • Motor focado em atrair a atenção do target e fazê-lo evoluir no funil comercial
  • Todas as áreas do Marketing e Comunicação com DNA de TI: Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa (interna e externa), Marketing Digital e Design
Obter resultados

Qualquer empresa de TI que delegue o seu departamento de Marketing e Comunicação a uma empresa da área mas com foco apenas e só nas TI, terá benefícios como:

  • Time-to-market reduzido, uma vez que todas as ações de Marketing e Comunicação são realizadas por especialistas conhecedores da área de TI
  • Mensagem focada no valor para o target (perceber claramente “what’s in it for me”)
  • Maior concertação de ações
  • Imagem uniforme aplicada a todas as ferramentas e canais de Marketing
  • Comunicação coerente e regular com todo o target (interno, clientes, prospects, académico, parceiros, jornalistas, etc)
  • Identidade claramente definida e percebida em todo o target
Criar valor

Acreditamos e defendemos que a aposta no Marketing e Comunicação é um fator de sucesso e não de risco porque permite às empresas de TI:

  • Estarem focadas no seu core business, isto é, no desenvolvimento dos produtos, na prestação dos serviços, e nas vendas
  • Não sobrecarregarem a estrutura de Recursos Humanos
  • Usufruírem do know-how e da forte experiência no Marketing em TI: conhecimento do mercado, das melhores estratégias para abordá-lo, da terminologia e do tipo de oferta existente

Resumindo, em qualquer negócio de qualquer parte do mundo, a oferta de um serviço especializado acumula grande conhecimento e experiência, conseguindo de forma mais rápida e eficaz delinear ações consertadas e dirigidas às reais necessidades do público-alvo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment