Marketing e Comunicação para TI? O que é isso?
Na conjuntura atual, as empresas precisam cada vez mais de se focar no seu core business e deixar as competências paralelas ao negócio para quem é efetivamente especialista. O Marketing é uma delas e um setor em que faz todo o sentido fazer o outsourcing total ou parcial é o das Tecnologias de Informação (TI).
Tipicamente as empresas de TI são dotadas de excelente engenharia e conceção tecnológica de produtos e serviços, mas com pouca sensibilidade para a promoção da sua oferta no mercado, quer em termos de conteúdo quer de imagem.
Dar o salto
Enumeramos algumas das razões pelas quais faz todo o sentido o Marketing e Comunicação ser especializado em TI:
- Conhecimento dos vários perfis do target – área técnica e de negócio
- “À vontade” na linguagem e terminologia (conseguir retirar o valor dos “bits e bytes”)
- Motor focado em atrair a atenção do target e fazê-lo evoluir no funil comercial
- Todas as áreas do Marketing e Comunicação com DNA de TI: Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa (interna e externa), Marketing Digital e Design
Obter resultados
Qualquer empresa de TI que delegue o seu departamento de Marketing e Comunicação a uma empresa da área mas com foco apenas e só nas TI, terá benefícios como:
- Time-to-market reduzido, uma vez que todas as ações de Marketing e Comunicação são realizadas por especialistas conhecedores da área de TI
- Mensagem focada no valor para o target (perceber claramente “what’s in it for me”)
- Maior concertação de ações
- Imagem uniforme aplicada a todas as ferramentas e canais de Marketing
- Comunicação coerente e regular com todo o target (interno, clientes, prospects, académico, parceiros, jornalistas, etc)
- Identidade claramente definida e percebida em todo o target
Criar valor
Acreditamos e defendemos que a aposta no Marketing e Comunicação é um fator de sucesso e não de risco porque permite às empresas de TI:
- Estarem focadas no seu core business, isto é, no desenvolvimento dos produtos, na prestação dos serviços, e nas vendas
- Não sobrecarregarem a estrutura de Recursos Humanos
- Usufruírem do know-how e da forte experiência no Marketing em TI: conhecimento do mercado, das melhores estratégias para abordá-lo, da terminologia e do tipo de oferta existente
Resumindo, em qualquer negócio de qualquer parte do mundo, a oferta de um serviço especializado acumula grande conhecimento e experiência, conseguindo de forma mais rápida e eficaz delinear ações consertadas e dirigidas às reais necessidades do público-alvo.