A Visor.ai, empresa de software portuguesa focada em soluções de automação do atendimento ao cliente com Inteligência Artificial, selecionou a OUTMarketing para revitalizar e modernizar a sua área de marketing em 2022, através da definição e operacionalização de uma estratégia de Inbound Marketing. Desde então tem sido uma verdadeira extensão da equipa interna. De ações ad hoc passou a existir sinergias e um fio condutor entre todas elas, com o suporte da plataforma de automação HubSpot. Em apenas um ano, as visitas ao website cresceram 400%, os seguidores no LinkedIn quase duplicaram e as conversões de leads, de residuais e não qualificadas, atingiram perto de duas centenas.
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Desafio
Com uma área de marketing “adormecida” e reconhecendo a sua importância estratégica para o crescimento sustentável da empresa, a Visor.ai precisava de um parceiro experiente e com provas dadas que ajudasse a posicionar a sua plataforma como como referência global em conversação inteligente.
“A falta de capacidade interna para responder às necessidades e desafios de um mercado altamente competitivo tornou-se uma barreira para o desenvolvimento da empresa, levando à procura de um parceiro especializado. Após um extenso processo de análise de potenciais parceiros, a escolha da OUTMarketing foi fundamentada não só pelo leque de clientes de perfil tecnológico no portfolio, como por diversas referências de clientes e parceiros da Visor.ai que atestaram a qualidade dos serviços oferecidos pela OUTMarketing”, começa por referir Gianluca Pereyra, Co-Fundador e CEO da Visor.ai.
Estávamos no início de 2022 e era também a altura de avançar com dois grandes marcos na vida da empresa: o rebranding e o novo website. Como porta de entrada e principal ativo digital, era preciso definir uma nova estrutura e conteúdos que refletissem o “Porquê, Como e O Quê” da Visor.ai e o perfeito entendimento dos problemas/aspirações do seu público alvo, e que permitissem a conversão do topo ao fundo do funil para uma maior geração de leads.
“A OUTMarketing tornou-se a principal responsável pela estratégia para geração de leads, tendo contribuído para a criação da estratégia e criação do conteúdo, melhoria do posicionamento de marca e revitalização dos canais digitais. A OUTMarketing esteve ainda presente num processo de rebranding, tendo sido uma ajuda crucial para a gestão do projeto entre vários intervenientes”, refere Gianluca Pereyra.
Solução
Com o objetivo último de reforçar a notoriedade, aumentar a autoridade na área de atuação e gerar leads qualificadas, a colaboração entre a OUTMarketing e a Visor.ai começou pela discussão conjunta de toda a estratégia e caracterização das personas – a base para tudo o que se seguiu. A OUTMarketing fez depois um estudo das palavras-chave passíveis de explorar e sugeriu o plano editorial dos conteúdos a produzir para responder aos desafios de cada persona nas diferentes fases da jornada de compra em que se possam encontrar.
Foi também efetuada uma análise ao website e sugeridas melhorias quer ao nível da estrutura quer das mensagens, que viriam a ser implementadas numa versão totalmente renovada e já com a nova identidade da Visor.ai – com a otimização para motores de pesquisa tida em conta (SEO). Finalmente, foi tratada a calendarização e definidos os canais para divulgação/promoção dos vários conteúdos.
“A relação entre a Visor.ai e a OUTMarketing é caracterizada por uma colaboração estreita e bastante integrada na estrutura da Visor.ai. Desde logo a OUTMarketing assumiu um papel preponderante e decisivo na estratégia de comunicação da empresa. Reportando diretamente à administração, ficou responsável pelo planeamento, coordenação e execução do plano de marketing para divulgação da marca Visor.ai. A OUTMarketing assumiu ainda um papel consultivo, trazendo insights e recomendações estratégicas com base na sua experiência e conhecimento do mercado”, destaca Gianluca Pereyra.
A nível operacional, a OUTMarketing tem apoiado a Visor.ai nas redes sociais, conteúdos educativos (de artigos de blog a eBooks e infográficos), landing pages, email marketing, fluxos de automação, eventos, casos de sucesso, atualização do website em três línguas, design offline e online, gestão da plataforma de automação de marketing HubSpot, entre outros.
“Ao escolher a OUTMarketing como parceira, reconhecemos capacidades e competências na área de marketing que a Visor.ai não possuía in-house até à altura, permitindo-nos confiar no serviço prestado. A prontidão e disponibilidade que a OUTMarketing tem revelado durante a nossa parceria são dignas de menção e vastamente apreciadas, demonstrando um compromisso contínuo em atender às necessidades da Visor.ai agilmente e com eficiência. De ressalvar ainda que a capacidade de adaptação e compreensão contextual é altamente valorizada, garantindo que as estratégias de marketing desenvolvidas se adequam ao mercado e ao público-alvo da empresa”, salienta Gianluca Pereyra.
A OUTMarketing trabalha agora lado a lado com a nova direção de marketing, funcionando como uma extensão do departamento e assegurando a capacidade de resposta exigidas por uma empresa em forte crescimento e a atuar em várias frentes como é o caso da Visor.ai.
Resultados
Com uma base estratégica sólida e uma operacionalização com um propósito bem definido e “cola” entre as diferentes ações, os resultados têm sito visíveis. Por exemplo, em apenas um ano, as visitas ao website cresceram 400%, os seguidores no LinkedIn quase duplicaram e as conversões de residuais e não qualificadas atingiram perto de duas centenas.
De acordo com Gianluca Pereyra, “A parceria estabelecida representa oportunidades de crescimento e desenvolvimento para a Visor.ai. A OUTMarketing veio revitalizar e impulsionar um departamento que estava adormecido. Com o seu trabalho e empenho, a Visor.ai conseguiu retomar a produção de conteúdos de forma consistente e melhorar a sua presença no digital“.
Relativamente ao futuro, a Visor.ai continua na sua expansão internacional de negócio e a construir novas funcionalidades de produto. A empresa está empenhada em alcançar novos mercados e fortalecer a sua presença global, identificando oportunidades de crescimento e estabelecendo parcerias estratégicas. Nesta jornada, a OUTMarketing foca-se em apoiar a equipa de marketing da Visor.ai, contribuindo de forma global para a implementação das estratégias de geração de leads.
“A Visor.ai vê na OUTMarketing uma parceria bastante bem-sucedida, tendo esta contribuído para a revitalização das ações de marketing. Além disso, a OUTMarketing tem demonstrado uma disponibilidade e flexibilidade notáveis, zelando sempre pelos interesses da Visor.ai. Esta parceria resultou num crescimento de leads e brand awareness para a marca Visor.ai nacional e internacionalmente”.
Gianluca Pereyra, Co-Fundador e CEO da Visor.ai
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Sobre a Visor.ai – Fundada em 2016, a Visor.ai é uma empresa de software que desenvolveu uma plataforma de conversação inteligente para os canais de chat, e-mail e voz para organizações que procuram evoluir para a automatização do serviço ao cliente e/ou comunicação interna. A empresa conta com uma equipa de mais de 40 colaboradores, número este que continua a crescer, tendo criado serviços de comunicação inteligente para mais de 50 clientes, especificamente no sector dos seguros e da banca, incluindo o Grupo Generali, Millennium BCP e BNP Paribas, apresentando uma taxa de resolução de problemas de mais de 80%, sem intervenção humana.