Como fazer o Marketing gerar leads em alturas críticas do ano?

Como otimizar conteúdo para gerar mais leads

Uma das principais prioridades dos profissionais de marketing é a criação de conteúdos. No entanto nem todos os conteúdos criados geram leads e esse é um dos grandes desafios que equipas de marketing enfrentam diariamente! Por vezes os conteúdos apresentam uma má performance e não existe conversão de visitantes em leads. Mas então como otimizar conteúdo para gerar mais leads?

Como construir um conteúdo que converte?

Antes de identificar onde otimizar conteúdo para gerar mais leads é necessário compreender como criar um conteúdo com bom desempenho. Os conteúdos que geram maior envolvimento reúnem um conjunto de características em comum:

  • Conteúdo rico com muita qualidade;

  • Divertido;

  • Não promocional;

  • Educacional;

  • Inovador;

  • Altamente relevante.

No entanto desenvolver conteúdo com estas características não é assim tão simples!

Como identificar o desempenho do seu conteúdo?

São vários os indicadores que podem ser analisados para determinar o desempenho do conteúdo. Elaborámos uma short-list de alguns desses indicadores:

  1. Perda de tráfego orgânico;

  2. Falta de envolvimento dos visitantes com o conteúdo;

  3. Métricas de conteúdo baixas (visitas, partilhas de conteúdos nas redes sociais, conversão em formulários, etc);

  4. Fluxos sem conversão apesar do patrocínio dos conteúdos.

Qual a solução para este problema? Como otimizar conteúdo para gerar mais leads e mais envolvimento com o público-alvo? Esta é uma questão com que muitos profissionais de marketing se debatem diariamente!

Então, como otimizar conteúdo para gerar mais leads?

1. Melhorar o uso de palavras-chave de cauda longa

Se conseguir tráfego e visibilidade orgânica é um problema no desempenho do seu conteúdo, é importante tentar otimizar com palavras-chave de cauda longa que correspondam ao que o utilizador procura e ao que o seu conteúdo dá resposta.

2. Otimizar títulos para aumentar taxa de cliques

São mais de 200 os fatores de classificação do Google para criar o ranking das páginas apresentadas quando é feita uma pesquisa. A taxa de cliques é um fator com um peso significativo na forma como o Google classifica as páginas. Investir num bom título trará mais cliques para os seus conteúdos e melhorará a performance orgânica, e consequentemente o posicionamento no Google.

3. Criar uma meta descrição atraente

Em SEO a meta descrição já não é o elemento com mais peso na atribuição de ranking por parte do Google. No entanto não deixa de ser fundamental apostar neste elemento. Um bom título, os headers e a meta descrição têm impacto no envolvimento do utilizador e influenciam a sua taxa de clique, sendo este um indicador relevante para o Google. Uma meta descrição concreta e atraente pode ajudar a melhorar o posicionamento do conteúdo.

4. Ajustar o conteúdo de acordo com a intenção do visistante

É fundamental ajustar o conteúdo de acordo com o que os visitantes procuram. Conheça bem os seus visitantes e ajuste o seu conteúdo, incluindo informações novas ou mais direcionadas. Se os seus visitantes procuram conteúdos sobre tecnologia, não terá tantas conversões se o conteúdo apresentado se focar em culinária ou mecânica.

5. Adicionar links internos e conteúdo de link cruzado

Se o conteúdo se foca exclusivamente na sua empresa, este pode ser um motivo para um baixo envolvimento dos leitores e visitantes. Sem links externos ou fontes confiáveis os visitantes podem considerar o conteúdo uma mera opinião pouco fundamentada. Links externos para outras fontes ajudam a reforçar a credibilidade e a autoridade do conteúdo.

6. Consolidar o conteúdo

Se possui vários conteúdos com pouco tráfego, porque não agrupar toda a informação numa única peça mais abrangente e com maior valor para os leitores? Redirecione as ligações com menor desempenho para o novo conteúdo. Por exemplo, se tem vários artigos dispersos sobre um tema e cada um tem pouco envolvimento, porque não criar um eBook com o conteúdo mais desenvolvido e criar uma chamada de atenção para este novo conteúdo em todos os artigos?

São várias as formas de identificar se o conteúdo pode ser melhorado e inúmeras as técnicas que podem ser usadas para melhorar a performance do conteúdo. SEO, acrescentar links, melhorar as palavras-chave, adaptar os títulos e tópicos de acordo com a pesquisa dos utilizadores ou até mesmo consolidar algumas peças de conteúdo são apenas algumas sugestões!

Precisa de ajuda para otimizar o seu conteúdo e gerar mais leads? Fale com um dos especialistas da OutMarketing!

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