11 Ferramentas que os Inbound Marketeers não dispensam
A rotina do profissional do Inbound Marketing é mais acelerada do que uma pessoa pode imaginar. Para garantir os resultados esperados em cada campanha, ação e alcançar as metas no final do mês, é fundamental acompanhar diversas métricas e números que vão direcionar o trabalho a cada dia. Mas, como conseguir medir, analisar, planear e replanear o trabalho de maneira eficiente e prática? A resposta está com o apoio da tecnologia, isto é, usando ferramentas para marketeers adequadas para cada etapa.
As análises do tráfego, a interação nas publicações, as edições de imagens, a otimização dos textos e automação, são apenas algumas das atividades que fazem parte de toda a estrutura do Inbound Marketing. Para os chamados “one-man-army”, ou seja, aqueles Marketeers que precisam realizar inúmeras tarefas sozinhos, torna-se ainda mais imprescindível contar com o apoio de soluções de tecnologias. Isso significa otimizar o tempo, aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar melhores resultados. A pensar nisso, criamos uma lista com as principais ferramentas que todo Inbound Marketeer precisa conhecer para garantir o funcionamento perfeito da Metodologia Inbound.
É impossível iniciar a abordagem sobre as principais ferramentas do Inbound Marketing sem mencionar o Google Analytics. A ferramenta permite uma análise completa de todo o website, seja em visões gerais como também de cada página que o compõe.
O número de visitas, a origem do tráfego, a taxa de rejeição são apenas alguns dos dados que contribuem diretamente para o planeamento de um conteúdo estratégico e com impacto em cada fase do funil de vendas.
Ainda em sequência com as ferramentas da gigante das buscas, há o Google PageSpeed Insights. Não há grandes mistérios na sua utilização, mas os resultados podem revelar dados que tem impacto direto nos seus resultados.
A ferramenta permite, a partir da inserção de um URL, a análise do website ou de uma página. No resultado, apresenta as informações, instruções e sugestões de melhoria na velocidade da página analisada. Lembre-se sempre de que esse é um fator que contribui para o posicionamento no ranking do Google.
As redes sociais são itens essenciais na estratégia de Inbound Marketing. Contudo, fazer uma gestão de qualidade, em especial para aqueles que estão a trabalhar sozinhos, pode ser um verdadeiro desafio.
Quando conhecer o Hootsuite vai pensar porque motivo é que ainda não o tinha usado. A ferramenta permite a programação de publicações, a monitorização de menções e a análise dos resultados. Dependendo do plano escolhido, é possível gerir redes em equipas, entre outros recursos avançados.
Um produto nacional, o Swonkie tem como premissa a otimização do tempo com a gestão das redes sociais. Facebook, Instagram, Linkedin, Blog, Pinterest, Tumblr e Google+, são apenas algumas das opções que pode trabalhar na plataforma.
Além disso, de acordo com o plano escolhido, é possível gerir diversos perfis de um único lugar. Uma curiosidade, é o facto de poder planear e agendar a publicação dos Instagram Stories, com direito ao uso de Gifs e todos os recursos existentes.
Podemos afirmar que o blog é uma das principais fontes de atração de visitantes numa estratégia Inbound. Para que o canal funcione de maneira apropriada, é imprescindível contar com uma ferramenta completa e com opções de plugins que supram todas as necessidades. Atualmente, o WordPress detém 28% dos websites publicados e isso deve-se a sua praticidade e facilidade de uso.
Para quem está a iniciar na atividade de blogging, o WordPress oferece grandes atrativos. Entre eles, estão as sugestões para ajustar alguns itens essenciais de otimização da página.
Conseguir reunir todas as informações necessárias, planear as ações e anlisá-las num mesmo lugar, é um verdadeiro sonho para os Inbound Marketeers que já não sabem como vão encontrar tempo para tantas tarefas. O RD Station Marketing é uma plataforma que permite automatizar diversos processos, desde a automação de Marketing à gestão das redes sociais, com foco na categorização, nutrição e relacionamento com os leads gerados em cada etapa do funil de vendas.
A Hubspot é a grande responsável pela popularização do termo Inbound Marketing em todo o mundo. A plataforma conta com desde ferramentas para automação até um CRM nativo. Ou seja, é possível reunir num só lugar todos os dados necessários para as ações de Marketing, Vendas e Serviços. Isso significa redução no tempo para execução das tarefas, maior geração de leads e melhores resultados, seja para as médias ou grandes empresas.
Com foco nas pequenas empresas, o MailChimp é uma solução prática e económica de Automação de Marketing. Na verdade, o foco desta ferramenta é o email e as possibilidades de automação dos processos: envios, fluxos de nutrição e análises.
O MailChimp oferece planos pagos e gratuitos, que são o ideal para quem está a iniciar a sua estratégia de email Marketing e busca conseguir insights para melhorar os seus resultados.
9. Trello
Com tantas possibilidades e muito trabalho por fazer, pode ser difícil conseguir organizar tudo. A gestão dos projetos é, em especial para as pequenas e médias empresas, um dos grandes impedimentos no alcance de melhores resultados.
O Trello permite a criação de painéis que podem ser partilhados com a equipa, estruturados em forma de kanban, um sistema de otimização de tempo e aumento de produtividade.
Se o Analytics é a principal ferramenta de análise, o Ads é a principal ferramenta e canal de paid media da atualidade. O antigo Google Adwords, recebeu o novo nome em 2018 e agora conta com recursos especiais para as pequenas empresas: as campanhas smart.
O Google Ads é usado para criar anúncios e campanhas com base em palavras-chave e nos seus volumes de busca na web. A ferramenta é uma grande aliada da estratégia Inbound, mas exige atenção na hora do investimento e planeamento.
Para fechar com algo mais leve e criativo, vamos falar do Canva, uma ferramenta que surgiu para salvar a vida daqueles que estavam sempre a depender do trabalho dos designers gráficos. Com utilização intuitiva, o Canva oferece templates e bases com o tamanho correto para diferentes tipos de publicações como, por exemplo, Stories, Facebook, Linkedin entre outros. Também há padrões para materiais que podem ser impressos, como cartões profissionais ou cartazes.
Estas são apenas algumas das opções para começar a organizar o seu trabalho, implementando assim a sua estratégia de Inbound Marketing de forma estruturada e com mensuração de resultados. É sempre importante priorizar quais são os seus principais problemas e quais exigem uma solução mais urgente que atenda as suas necessidades de negócio.