5 dicas para aumentar o sucesso das campanhas de email marketing
As tecnologias, as ferramentas e os canais associados ao marketing têm evoluído muito nos últimos anos, mas os dados são claros e os especialistas são unânimes: o email marketing continua a ser um dos mais eficientes para adquirir clientes, logo a seguir à pesquisa orgânica e muito acima das redes sociais.
Integradas numa estratégia de marketing digital, as campanhas de email marketing podem ser potenciadas seguindo algumas dicas que explicamos abaixo. Mas antes de implementar uma estratégia de email marketing, lembre-se de que há alguns pontos a considerar:
- Não compre listas de emails – esses contactos podem não ter dado autorização para receber emails da sua organização e normalmente não estão atualizados.
- “Higienize” regularmente a Base de Dados (eliminar os hard-bounces e os contactos inativos há muito tempo).
- Segmente sempre a Base de Dados – possivelmente o que o CTO quer receber, não é o mesmo conteúdo que o CMO quer receber!
Vamos agora dar-lhe 5 dicas para potenciar o sucesso da sua estratégia de email marketing:
Considere um plano específico para email marketing
Aposte numa Base de Dados qualificada e permissiva, segmente o target, identifique as áreas em que cada segmento está mais interessado e recetivo, planeie as campanhas para ir ao encontro dessas necessidades, defina um objetivo (o que pretende que o destinatário faça?), calendarize o envio, estabeleça metas de conversão, avalie e faça os ajustes necessários.
Não se esqueça do mobile
Adapte as suas campanhas de email marketing aos dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets. 47% dos emails são vistos em dispositivos mobile e a tendência é esta percentagem aumentar. A maioria das plataformas de email existentes no mercado já faz este ajuste de forma automática – design responsive.
Preste atenção ao assunto da campanha de email marketing
O assunto da sua campanha de email marketing deve ser suficientemente atrativo para levar os destinatários a abrirem – o inicial e decisivo passo. O assunto funciona como o título de uma notícia. Se não for apelativo o suficiente, a maioria das pessoas vai descartá-lo. A primeira linha também aparece logo no preview, pelo que é o segundo elemento mais importante.
Utilize conteúdos visuais e call-to-actions no seu email
Imagens, gráficos, ilustrações, banners, botões call-to-action. Todos estes elementos acrescentam valor à campanha, encaminham o target rumo ao seu objetivo e levam-no a agir. Somos “visual thinkers” e os elementos visuais são mais persuasivos e apelativos. Com conta, peso e medida, garanta o equilíbrio texto/imagem. Não esquecer de atribuir nomes “lógicos” às imagens e preencher o campo “alt-text” para, pelo menos, o destinatário saber o que deveria visualizar.
Associe as redes sociais à sua campanha de email
Aproveite as redes sociais para aumentar o alcance das suas campanhas de email marketing. Crie uma tab para subscrição, publique as campanhas e permita a sua partilha.
A automação assume um importante papel na estratégia de email marketing, pelo que deverá ser selecionada uma plataforma que permita a gestão dos contactos, a criação, o envio, a integração em fluxos, a análise e a avaliação das campanhas. Sugerimos o português e-goi ou o americano mailchimp. Melhor ainda, e se possível, é optar por sistemas de “marketing automation”, em que a gestão de e-campanhas representa apenas uma pequena parte e está integrada com todas as outras áreas digitais (tratam o marketing de forma holística e potenciam os resultados), como é o caso do rd station ou hubspot.