A Comunicação Interna como driver para a inovação nas empresas de TI
A capacidade de desenvolver novas ideias, produtos/serviços e processos que respondam às necessidades do mercado é essencial para o crescimento das empresas. No entanto, a inovação não acontece por acaso. Requer um ambiente propício onde a criatividade possa florescer. Um dos elementos-chave para criar esse ambiente é uma comunicação interna eficaz, aberta e transparente.
Se a informação flui livremente, os talentos sentem-se mais envolvidos e são mais propensos a partilhar ideias, sem receio de críticas. Num ambiente colaborativo em que existe confiança e respeito, as barreiras hierárquicas e departamentais são minimizadas, permitindo que o conhecimento circule com maior agilidade. A inovação surge frequentemente dos contributos de pessoas com diferentes perspetivas, backgrounds e competências. Quando são valorizadas e motivadas, quando são encorajadas, quando entendem os objetivos e desafios da empresa, e como o seu trabalho impacta o sucesso geral e faz parte de um propósito comum, estão mais comprometidas e inclinadas a investir tempo e esforço a pensar fora da caixa, a experimentar novas abordagens, a propor diferentes formas de melhorar processos e produtos/serviços.
Práticas que fomentam a inovação
Que práticas se podem implementar para estimular a criatividade e que as melhores ideias venham à tona? Aqui estão algumas:
Reuniões Regulares e Estruturadas
Devem incluir uma agenda clara, tempos definidos para discussão de cada tópico, e espaço para que todos possam participar e partilhar as suas ideias. E focar-se não só nos problemas a resolver, mas também em ideias novas e soluções criativas.
Sessões de Brainstorming
Devem ser conduzidas num ambiente onde todos se sintam à vontade para expressar as suas ideias, por mais inusitadas que possam parecer. Utilizar técnicas como a “brainwriting” (onde os participantes escrevem as suas ideias antes de partilhá-las) pode ajudar a garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir.
Ferramentas de Comunicação Digital
Ferramentas como o Slack, Microsoft Teams e Trello facilitam, otimizam e aceleram a comunicação e a colaboração: partilha de informações, feedback contínuo, votação de ideias, definição de prioridades, organização de tarefas, coordenação de projetos, etc.
Programas de Inovação Interna
Programas e “competições” em que os colaboradores são incentivados a submeter ideias para novos produtos/serviços ou melhorias nos processos existentes, não só promovem a inovação, mas também aumentam o envolvimento e a motivação. Uma das formas é a possibilidade de dedicarem determinado tempo do seu dia a estas iniciativas.
O Papel da liderança na Comunicação Interna
Os líderes devem ser os primeiros a exemplificar uma comunicação aberta e transparente, ser acessíveis e recetivos às ideias e preocupações dos colaboradores, ouvi-los ativamente, e agir sobre o feedback recebido. Mas há mais que podem fazer:
Para que a comunicação interna seja eficaz, os líderes precisam de comunicar claramente os objetivos e a visão da empresa. Os colaboradores têm de compreender e identificar-se com o propósito e rumo definidos e saber como o seu trabalho os influencia. Esta clareza ajuda a alinhar os esforços de todos e a focar a criatividade e a inovação nas áreas mais importantes.
Devem também implementar programas e valorizar publicamente as contribuições inovadoras dos colaboradores, bem como oferecer recompensas (financeiras ou não financeiras) que incentivem a continuação dessa postura e motivem outros a seguir o mesmo caminho.
Casos de sucesso para inspiração
Google: 20% Time
O Google é frequentemente citado como um exemplo de empresa que promove a inovação através de uma comunicação aberta e de programas internos. O famoso “20% Time” permite que os colaboradores dediquem 20% do seu tempo a projetos da sua escolha, fomentando a criatividade e a inovação. Muitas das inovações mais significativas do Google, surgiram deste programa.
Atlassian: ShipIt Days
A Atlassian realiza eventos chamados “ShipIt Days“, onde os colaboradores têm 24 horas para trabalhar em qualquer projeto que desejem. Estes eventos incentivam a inovação e a colaboração entre equipas, resultando frequentemente em melhorias significativas nos produtos e processos da empresa.
3M: Cultura 15%
A 3M é outra empresa que promove a inovação através de um programa estruturado. O “Cultura 15%” permite que os colaboradores dediquem parte do seu tempo a explorar novas ideias. Este programa resultou em inúmeras inovações, incluindo o famoso Post-it.
Ao promover a colaboração, facilitar a troca de ideias, aumentar o envolvimento e compromisso dos colaboradores e estimular a criatividade, as empresas podem criar um ambiente propício à inovação. Implementar práticas eficazes de comunicação, utilizar ferramentas digitais, proporcionar feedback contínuo, e desenvolver programas de inovação interna são passos fundamentais para alcançar este objetivo.
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