Como construir autoridade profissional no Linkedin

Autor: Joel Gomes
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O Linkedin possui grande quantidade de utilizadores no mundo todo, ultrapassando a marca dos 600 milhões de pessoas registadas. Por conta dessa expressividade, é preciso saber atuar nesse canal e entender como explorar os benefícios que a rede social oferece. Por isso, se deseja aumentar a sua presença digital no Linkedin e impulsionar a sua imagem profissional, veja as dicas a seguir e comece hoje mesmo a construir a sua autoridade profissional no LinkedIn.

Invista no seu perfil

O bom marketing no Linkedin começa pelo perfil. E como a rede social possui foco mais profissional, é preciso caprichar nas informações. Assim como em um currículo, é importante priorizar as informações mais relevantes da sua carreira como experiências e principais conquistas.

Invista na sua imagem profissional

A credibilidade é um dos pilares da autoridade, por isso, é imprescindível investir na sua imagem pessoal e profissional. Ao começar pela sua foto de perfil. Diferente de outras redes sociais, a foto de perfil no Linkedin deve ser de preferência em um ambiente sóbrio e com a melhor qualidade possível. Atenção também para evitar roupas inapropriadas ou que não transmitem uma imagem profissional.

Seja ativo nos grupos

Os grupos são ferramentas importantes dentro do Linkedin e por isso devem ser levados em consideração por quem deseja criar autoridade. Por meio desses canais é possível trocar ideias com outros profissionais, sanar dúvidas e até mesmo conseguir novos negócios ou parcerias.

Faça contribuições relevantes

Uma das formas de se destacar e atrair a atenção na rede social é por meio de contribuições significativas em debates e discussões. Ao oferecer soluções e informações relevantes, os outros usuários começarão a vê-lo com outros olhos e passarão a depositar mais confiança em suas afirmações. No entanto, saber escolher os debates e não opinar em algo sem ter conhecimento também é uma forma de blindar a sua imagem. Por isso, tenha convicção do que transmite, pois caso contrário, as pessoas poderão ter uma percepção negativa sobre você.

Ofereça conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é um dos itens, se não, o item mais importante para quem deseja construir autoridade no Linkedin ou em qualquer outro canal. Ao oferecer conteúdo de qualidade, é possível atrair e reter seguidores que também acreditam nas suas ideias. Com isso, você terá uma audiência fiel e ávida por ler e ouvir o que você tem a dizer.

Seja consistente

Porém, um dos requisitos para a boa produção de conteúdo está na consistência. Ser consistente nesse contexto é seguir criteriosamente uma linha editorial e periódica. Nesse caso, vale a pena planejar o que e como será abordado um determinado tema, bem como apresentar visões e opiniões embasadas em dados. Pode apostar, pois com o tempo a sua audiência o verá com uma autoridade no assunto, principalmente se o conteúdo abordado tiver comprovação e métodos.

Faça networking estratégico

Quando se fala em rede social não tem como não falar em networking. E na área profissional, a sua rede de contatos é de extrema importância para a sua carreira. No entanto, como em tudo na vida, mais do que a quantidade, é preciso priorizar a qualidade. E nesse caso, a qualidade dos contactos conta muito mais do que os números. 

Conecte-se com as pessoas certas

Quem são as pessoas certas para você? Se você trabalha em uma determinada área, o que é mais importante? Uma formação específica? O domínio de uma ferramenta? Todas essas questões são importantes na hora de construir a sua rede de contatos. No entanto, evite ser intrusivo ou grosseiro ao criar conexões. Lembre-se que networking é troca de conhecimentos e não pode ser visto apenas como uma “escada” para conquistar algo.

Tenha um blog profissional

Construir autoridade vai muito além dos “muros” de uma rede social. Por isso, investir em outros canais como um blog reforça ainda mais a sua imagem profissional. Por outro lado, a construção de autoridade também acontece por meio da publicação de conteúdo relevante e consistente. Contudo, um blog pode ser a extensão do seu perfil no Linkedin e vice-versa.

Registre um domínio

Por falar em blog profissional e autoridade, o registro de domínio é muito importante para transmitir credibilidade ao seu canal, clique aqui para registrar o seu. A ideia de ter um nome de domínio faz com que o seu blog fique conhecido pela exclusividade, podendo até levar o seu nome próprio ou qualquer outro conceito que resuma suas ideias. Sendo assim, opte por nomes fáceis, curtos e que tenham relação com o seu negócio ou ideia. Lembre-se que é por ele (domínio) que a sua autoridade será construída.

Construir uma autoridade é um processo longo e deve ser muito bem planejado, pois não é algo que acontece da noite para o dia. Por fim, ser referência em uma área não é tão simples, mas com empenho e consistência é possível construir o seu nome e ser respeitado por sua bagagem profissional. E o Linkedin é a rede social perfeita para isso.

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