Como convencer o CEO da sua empresa a investir em Redes Sociais?

Como convencer o CEO da sua empresa a investir em redes sociais? 😎

Se é um profissional da área do Marketing, sabe quão difícil pode ser convencer um CEO sobre a importância de investir em redes sociais. Normalmente, o CEO está focado noutros aspetos do negócio e demora a aprovar a execução desta estratégia, mesmo que reconheça a sua utilidade.

Comece por preparar o terreno

Antes de querer convencer o seu CEO a usar Redes Sociais, explique de forma clara como é que o Content Marketing pode ajudar a sua empresa a trabalhar a autoridade e a aumentar a notoriedade. Se não fizer isto, será como começar a construir uma casa pelo telhado. Assim, antes de convencer quem quer que seja, garanta que tem preparadas algumas das seguintes ações:

Benchmarking

Pesquise como é que o mercado das Tecnologias marca presença nas Redes Sociais – principalmente a concorrência. Onde é que eles estão presentes? Como é que fazem essa presença? Reúna todos esses dados e preveja de que forma pode a sua empresa adotar algumas dessas políticas.

Métricas

Há muita coisa que pode ser subjetiva, porém há uma que não deixa margem para dúvidas: os números. Pesquise as melhores estatísticas que comprovam o investimento em Content Marketing e qual o impacto no ROI.

Principais objeções

Quando vai apresentar uma ideia provavelmente já sabe que vai haver uma série de objeções que o seu CEO vai apresentar, e no caso das Redes Sociais, isso não será diferente. Então, pense de antemão quais são os argumentos que poderá ouvir e de que forma pode contra-argumentar.

Planeamento

Melhor do que apresentar números e argumentos é mostrar como é que na prática determinada ação pode funcionar: ajuda a visualizar de que forma é que no dia-a-dia as Redes Sociais impactam no trabalho da sua empresa. Faça um documento onde planeie cada uma das publicações em cada rede social e quando é que vai publicar. Nesse documento também pode contemplar quem é que intervém em todo o processo e em que fase.

Agora que já tem tudo preparado, que tal irmos aos argumentos?

Destacamos neste artigo três benefícios de campanhas em redes sociais para que possa demonstrar junto do seu superior como estas podem ser eficazes na geração de leads e na interação da empresa com o exterior.

3 benefícios de campanhas em redes sociais

1. Estar onde os concorrentes estão

A primeira coisa que tem de mostrar ao seu CEO é que o investimento em redes sociais é cada vez mais global. Mais de 60% das empresas – segundo um estudo realizado pela Oracle – aumentaram os seus orçamentos de marketing, principalmente tendo em vista o digital e as redes sociais.

Só nos EUA, este ano, o investimento no social media deverá ultrapassar os 10 mil milhões de dólares. Os números não mentem e são excelentes argumentos.

No entanto, é importante realçar que a empresa não precisa de um orçamento milionário para estar no digital. Uma presença de forma consistente, planeada e assertiva é o suficiente para ajudar a empresa a “entrar no jogo” e fazer-se notar com conteúdo relevante junto do seu público-alvo através de posts patrocinados.

2. A vantagem competitiva

As redes sociais têm um grande poder sobre os utilizadores. Somos seres sociáveis e com uma grande predisposição para a conexão e a interação mútua. Uma empresa que esteja presente de forma eficaz nas redes sociais terá vantagem competitiva sobre as outras. Mas qual é a forma mais eficaz de estar numa rede social?

Não existe uma receita que se aplique a todas as situações e é preciso testar até encontrar a forma que se demonstre mais eficaz para a sua empresa. É por isso que é importante calcular o ROI (retorno sobre investimento) de cada ação ou campanha realizada. A boa notícia é que o ROI de campanhas em redes sociais é facilmente calculável. Basta ter a certeza que a equipa ganha mais do que gasta nas campanhas de redes sociais.

3. Chegar aos clientes, onde eles estão

O terceiro argumento é mostrar que a empresa tem de chegar aos clientes, onde eles estão. E ninguém duvide que eles estão nas redes sociais. É apenas necessário demonstrá-lo.

Com tantas pessoas interessadas em interagir com marcas e participar em ações, não há motivos para a sua empresa ficar de fora.

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Artigo escrito originalmente a 27 de Julho de 2016 e atualizado a 24 de Abril de 2020