Investir numa ferramenta de automação de marketing: sim ou não?
Tão importante quanto “fazer marketing” é medir os resultados que as ações estão a gerar. Pensando nisto, no artigo de hoje lançamos a seguinte questão: vale a pena investir numa ferramenta de automação de marketing?
Acreditamos que sim! Identificámos 6 motivos e benefícios para a sua empresa investir numa ferramenta de automação de marketing.
1. Medição de resultados
É fundamental avaliar o desempenho d e todas iniciativas de marketing para tomar as decisões certas na hora certa. Desde fazer os ajustes ou melhorias até simplesmente deixar de parte e tentar outras formas. Uma ferramenta de automação reúne os dados necessários de forma bastante simples e rápida.
2. Campanhas ad hoc pouco eficazes
Campanhas ad hoc tornam difícil saber o retorno das ações como um todo. Com a automação de marketing isso não existe. Ao investir numa ferramenta de automação de marketing, as campanhas integradas conseguem apresentar resultados visíveis e mensuráveis, o que simplifica bastante quando chega a hora de tomar decisões, otimizar recursos e medir resultados.
3. Acompanhamento de leads
Sabe de onde vêm os seus leads? Quais sãos as suas preocupações? E sabe quando estão prontos para serem passados para a equipa de vendas? Ao investir numa ferramenta de automação de marketing é possível responder a todas essas perguntas. Além de ser possível criar um fluxo de automação de e-mails e de nutrição dos leads em diferentes estágios de compra, consegue também reunir todas as informações relevantes sobre o seu público-alvo, acompanhando o lead em toda a jornada de compra, melhorando o timing para conversão em cliente.
4. Otimização do tempo
Com uma ferramenta de automação de marketing a sua equipa consegue alocar o seu tempo ao que é realmente importante. Otimizar campanhas, obter o máximo de retorno em cada uma, qualificar leads e gerar oportunidades de negócios são apenas alguns exemplos. Com uma ferramenta não é perdido tempo com atividades operacionais.
5. Informações centralizadas
Com a ferramenta de automação é possível centralizar todas as informações relevantes numa só plataforma. De nada adianta ter várias ferramentas de automação (uma para redes sociais, outra para criar landing pages, outra para email marketing, etc.) e não conseguir analisar as informações de maneira assertiva e integrada. Ter muitas ferramentas irá dispersar a atenção da equipa de marketing e vai ser perdido mais tempo a agregar toda a informação. Por esse motivo, é fundamental reunir toda a informação numa só plataforma para conseguir melhores resultados.
6. Melhorar a relação com a equipa de vendas
Como afirmámos anteriormente, a automação de marketing facilita e melhora a qualificação de leads. Assim a equipa de marketing não passa para a equipa de vendas leads “frios”, ou seja, que ainda não estão preparados para a compra. Com a ferramenta de automação os leads são nutridos com eficiência e assim a equipa consegue fazer um melhor aproveitamento dos mesmos, trazendo mais negócio para a empresa.
Como pode perceber, é fundamental investir numa ferramenta integrada de automação. O motivo? Irá ajudar – e muito – a aumentar o ROI das ações de marketing, trazendo mais previsibilidade para o seu negócio. Ao utilizar ferramentas para automação de marketing, consegue reunir mais dados sobre seu público, analisá-los e tomar decisões mais assertivas, aumentando a produtividade e consequentemente a faturação.