De que forma a pesquisa por voz vai afetar o SEO
Já se apercebeu que a pesquisa por voz tem aumentado? Quantas vezes já fez perguntas à Siri, ao Google Now ou à Cortana? Acompanhar esta nova tendência de pesquisa é essencial para se manter nas primeiras colocações no ranking de pesquisas.
Neste artigo de blog, fique a saber um pouco sobre a pesquisa por voz e de que forma pode otimizar o SEO do seu website.
Como funciona a pesquisa por voz?
Já ouviu falar do Hummingbird? É o apelido para uma das últimas atualizações do Google para o seu algoritmo de rankeamento. Com essa atualização, o Google passou a compreender melhor as pesquisas dos utilizadores.
E se os resultados eram, até aqui, listados de acordo com o significado das palavras-chave, com este algoritmo, passaram a ser interpretados pela intenção e contexto em que a pesquisa se realiza. Ou seja, a semântica do conteúdo passo a ter muito mais valor.
Se o algoritmo do Hummingbird entende que determinadas páginas são mais interessantes para o utilizador, irá listá-las nos primeiros resultados. E essa otimização permitiu que, o maior mecanismo de pesquisa do mundo, torna-se a pesquisa por voz mais eficiente. Se antes o utilizador digitava “marketing para TI”, hoje ele fala “qual a melhor estratégia de marketing para TI”.
E essa tendência de pesquisa por voz está a aumentar exponencialmente!
A pesquisa por voz é realmente relevante?
A quantidade de pesquisas feitas por dispositivos móveis tem crescido bastante. Segundo a StatCounter, na última análise feita em outubro de 2016, a quantidade de pesquisas feitas através de dispositivos móveis superou as pesquisas via desktop.
Associado ao aumento da pesquisa através de dispositivos móveis, vemos que a tendência da pesquisa por voz também aumenta – já que é muito mais fácil falar do que digitar no smartphone. E os dispositivos já vêm preparados para isso. Quem nunca fez uma pergunta para a Siri, para o Google Now ou para o Cortana?
A pesquisa por voz cresce e vai continuar a crescer nos próximos anos. A Gartner prevê que o uso das interfaces de conversação têm tendência a se massificar nos próximos 5 a 10 anos. Por isso, a pesquisa por voz exigirá que novas técnicas e estratégias de SEO sejam aplicadas, para se manter um bom posicionamento do site nos mecanismos de pesquisa.
Como otimizar meu site/blog para a pesquisa por voz?
Agora que já sabe a importância da pesquisa por voz, e como ela impactará o seu SEO nos próximos anos, é importante já estar preparado. Por isso, separamos algumas dicas importantes para que a sua empresa de TI saiba por onde começar.
Comece por ter o seu website otimizado para SEO
Pode parecer repetitivo estarmos sempre a voltar aos básicos, mas nada que envolva o Google vai funcionar corretamente se não tiver o seu website devidamente otimizado para ser encontrado pelo famoso motor de pesquisa. Se precisar de ajuda de como pode otimizar o seu website, veja aqui como o podemos ajudar ou leia o nosso ebook “SEO para Vendas Complexas“.
Foque-se no que estão a falar
Então, não podemos falar em SEO e ter o seu website otimizado, se não soubermos o que estão as suas personas a falar. Claro que falamos de keywords dedicadas ao seu setor e que posicionam o seu website nos motores de pesquisa. Como é que pode conseguir isso? Pesquise sobre o que estão a falar as suas personas (pesquise nas Redes Sociais, motores de busca e no Ubersuggest), defina as palavras-chave corretas (temos um Template de Keywords que lhe pode dar jeito) e desenvolva conteúdo que estejam em concordância com estas.
Otimize o seu site no featured snippets
Os featured snippets são os cartões de respostas que aparecem logo no topo da página de pesquisa no Google. São conhecidos como “Posição 0” (zero). Alguns assistentes de voz leêm os featured snippets, ou mostram o resultado na tela quando o utilizador faz alguma pergunta. Por isso, é tão importante produzir materiais completos e informativos sobre o seu negócio.
Mesmo sabendo que a pesquisa escrita ainda perdurará, ou melhor, não acabará, não podemos esquecer o fato de que as pesquisas por voz vão aumentar. Por isso, é essencial que a sua empresa de TI mantenha o seu potencial de ser encontrada elevado, mesmo com as mudanças nas tendências de pesquisa.
Inscreva-se no Google My Business
Há uma grande possibilidade de, nas pesquisas locais, a sua empresa de Tecnologia poder ser encontrada. Assim, no Google My Business, ofereça dados como endereço, telefone, imagens e horários de funcionamento para o Google. Como as pesquisas por voz têm importância no contexto da localização, manter a sua ficha de empresa atualizada favorecer o seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
Responda às perguntas frequentes dos seus visitantes
Falar é completamente diferente de escrever uma pergunta. Por isso, é muito importante que identifique quais as perguntas mais frequentes dos seus clientes. A produção de conteúdo deve, depois, incidir sobre essas questões.
Saiba junto da equipa de vendas, quais são as perguntas mais ouvem. Peça para que as anotem e partilhem. Veja o que está a ser comentado nas redes sociais e quais são as principais dúvidas das suas buyer personas.
Artigo publicado originalmente a 26 de março de 2018 e atualizado a 16 de novembro de 2020