Psicologia das cores numa empresa de comunicação para o mercado das TI

Determinantes na criativa área do Marketing, as cores têm uma influência vital em projetos de design frequentemente utilizados para a comunicação das empresas de Tecnologia. A sua aplicação é, no entanto, bastante influenciada pelo seu significado. A famosa psicologia das cores pode ser aplicada na perfeição à área do Marketing e da Comunicação de uma empresa de Tecnologia, na medida em que o seu significado vai influenciar a imagem geral de cada projeto. Uma empresa de comunicação com uma forte vertente de design deve saber aplicar as cores com a máxima eficácia nos projetos dos seus clientes.

Um dos melhores artigos sobre psicologia das cores é da autoria de Henrique Carvalho, autor do blog Viver de Blog. É aí que o autor apresenta uma completa infografia sobre a psicologia das cores e a influência que ela pode ter na área empresarial, algo determinante para qualquer empresa de comunicação com clientes empresariais no setor das Tecnologias de Informação.

Porque as cores são tão importantes para a empresa de comunicação da sua empresa de Tecnologia?

De acordo com o artigo desse famoso «blogger», quase 85% dos consumidores destaca as cores dos produtos como um dos fatores mais importantes para a sua aquisição. Ainda segundo o mesmo artigo, cerca de 93% dos clientes avaliam as cores de um produto antes de o comprar. Mais ainda, aproximadamente metade das pessoas desistem de produtos ou serviços porque não têm a sua cor preferida.

Só aqui já é possível compreender a importância das cores para as empresas de Tecnologia, sobretudo as B2C, e os seus responsáveis. A área de webdesign dessas empresas ou de qualquer empresa de comunicação que lhes preste serviços tem de compreender muito bem estas variáveis.

Além de ser um fator de diferenciação, num mercado cada vez mais concorrencial, as cores podem determinar a aceitação ou rejeição de um produto e aumentar o reconhecimento de uma marca. Um bom exemplo disso é a multinacional McDonald’s, com o seu famoso vermelho e amarelo.

Por outro lado, as cores melhoram a leitura e a compreensão de forma muito significativa. Mas, qual o significado atribuído a cada uma das cores primárias? E que influência isso pode ter ao nível do Marketing e dos clientes de uma empresa de comunicação?

Significado das cores primárias

empresa de comunicação

  • Vermelho: paixão, emoção e atividade. Incentiva ações e aumenta a confiança e a intensidade. É muito utilizada na compra por impulso e em liquidações.
  • Amarelo: felicidade, estímulo e acolhimento. Promove o otimismo e a esperança, ajudando a estimular o intelecto. É uma cor excelente para realçar detalhes e para call-to-actions.
  • Azul: segurança, acalmia e tranquilidade. É uma cor que aumenta a criatividade. Promove a confiança nas marcas e é muito utilizada em negócios empresariais no setor das Tecnologias de Informação.

 E das cores secundárias

  • Laranja: cor equilibrada, amigável e convidativa. Reflete calor e entusiasmo e é moderadamente estimulante.
    Em Marketing, é utilizada para chamar a atenção e excelente para utilizar em call-to-actions simples e curtos.
  • Verde: representa a estabilidade, a esperança e a saúde. É um símbolo de abundância e de crescimento, por isso é frequentemente associada a dinheiro e a marcas de sucesso.
  • Lilás: estimula a resolução de problemas e a criatividade. Representa a riqueza e o sucesso e é muito utilizada para representar empresas, marcas ou serviços criativos e inteligentes.

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