5 Dicas para um Marketing no Instagram super eficaz
Hoje em dia, o Instagram é uma das maiores e melhores plataformas para criar conteúdo digital. Esta rede social não só tem uma base ativa de mais de 400 milhões de utilizadores mensais como também oferece muitas oportunidades para as marcas incrementarem o reconhecimento e o envolvimento com os seus diferentes públicos. Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para a sua empresa praticar um Marketing no Instagram super eficaz, e consequentemente, ter uma presença de sucesso nesta rede social.
1. Use imagens de alta qualidade
O Instagram é uma plataforma extremamente visual, por isso imagens cativantes vão destacar-se. O que é que isso significa em termos práticos? Publicar imagens de alta resolução e impacto. A primeira etapa que deve fazer para garantir a qualidade das suas fotos no Instagram é verificar o tamanho da imagem escolhida. O Instagram possibilita publicações de três formatos: square (1800×1800 pixels), landscape (1080×566 pixels) e portrait (1080×1350 pixels).
Tal como a resolução das imagens, a sua proporção também é muito importante pois não respeitar estas medidas resultará em cortes automáticos ao seu conteúdo visual.
Existem várias ferramentas que os profissionais usam para criar o visual perfeito para o Instagram, como por exemplo o Picsart (gratuita e pode ser utilizada em desktop – https://picsart.com/ – ou pode fazer o download da app para o seu telemóvel), além claro, dos programas mais avançados como a suite da Adobe. Estes filtros devem ser usados para ajudar a corrigir o foco, a saturação, a exposição, o contraste e a nitidez – não para alterar a base da foto em si.
2. Utilize stories
As stories do Instagram são diferentes das publicações porque aparecem num formato de “apresentação de slides”. Ficam ativas apenas durante 24 horas e podem ser guardadas e reutilizadas posteriormente. As vantagens da utilização das stories são inúmeras. Para começar, as stories são exibidas no topo da página inicial de cada seguidor, o que traz uma grande visibilidade. Outro benefício é o facto de existir certos tipos de conteúdo que não justificam a publicação de um post mas que são relevantes para partilhar com os clientes e parceiros, neste caso, as stories são a solução ideal. Escusado será dizer que apostar nesta funcionalidade do Instagram vai aumentar a sua interação e envolvimento com os clientes e parceiros.
As stories também podem ser agrupadas e organizadas em diferentes categorias e ficar “fixas” no perfil do Instagram da sua empresa. A isto se chama de highlights. Os highlights são uma excelente maneira de proporcionar um fácil acesso ao seu conteúdo mais importante. Tanto as stories como os highlights são um práticas indispensáveis para elevar o seu Marketing no Instagram ao próximo nível.
3. Use o conteúdo dos seus clientes e parceiros
Se tiver clientes, parceiros e colaboradores que publicam fotos no Instagram sobre a sua marca/serviços/atividade, aproveite! Faça re-post do que eles publicaram. Esta tática é uma excelente maneira de criar sinergias ao mesmo tempo que valoriza o que a sua comunidade cria e traz ainda um maior dinamismo às comunicações.
4. Adicione um link na bio
Uma das maneiras mais eficazes de direcionar tráfego para o seu website a partir do Instagram é colocar um link na zona da biografia. Sugerimos por exemplo a plataforma Linktree (gratuita e das mais fáceis de utilizar – https://linktr.ee/). Se está a avaliar uma ferramenta de automação de marketing all-in-one, saiba que o RD Station também traz esta funcionalidade (https://www.rdstation.com/). Embora seja possível inserir um link numa legenda de uma publicação no Instagram, vai aparecer apenas como texto simples e não clicável. Com a nova ferramenta, o que tem de passar a fazer é escrever algo como “Link na bio” e a partir de lá é possível clicar e visualizar os conteúdos partilhados e clicáveis.
5. Seja ativo nas redes sociais
Este ponto pode parecer óbvio, mas é o que requer mais esforço: publique de forma consistente! Há uma correlação clara entre a frequência com que uma marca publica e os resultados obtidos, sejam eles o aumento do número de seguidores, o brand awareness e até as conversões em clientes ou contratações, no caso de o objetivo ser mais de employer branding. E nunca se esqueça de ter sempre as suas personas em mente! É para elas que está a escrever e a partilhar posts. Aposte na humanização e em conteúdos que realmente agreguem valor, sejam eles mais descontraídos, educativos, informativos, emocionais ou comerciais – a variedade é igualmente importante.
Neste artigo falamos mais em concreto do Instagram mas não se esqueça das outras redes socais como o LinkedIn, o Twitter ou o Facebook.
Desde a construção da marca até à venda ou recrutamento, o Instagram tem um valor gigantesco se for aproveitado corretamente. Aposte no Marketing no Instagram da sua empresa começando por estas 5 dicas e veja a sua marca a crescer 😊
Este artigo foi escrito a 11 de julho de 2022