Porque é que a assessoria de Imprensa continua a ser importante na era digital?

Porque é que a assessoria de Imprensa continua a ser importante na era digital?

É uma evidência que hoje as empresas, sobretudo as empresas de TI, dispõem de vários canais de comunicação à disposição para comunicar com o mercado, entenda-se clientes, potenciais clientes, parceiros, seguidores, fãs ou público em geral. Além dos websites institucionais, cada vez mais evoluídos, user friendly e responsivos, as empresas de TI têm hoje à disposição blogs onde podem colocar posts de várias naturezas, desde informação de interesse geral a artigos temáticos ou até notícias.

Isto sem esquecer as redes sociais que continuam a ser um dos principais canais de comunicação com as comunidades de seguidores, clientes e fãs das marcas e empresas; mailings e as newsletters, que permitem uma comunicação mais direcionada.

Independentemente de todos estes canais, potenciados pela explosão do universo digital e pela sua transformação e adequação ao mercado empresarial, há um vetor da comunicação que continua a ser essencial e que versa tanto o mundo online, como offline. Falamos da assessoria de imprensa, claro está.

A assessoria de imprensa continua a ser importante no mundo do marketing digital?

Por mais canais de comunicação que as empresas e outras instituições tenham à sua disposição, e apesar do evidente declínio económico do mercado dos meios de comunicação social, fruto da maior dispersão do investimento publicitário, a verdade é que os Media continuam a desempenhar um papel primordial em termos de fonte de informação e de influência.

Talvez mais ainda, numa altura em que tanto se debate a desinformação, à boleia dos escândalos sucessivos relacionados com as denominadas fake news. Há, inclusive, muitos especialistas que defendem que os Media desempenharão um papel bastante mais importante nos próximos anos.

É ponto assente que os jornais, revistas, portais de informação, TVs, rádios e outros meios dispõem de um alcance, de uma credibilidade e de um capital de respeito e referência junto do público, seja geral, seja especializado, que os outros canais não têm nem nunca terão. Em primeiro lugar, porque são feitos por profissionais credenciados e formados para o efeito e que dispõem de um Código Deontológico que juraram cumprir.

Em segundo lugar, porque a informação é tratada, triada e independente, estando a salvo de interesses de várias ordens: políticos, económicos, desportivos, religiosos, etc. Será, portanto, consensual que os meios de comunicação social continuam a granjear de uma reputação e de uma notoriedade que os torna extremamente apetecíveis enquanto canais de influência e de propagação das mensagens das empresas.

Tendo em conta todos estes dados e tendências, é fácil de compreender porque assume uma importância tão grande, quiçá maior do que nunca, a assessoria de imprensa.

Porque é cada vez mais essencial apostar em assessoria de imprensa?

São várias as vantagens para as empresas de TI apostarem num serviço especializado de assessoria de imprensa, independentemente de continuarem a trilhar o seu caminho no universo do marketing digital.

  • Credibilidade: esta é talvez uma das maiores vantagens dos meios de comunicação social. A credibilidade faz toda a diferença na altura de se transmitir uma mensagem, sobretudo quando se trata de uma mensagem de uma empresa para o mercado de TI.
  • Alcance: os Media continuam a ter um alcance considerável, embora hoje disputem esse espaço com outras plataformas, como o mundo da blogosfera ou as redes sociais. Além disso, os Media atingem um público passível de ser identificado, segmentado e estratificado.
  • Imparcialidade: pese embora todas as críticas que têm recaído sobre os Media, a verdade é que são ainda a fonte de informação mais imparcial e de referência que existe. E essa imparcialidade é reconhecida pelos vários intervenientes no mercado e serve para dar força à mensagem empresarial que se pretenda fazer passar.
  • Expertise: os meios de comunicação social oferecem ainda a possibilidade de posicionar uma individualidade ou empresa como especialista em determinada área, sobretudo quando se fala de áreas de negócio específicas, como a das TI. A publicação de artigos de opinião relativos a tecnologias específicas, tendências ou segmentos de mercado é disso um bom exemplo.
  • Brand awareness: também denominada notoriedade, a brand awareness é o que faz sobressair uma marca ou empresa das concorrentes. Ser uma referência em determinado mercado ou área de negócio é uma das maiores vantagens decorrentes dos meios de comunicação social. Esta é uma das principais razões porque as empresas de TI apostam cada vez mais em serviços de assessoria de imprensa. Além da notoriedade, é natural que uma marca referenciada pelos Media por razões positivas seja mais reconhecida e desperte maiores níveis de confiança nos seus clientes e potenciais clientes.

Assessoria de imprensa combinada com marketing digital

A grande tendência atual no mercado, inclusive no mercado das TI, é a comunicação integrada, que combina o melhor que o marketing digital tem para oferecer, nomeadamente na sua vertente de inbound marketing, com a influência determinante da assessoria de imprensa.

Estas duas vertentes podem ser integradas numa mesma estratégia, para combinar o melhor de dois mundos e impactar o público-alvo das empresas de TI de várias maneiras, com vista a obter o melhor resultado: mais conversões, mais notoriedade, mais clientes, mais faturação.

Fale connosco e conheça os benefícios de combinar um serviço de assessoria de imprensa com uma estratégia de inbound marketing para o mundo digital.

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