Porque é que a assessoria de Imprensa continua a ser importante na era digital?
É uma evidência que hoje as empresas, sobretudo as de TI, dispõem de vários canais para comunicar com o mercado, entenda-se clientes, potenciais clientes, parceiros, equipa ou público em geral. Além dos websites institucionais, cada vez mais evoluídos, user friendly e responsivos, existem os blogs, eventos, redes sociais e e-mails, entre outros.
Independentemente de todos eles, potenciados pela explosão do universo digital, há um vetor que continua a ser essencial e que versa tanto o mundo online, como offline. Falamos da assessoria de imprensa, claro está.
A assessoria de imprensa continua a ser importante no mundo do marketing digital?
Por mais canais de comunicação que as empresas tenham à disposição, a verdade é que os Media continuam a desempenhar um papel primordial em termos de fonte de informação e de influência.
Talvez mais ainda, numa altura em que tanto se debate a desinformação, à boleia dos escândalos sucessivos relacionados com as denominadas fake news. Há, inclusive, muitos especialistas que defendem que os Media desempenharão um papel bastante mais importante nos próximos anos.
É ponto assente que os jornais, revistas, portais de informação, TVs, rádios e outros meios usufruem de um alcance, de uma credibilidade e de um capital de respeito e referência junto do público, seja geral, seja especializado, que os outros canais não têm nem nunca terão. Em primeiro lugar, porque são feitos por profissionais credenciados e formados para o efeito e que dispõem de um Código Deontológico que juraram cumprir.
Em segundo lugar, porque a informação é tratada, triada e independente, estando a salvo de interesses de várias ordens: políticos, económicos, desportivos, religiosos, etc. Será, portanto, consensual que os meios de comunicação social continuam a granjear de uma reputação e de uma notoriedade que os torna extremamente apetecíveis enquanto canais de influência e de propagação das mensagens das empresas.
Tendo em conta todos estes dados e tendências, é fácil de compreender porque assume uma importância tão grande, quiçá maior do que nunca, a assessoria de imprensa.
Porque é cada vez mais essencial apostar em assessoria de imprensa?
São várias as vantagens para as empresas de TI apostarem num serviço especializado de assessoria de imprensa, independentemente de continuarem a trilhar o seu caminho no universo do marketing digital.
- Credibilidade: esta é talvez uma das maiores vantagens dos meios de comunicação social. A credibilidade faz toda a diferença na altura de se transmitir uma mensagem, sobretudo quando se trata de uma mensagem de uma empresa para o mercado de TI.
- Alcance: os Media continuam a ter um alcance considerável, embora hoje disputem esse espaço com outras plataformas, como o mundo da blogosfera ou as redes sociais. Além disso, os Media atingem um público passível de ser identificado, segmentado e estratificado.
- Imparcialidade: pese embora todas as críticas que têm recaído sobre os Media, a verdade é que são ainda a fonte de informação mais imparcial e de referência que existe. E essa imparcialidade é reconhecida pelos vários intervenientes no mercado e serve para dar força à mensagem empresarial que se pretenda fazer passar.
- Expertise: os meios de comunicação social oferecem ainda a possibilidade de posicionar uma individualidade ou empresa como especialista em determinada área, sobretudo quando se fala de áreas de negócio específicas, como a das TI. A publicação de artigos de opinião relativos a tecnologias específicas, tendências ou boas práticas é disso um bom exemplo.
- Brand awareness: também denominada notoriedade, a brand awareness é o que faz sobressair uma marca ou empresa das concorrentes. Ser uma referência em determinado mercado ou área de negócio é uma das maiores vantagens decorrentes dos meios de comunicação social. Esta é uma das razões porque as empresas de TI apostam cada vez mais em serviços de assessoria de imprensa. Além da notoriedade, é natural que uma marca referenciada pelos Media por razões positivas seja mais reconhecida e desperte maiores níveis de confiança nos seus clientes e potenciais clientes.
Assessoria de imprensa combinada com marketing digital
A grande tendência atual no mercado, inclusive no mercado das TI, é a comunicação integrada, que combina o melhor que o marketing digital tem para oferecer, nomeadamente na sua vertente de inbound marketing, com a influência determinante da assessoria de imprensa.
Estas duas vertentes podem ser integradas numa mesma estratégia, para combinar o melhor de dois mundos e impactar o público-alvo das empresas de TI de várias maneiras, com vista a obter o melhor resultado: mais conversões, mais notoriedade, mais clientes, mais faturação.
Fale connosco e conheça os benefícios de combinar um serviço de assessoria de imprensa com uma estratégia de inbound marketing para o mundo digital.