
7 dicas para captar mais Negócio para a sua Empresa de Tecnologia
O setor das Tecnologias de Informação, sobretudo na sua vertente B2B é um dos mais dinâmicos do mercado. Constante inovação, complexidade nas vendas e intangibilidade generalizada dos produtos e serviços são desafios muito próprios comuns às empresas deste ecossistema.
Num mercado complexo, em que os decisores têm um perfil altamente sofisticado, e que abominam um tipo de abordagem comercial e de marketing intrusiva, como conseguir chegar ao seu potencial cliente?
O Inbound Marketing é uma abordagem “inteligente” que dá resposta a uma procura de conteúdos mais personalizados através da produção de conteúdo útil e relevante, fornecido no momento certo.
Uma abordagem “inteligente” e não intrusiva!
Hoje o consumidor pesquisa bastante na internet antes de decidir avançar para uma compra. Com uma estratégia de inbound marketing bem construída, no momento em que o seu potencial cliente estiver a pesquisar uma solução para o seu problema, “voilá”, é quando surge o seu produto ou serviço como a melhor solução.
A ideia é simples: obter e conquistar a confiança dos clientes através da produção de conteúdos relevantes (e centrados na resolução do problema do seu prospect), e desenvolvendo ações para que estes sejam encontrados pela pessoa certa, no momento certo.
>>> “63% dos profissionais de marketing afirmam que o seu principal desafio é gerar tráfego e leads.” Fonte: State of Inbound, 2017 | HubSpot
Resultado: Posicionamento da sua empresa, produto ou serviço como expert/autoridade/a melhor solução para as “dores” de determinado segmento de mercado.
7 dicas para captar mais Negócio utilizando a metodologia de Inbound Marketing aplicada às empresas de TI
- Produza conteúdo de qualidade verdadeiramente focado em solucionar os problemas do seu público-alvo. Artigos de blog, publicações em redes sociais, ações regulares de email marketing, entre outros canais de distribuição de conteúdo, são algumas das possibilidades.
- Defina as várias etapas do seu funil de marketing (topo, meio e fundo do funil) tendo em conta que o objetivo do topo do funil é a atração. O conteúdo produzido nesta etapa deve ser mais geral, mostrando de que forma a tecnologia é importante, mas sem apresentar qualquer produto ou serviço em específico. No meio do funil, já temos um potencial cliente mais informado sobre o tema, ele já sabe que tem desafios e que precisa de os resolver. Nesta etapa, os materiais produzidos mostram não só os desafios mas também a solução para os resolver. No fundo do funil o cliente já sabe quais os produtos ou serviços da sua empresa de TI que o irão ajudar a resolver os seus desafios e quer avançar para a compra. É altura de lhe mostrar que o seu produto ou serviço de TI é a solução certa!
- Defina quais os assuntos fundamentais que deverá abordar na estratégia de divulgação de conteúdos. Quais são os temas que mais interessam às pessoas que constituem o seu target? Ferramentas como o Keyword Planner, da Google Adwords podem ajudá-lo a responder a esta pergunta.
- Optimize os conteúdos produzidos utilizando as melhores práticas de SEO. Para que o seu produto ou serviço seja visto ele primeiro precisa ser encontrado. Ajude os motores de busca a serem autênticos “prescritores” dos seus conteúdos através, por exemplo, da boa utilização de palavras-chave ou da atualização de constante de conteúdos. Para saber mais sobre SEO clique aqui.
- Desenvolva ações concertadas de email marketing. Aqui é fundamental que consiga enviar conteúdos personalizados. Depois de elaborar as suas personas (sugerimos, numa fase inicial até 3) defina diferentes etapas para persona e conteúdos específicos para cada uma dessas etapas. Ao ter listas divididas por interesses e momentos de compra, será mais fácil encaminhar o seu potencial cliente para a próxima etapa do funil de vendas.
- Converta visitantes em leads criando boas landing pages. Uma boa landing page possui uma oferta e um formulário para obtém informações desse lead. Algumas dicas: Deixe claro o que o visitante vai ganhar com o preenchimento do formulário e tenha em conta que o objetivo da sua landing page é fornecer dados do visitante para que a sua equipa de vendas possa atuar de seguida. Nota: tenha atenção ao excesso de campos no seu formulário!
- Utilize uma ferramenta de automação de marketing. Uma ferramenta com a RD Station é fundamental para otimizar toda esta relação entre a sua empresa e o processo de geração de leads, relacionamento e nutrição e posterior conversão em clientes. Com esta ferramenta de marketing automation é mais fácil aumentar o número de oportunidades geradas na etapa final da tomada de decisão, o que permite aos vendedores deixarem de atender potenciais clientes ainda em passos iniciais para se focarem naqueles em que as hipóteses de fechar negócio é maior. Ou seja, aqueles que já demonstraram forte interesse pelo produto ou serviço que sua empresa vende.
>>> “38% dos profissionais de vendas afirmam que é cada vez mais difícil fazer com que os potenciais clientes respondam positivamente às ações comerciais” Fonte: State of Inbound, 2017 | HubSpot
Em conclusão, ao utilizar uma metodologia de inbound marketing irá conseguir captar mais (e melhor negócio) para a sua empresa de tecnologia ao focar-se nas técnicas de atração, conversão e nutrição de leads (potenciais compradores) através de conteúdo útil e relevante. E tudo isto fornecido no momento certo aos seus prospects.
Precisa de ajuda para fazer crescer a sua empresa de TI utilizando a metodologia de Inbound Marketing? Fale connosco!