7 Dicas para captar mais Negócio para a sua Empresa de Tecnologia

7 dicas para captar mais Negócio para a sua Empresa de Tecnologia

O setor das Tecnologias de Informação, sobretudo na sua vertente B2B é um dos mais dinâmicos do mercado. Constante inovação, complexidade nas vendas e intangibilidade generalizada dos produtos e serviços são desafios muito próprios comuns às empresas deste ecossistema.

Num mercado complexo, em que os decisores têm um perfil altamente sofisticado, e que abominam um tipo de abordagem comercial e de marketing intrusiva, como conseguir chegar ao seu potencial cliente?

O Inbound Marketing é uma abordagem “inteligente” que dá resposta a uma procura de conteúdos mais personalizados através da produção de conteúdo útil e relevante, fornecido no momento certo.

Uma abordagem “inteligente” e não intrusiva!

Hoje o consumidor pesquisa bastante na internet antes de decidir avançar para uma compra. Com uma estratégia de inbound marketing bem construída, no momento em que o seu potencial cliente estiver a pesquisar uma solução para o seu problema, “voilá”, é quando surge o seu produto ou serviço como a melhor solução.

A ideia é simples: obter e conquistar a confiança dos clientes através da produção de conteúdos relevantes (e centrados na resolução do problema do seu prospect), e desenvolvendo ações para que estes sejam encontrados pela pessoa certa, no momento certo.

>>> “63% dos profissionais de marketing afirmam que o seu principal desafio é gerar tráfego e leads.” Fonte: State of Inbound, 2017 | HubSpot

Resultado: Posicionamento da sua empresa, produto ou serviço como expert/autoridade/a melhor solução para as “dores” de determinado segmento de mercado.

7 dicas para captar mais Negócio utilizando a metodologia de Inbound Marketing aplicada às empresas de TI

  1. Produza conteúdo de qualidade verdadeiramente focado em solucionar os problemas do seu público-alvo. Artigos de blog, publicações em redes sociais, ações regulares de email marketing, entre outros canais de distribuição de conteúdo, são algumas das possibilidades.
  2. Defina as várias etapas do seu funil de marketing (topo, meio e fundo do funil) tendo em conta que o objetivo do topo do funil é a atração. O conteúdo produzido nesta etapa deve ser mais geral, mostrando de que forma a tecnologia é importante, mas sem apresentar qualquer produto ou serviço em específico. No meio do funil, já temos um potencial cliente mais informado sobre o tema, ele já sabe que tem desafios e que precisa de os resolver. Nesta etapa, os materiais produzidos mostram não só os desafios mas também a solução para os resolver. No fundo do funil o cliente já sabe quais os produtos ou serviços da sua empresa de TI que o irão ajudar a resolver os seus desafios e quer avançar para a compra. É altura de lhe mostrar que o seu produto ou serviço de TI é a solução certa!

    Workshop Inbound Marketing 3 maio 2018

    >>> Não perca a oportunidade de tornar a sua empresa de TI mais competitiva. Desenvolva as competências que lhe permitem captar mais (e melhor) negócio para a sua empresa de TI. <<<

  3. Defina quais os assuntos fundamentais que deverá abordar na estratégia de divulgação de conteúdos. Quais são os temas que mais interessam às pessoas que constituem o seu target? Ferramentas como o Keyword Planner, da Google Adwords podem ajudá-lo a responder a esta pergunta.
  4. Optimize os conteúdos produzidos utilizando as melhores práticas de SEO. Para que o seu produto ou serviço seja visto ele primeiro precisa ser encontrado. Ajude os motores de busca a serem autênticos “prescritores” dos seus conteúdos através, por exemplo, da boa utilização de palavras-chave ou da atualização de constante de conteúdos. Para saber mais sobre SEO clique aqui.
  5. Desenvolva ações concertadas de email marketing. Aqui é fundamental que consiga enviar conteúdos personalizados. Depois de elaborar as suas personas (sugerimos, numa fase inicial até 3) defina diferentes etapas para persona e conteúdos específicos para cada uma dessas etapas. Ao ter listas divididas por interesses e momentos de compra, será mais fácil encaminhar o seu potencial cliente para a próxima etapa do funil de vendas.
  6. Converta visitantes em leads criando boas landing pages. Uma boa landing page possui uma oferta e um formulário para obtém informações desse lead. Algumas dicas: Deixe claro o que o visitante vai ganhar com o preenchimento do formulário e tenha em conta que o objetivo da sua landing page é fornecer dados do visitante para que a sua equipa de vendas possa atuar de seguida. Nota: tenha atenção ao excesso de campos no seu formulário!
  7. Utilize uma ferramenta de automação de marketing. Uma ferramenta com a RD Station é fundamental para otimizar toda esta relação entre a sua empresa e o processo de geração de leads, relacionamento e nutrição e posterior conversão em clientes. Com esta ferramenta de marketing automation é mais fácil aumentar o número de oportunidades geradas na etapa final da tomada de decisão, o que permite aos vendedores deixarem de atender potenciais clientes ainda em passos iniciais para se focarem naqueles em que as hipóteses de fechar negócio é maior. Ou seja, aqueles que já demonstraram forte interesse pelo produto ou serviço que sua empresa vende.
>>> “38% dos profissionais de vendas afirmam que é cada vez mais difícil fazer com que os potenciais clientes respondam positivamente às ações comerciais” Fonte: State of Inbound, 2017 | HubSpot

Em conclusão, ao utilizar uma metodologia de inbound marketing irá conseguir captar mais (e melhor negócio) para a sua empresa de tecnologia ao focar-se nas técnicas de atração, conversão e nutrição de leads (potenciais compradores) através de conteúdo útil e relevante. E tudo isto fornecido no momento certo aos seus prospects.

Precisa de ajuda para fazer crescer a sua empresa de TI utilizando a metodologia de Inbound Marketing? Fale connosco!

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