Como o design responsivo pode ajudar a gerar mais leads no seu website
As primeiras coisas, primeiro. Antes de gerar leads, é preciso atrair visitantes para o seu website. É aí que tudo começa. O website tem de estar otimizado para aumentar a probabilidade de aparecer quando alguém procura algo que faz parte do âmbito da sua empresa. Isto envolve vários aspetos e é um processo contínuo. Um dos mais importantes é proporcionar uma excelente experiência a quem chega – independentemente do dispositivo de acesso. Aliás, este propósito é algo que deve ser intrínseco, mesmo sem pensar em SEO, e é por ser tão relevante que os motores de pesquisa o colocam no topo dos critérios para apresentação dos resultados. Atualmente os dispositivos móveis já representam mais de metade de todas as pesquisas online e a tendência é continuar a crescer. Garantir que o website tem um comportamento e design responsivo é meio caminho andado para atrair mais visitantes, conquistar a sua atenção e gerar mais leads.
O que é o design responsivo?
O design responsivo é nada mais nada menos do que criar páginas web cujos elementos se adaptam de forma automática e na perfeição a qualquer dimensão de ecrã, assegurando sempre uma aparência esteticamente agradável, uma interação simples, uma excelente leitura e uma navegação intuitiva. Um design responsivo significa que os visitantes vão ter uma ótima e consistente experiência quer seja num smartphone, tablet ou computador, pois as imagens, texto, menus, botões CTA (Call to Action), entre outros, são redimensionados e ajustados para se adequarem ao tamanho do navegador.
Ainda hoje demasiados websites apenas funcionam bem no computador, ficando distorcidos ou condensados em mobile, dificultando muito a navegação e leitura, e levando muitos visitantes a “desistir”.
Qual a relação entre o design responsivo e a geração de mais leads?
Quando alguém visita o seu website espera encontrar o que procura de forma fácil e rápida. Se não o conseguir, o mais normal é sentir-se frustrado e sair. Portanto, se o seu website demora muito tempo a carregar ou é difícil de navegar, provavelmente perderá potenciais clientes.
Considerando que tem uma janela de tempo extremamente curta para transformar um visitante num lead, é preciso ter um website que potencie a conversão e guie o utilizador de forma clara em todos os dispositivos. Uma experiência positiva, célere e intuitiva é crítica para que seja dado o próximo passo. Sabia que reduzir a velocidade do website em mobile em apenas 0,1 segundos resulta num aumento de 8% nas conversões e melhoria da bounce rate (saídas imediatas do website) na mesma percentagem?
Benefícios do design responsivo
De acordo com os dados disponíveis, desde 2019 que os acessos aos websites via dispositivos móveis superam os via desktop, atingindo no último trimestre de 2022 cerca de 60%. Isto significa que os esforços de marketing serão muito mais eficazes se tudo o que fizer a nível digital, em que o website é o maior ativo e porta de entrada, for mobile-friendly ou, mais do que isso, mobile-first. Resumimos de seguida as suas vantagens e o porquê de este ter mesmo de ser o seu próximo investimento:
- Melhora a experiência do utilizador: Um website responsivo adapta-se automaticamente a diferentes tamanhos de ecrã, o que significa que os utilizadores podem aceder facilmente em qualquer dispositivo, sem precisar de fazer zoom ou rolar horizontalmente.
- Aumenta a visibilidade nos motores de pesquisa: O Google recomenda que os websites sejam responsivos e que não haja duas cópias do mesmo website – uma para dispositivos móveis e uma para desktop. Um único website com o mesmo URL e as mesmas páginas facilita a atividade de rastrear e atribuir propriedades de indexação.
- Melhora a taxa de conversão: Os utilizadores serão capazes de encontrar o que procuram mais facilmente e envolver-se mais com o seu conteúdo, o que pode levar a mais vendas ou leads.
- Facilita a manutenção do website: Em vez de ter de manter um website para desktop e outro para dispositivos móveis, pode gerir apenas um que funciona bem em todos os dispositivos. Isto economiza tempo e recursos.
- Fortalece a marca: Um website responsivo dá uma imagem mais profissional e atualizada da marca.
- Melhora o desempenho do marketing: Com um design responsivo, é mais fácil implementar estratégias de marketing eficazes, como campanhas de email marketing, anúncios pagos e SEO. Um website responsivo também permite que acompanhe e analise melhor o comportamento do utilizador em diferentes dispositivos, o que pode ajudar a melhorar a estratégia de marketing.
Por falar em email marketing esta é outra área em que é absolutamente crítico garantir o design responsivo. Apesar de 85% dos utilizadores acederem à sua inbox num dispositivo móvel e 42% apagarem emails que não estão otimizados, 1 em cada 5 campanhas não estão otimizadas para mobile… Hoje em dia isto não se justifica, as plataformas mais conhecidas do mercado permitem o envio de email marketing responsivo, como é o caso por exemplo do Maichimp e e-Goi.
Se ainda não tem um design responsivo, corrija isso para ontem pois agora já sabe o quão importante é e o impacto que pode ter no seu negócio 😊