Porquê contratar uma agência de Inbound Marketing para gerar mais leads?
O ano 2016 já lá vai, pelo meio já passou 2017, 2018 e 2019, com isto tudo já estamos em 2020 e no contexto global de mudança no comportamento do consumidor B2B, as grandes e pequenas empresas de Tecnologias de Informação (TI) continuam a esforçar-se por ter estratégias de go-to-market eficientes. O que muitas ainda não fazem ideia é que uma agência de Inbound Marketing pode facilitar o processo e ser o braço direito neste caminho de passar a mensagem certa e gerar mais leads.
No artigo “Já ouviu falar em Marketing de conteúdo?”, destacamos como o conteúdo é o centro da metodologia Inbound Marketing. No post de hoje focamo-nos na agência de Inbound Marketing, mas antes de iniciarmos, perguntamos: mesmo já tendo ouvido falar de Inbound Marketing, sabe realmente o que significa? Ainda é um pouco complicado? Não se preocupe! Explicamos de seguida.
Inbound Marketing é uma metodologia que ajuda a sua empresa de TI a atrair o target para o seu website e a convertê-lo em leads através de conteúdo personalizado, otimizado e relevante. Ou seja, deixa a intrusão de lado e parte para a criação de um vínculo, um relacionamento proveitoso para ambos os lados, do princípio ao fim. E tem atingido ótimos resultados! Se mesmo assim ainda não está a perceber, temos um KIT onde lhe revelamos Tudo Sobre Inbound Marketing.
Porque é que as empresas de TI estão a aderir ao Inbound Marketing?
Estamos na era da transparência e da comunicação aberta, a informação está disponível em todo o lado e à distância de um clique. Muito antes de contactar uma empresa, o potencial cliente vai pesquisar, falar com amigos, e tentar descobrir por si só quem pode ajudá-lo a resolver os seus problemas. Se a sua empresa não é encontrada nem referida neste processo, está a perder um mundo de oportunidades.
O foco está agora no cliente, nos seus desejos, problemas e necessidades. Há que conquistar a sua confiança, demonstrar credibilidade e posicionar-se como autoridade na área de atuação.
A combinação da criação de conteúdo relevante e útil com técnicas de SEO, iniciativas de Marketing permissivo e análise de resultados tem mostrado um alto índice de conversão. Nas TI, esta estratégia faz especial sentido se pensarmos na complexidade muitas vezes associada à área. Simplificar e transmitir o valor-acrescentado para o negócio dos clientes é fundamental. Como é que aquela tecnologia vai tornar a empresa-alvo mais eficiente? Mais do que funcionalidades e “jargões”, o que interessa é o que isso se traduz em termos práticos.
Porquê contratar uma agência de Inbound Marketing para gerar mais leads?
Quanto mais otimizada e automatizada estiver a sua estratégia de Marketing, mais leads conseguirá captar e converter. A agência de Inbound Marketing tem exatamente essa função: trabalhar para gerar resultados concretos. Auxiliá-lo a executar as iniciativas de Marketing corretamente e permitir que empresas de menor dimensão tenham acesso às mesmas ferramentas que as grandes.
Além disso, mesmo as empresas de maior dimensão sofrem na altura de gerar mais leads, pois não têm todos os especialistas necessários (produção de conteúdo, design, promoção, utilização de ferramentas…). Quando o investimento na extensão da equipa é um obstáculo, a solução pode ser uma agência de Inbound Marketing que atue no modelo de outsourcing.
A agência de Inbound Marketing funciona assim como um braço a mais, atuando de forma eficiente com know-how a 360º e tecnologias sofisticadas. Tem especialistas dedicados, experientes e certificados na metodologia, que conseguem implementar e manter uma estratégia de sucesso com um orçamento que “cabe dentro do bolso”. E, mais ainda: com total comprometimento com resultados.
Algumas das principais tarefas que uma agência pode fazer pela sua empresa de Tecnologia:
- Caraterização das personas (cliente-tipo), dos seus objetivos / desafios / dores / objeções e a forma como a empresa os resolve
- Definição das palavras-chave cruciais ao negócio
- Otimização SEO do seu website
- Definição e calendarização editorial dos conteúdos para as diferentes fases da jornada de compra de cada persona: artigos de blog, casos de sucesso, ebooks(…)
- Gestão de redes sociais
- Email Marketing
- Campanhas de Publicidade Paga
- Apoio na gestão de Ferramenta de Automação de Marketing
Como é que uma empresa do setor das Tecnologias de Informação (TI) pode fazer Inbound Marketing?
O primeiro passo é realinhar as estratégias de Marketing, voltando-se para as melhores práticas de Inbound Marketing, que são:
- Criação de conteúdo especializado no sector das Tecnologias de Informação e responda às reais necessidades dos seus potenciais clientes
- Optimização de SEO de forma a ser encontrado pelas suas personas
- Conversão de visitantes do website em leads através de landing pages com formulários
- Interação nas redes sociais e nutrição através de workflows de email Marketing permissivo
- Análise e medição de resultados
Estas práticas têm de ser integradas para acompanhar os potenciais clientes em toda a sua jornada de compra (aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra) até estarem prontos para adjudicar. Tudo isto irá permitir que, de forma permissiva, entendam o valor da solução para os seus problemas concretos. Entretanto, é preciso ir medindo resultados e refinando ações para gerar cada vez mais negócio. Sente-se perdido? Não se preocupe, uma agência de Inbound Marketing pode ajudar.
Quer saber mais sobre como uma agência de Inbound Marketing pode ajudar a crescer o seu negócio? Converse connosco!
Artigo originalmente publicado a 20 de Maio de 2016 e atualizado a 11 de Fevereiro de 2020