Plano infalível para gerar leads com recurso ao Marketing Integrado
Uma das maiores vantagens do serviço da OUTMarketing é ser orientado a resultados. Estamos a falar do conceito de Marketing de Resultados, totalmente focado para que ganhe leads qualificados e clientes a partir de todas as ações de Inbound e Outbound Marketing que delineamos na fase do planeamento.
Mas, vamos por partes. Como é que na OUTMarketing implementamos o conceito de Marketing de Resultados, que tanto falamos?
Assim que contactar a OUTMarketing, é agendada uma reunião, onde nos dará a conhecer, em detalhe, a sua empresa, o mercado onde se encontra, as suas «dores» e os seus objetivos a curto e médio prazo.
O Marketing de Resultados tem várias fases e obedece a um planeamento estratégico
Uma vez passado o briefing, a equipa de Marketing de Resultados começa a trabalhar no que se designa por setup. É nesta fase que caraterizamos o seu target, na figura de «personas», personagens fictícios que representam os seus potenciais clientes. É também neste estágio que interiorizamos as «dores» da sua empresa e a forma como são resolvidas. São definidas as palavras-chave e é traçado um plano de conteúdos.
A próxima fase no nosso plano de Marketing de resultados é o estabelecimento e o planeamento de ações de otimização do website da sua empresa, em termos de SEO e conteúdos. Nesta fase, poderemos apostar, simultaneamente, em campanhas de SEA, nomeadamente de Google AdWords, em eventos ou em iniciativas de assessoria de imprensa, incluindo a organização de eventos.
Segue-se a fase da conversão, onde apostamos em ações diversas de inbound Marketing, como as Landing Pages com formulários para preenchimento e «call-to-action» diversificados. Com vista a nutrir os contatos angariados, são produzidas Newsletters e mailings com automação, assim como artigo para blogs e outros conteúdos complementares, como infográficos, casos de sucesso e eBooks.
As ações de Inbound Marketing são sempre complementadas por iniciativas Outbound
Simultaneamente, apostamos em conteúdos de suporte de outbound, como datasheets, brochuras corporativas e apresentações. Uma vez passadas ao seu departamento de vendas, as leads qualificados geradas a partir do nosso plano de Marketing de resultados, são depois alvo de ações de fidelização, como inquéritos de satisfação, ações de charme e de e-mail Marketing.
No final do processo e, de forma periódica, analisamos os resultados e divulgamos relatórios de avaliação, que observamos detalhadamente e em conjunto. Nestas reuniões de acompanhamento, são apontados eventuais ajustes e planeadas outras ações que façam sentido para potenciar ainda mais os frutos das ações de Marketing de resultados levadas a cabo.
4 dicas que deve ter presente para implementar o Marketing de Resultados na sua empresa de Tecnologias de Informação
1. Tenha um website otimizado para ser encontrado pelos motores de pesquisa
Não precisamos de dizer muito mais, pois não? Ter uma presença consistente e de qualidade na web, através de um website, é imprescindível para qualquer empresa de Tecnologias de Informação. Outra coisa fundamental? Criar um website optimizado para ser encontrado pelos motores de busca – ah! e não se esqueça: atualmente fazemos tudo nos nossos smartphones, portanto tenha presente que o website da sua empresa de TI deve ser responsive. Aconselhamos sempre que tenha o seu site devidamente optimizado, de forma a que os motores de pesquisa, como o Google, revelem todo o seu know-how enquanto autoridade no setor das Tecnologias de Informação.
2. Quer um conselho? Pense em implementar um Software de Automação de Marketing
Se é obrigatório ter uma ferramenta de Automação de Marketing? Não. Se é aconselhável? Sim! Principalmente se quiser crescer de maneira previsível e sustentável, bem como controlar a gestão das acções de Marketing e Vendas e sem precisar de aumentar a sua equipa. Na OUTMarketing contamos com a RD Station | Marketing, uma plataforma que junta os principais recursos para realizar uma estratégia completa de Marketing.
3. A importância do Marketing de Conteúdo no Marketing de Resultados
Se na dica anterior lhe dissémos “sim” e “não”, nesta não damos margem para dúvidas: o Marketing de Conteúdo é fundamental e imprescindível para que o Marketing de Resultados dê efetivamente … resultados. Produzir conteúdo relevante deve entrar na sua lista de to do’s e não ser apenas algo que a sua empresa de TI faz de vez enquando. Desenvolva conteúdo especializado no setor das TI e que responda às necessidades do seu público-alvo.
4. Alinhamento de Marketing e Vendas
Já aqui lhe falámos de ter um site, do Software de Automação, do Marketing de Conteúdo e de equilibrar as acções de Inbound e Outbound. Mas convenhamentos: pode ter isto tudo, mas de nada lhe adianta atrair visitantes, convertê-los e nutri-los, se depois não for para entregar as leads devidamente qualificadas para a sua equipa comercial, certo? O trabalho dos comerciais dá continuidade ao trabalho dos marketeers, e é por isso que é tão importante alinhar as duas equipas para que a sua empresa de TI potencie o negócio. Por alguma razão, na OUTMarketing aconselhamos sempre que na reunião estejam presentes ambas as equipas!
Conheça o nosso conceito de Marketing de Resultados, agende uma reunião com a nossa equipa.
Artigo originalmente publicado a 6 de Outubro de 2015 e atualizado a 07 de Fevereiro de 2020