Inbound Recruiting: A nova tendência de Recursos Humanos
Estamos em plena era da transformação digital, o capital humano apresenta-se como um fator distintivo nas empresas e, assim, é essencial que as empresas de Tecnologia se foquem cada vez mais no Inbound Recruiting.
No setor das Tecnologias, onde o mercado de profissionais de qualidade é cada vez mais competitivo e escasso, cabe aos responsáveis de Recursos Humanos conseguirem encontrar formas eficientes de encontrar, contratar e reter os melhores talentos. O Inbound Recruiting surge para dar resposta a estes desafios, aplicando técnicas de marketing digital à realidade do recrutamento.
As pessoas certas para o seu negócio crescer
De forma resumida, o Inbound Recruiting é um método de recrutamento que aplica as técnicas e boas práticas do Inbound Marketing nos processos de captação e recrutamento.
O Inbound Recruiting tem o objetivo de atrair e reter potenciais candidatos, com estratégias conhecidas no mundo do marketing. Para isso, o Inbound Recruiting baseia-se na produção de conteúdo, com o objetivo de aumentar o reconhecimento marca enquanto entidade empregadora (employer branding).
Saiba porque é que o Inbound Recruiting está em alta!
O Inbound Marketing revolucionou a abordagem que as empresas fazem aos potenciais e atuais clientes. Seguindo a mesma fórmula de sucesso, o Inbound Recruiting vem também alterar a forma como os recrutadores e empresas procuram e captam novos colaboradores.
Cada vez mais, o processo de recrutamento começa antes dos profissionais estarem à procura de uma oportunidade de emprego. Quando estes se encontram numa fase de “Aprendizagem e Descoberta”, a sua empresa deve-lhes fornecer conteúdo relevante que posiciona a empresa de TI como uma entidade empregadora de referência.
De forma semelhante ao que acontece com o funil de marketing e jornada do cliente, eis como se processa o processo de Inbound Recruting:
1. Começamos pela atração, a ideia é atrair o candidato com a publicação de conteúdo que valoriza a empresa contratante, associando o perfil e habilitações de um profissional com potencial para ser contratado pela organização.
2. O segundo passo é a conversão. Através da publicação de ofertas através landing pages, CTAs e páginas de agradecimento, os candidatos transformam-se em leads.
3. Em terceiro lugar, criamos um relacionamento com os candidatos (leads), através de um envolvimento online com conteúdos ricos. Nesta etapa, procura-se etapa realizar entrevistas de emprego com candidatos qualificados.
4. Temos na quarta etapa a venda que, no caso do Inbound Recruiting, será a contratação de profissional de alto nível, ou seja, verdadeiros talentos!
5. Finalmente, na etapa final do processo temos a fidelização, que consiste no acolhimento dos novos colaboradores. Os procedimentos, processos e benefícios que vão ajudar a envolver e a reter o, agora, colaborador da empresa.
O Inbound Recruiting está a mudar o recrutamento de profissionais
O Inbound Recruiting surge como uma grande evolução no processo de recrutamento de profissionais. Ao adotar as já consolidadas boas práticas do Inbound Marketing, chegamos a um nível elevado na captação de talentos, com inúmeros benefícios, nomeadamente:
- Uma nova visão dos RH e um novo tipo de relacionamento entre candidatos e colaboradores
- Maior colaboração entre o marketing e os RH
- Consolidação da marca no ambiente digital, enquanto entidade empregadora (employer branding)
- Criação de uma verdadeira rede de talentos
O Inbound Recruiting ajuda, tanto empresas como colaboradores a obterem resultados mais positivos, tornando o processo de recrutamento mais assertivo e transparente.
Se quer saber como atrair talento para a sua empresa de TI, leia o nosso eBook!
E se quer começar a aplicar as técnicas de Inbound Marketing na captação de talento, fale connosco!
Artigo escrito originalmente a 14 de fevereiro de 2018 e atualizado a 30 de março de 2021