como fazer um relatório de vendas

[Infográfico] Como fazer um Relatório de Vendas?

Reuniões de pipeline intermináveis? Relatórios de vendas confusos? Equipa curiosa para saber o desempenho comercial? Se respondeu a todas estas perguntas com um “SIM”, o infográfico que hoje lhe disponibilizamos é para si! As informações contidas no Relatório de Vendas são de grande relevância, em boa parte porque irão impulsionar decisões importantes como: descontinuar produtos, apostar em novos serviços, investir em novos desenvolvidos, aumentar a contratação ou pagar bónus aos seus colaboradores.

Como já deve ter concluído são várias e importantes as tomadas de decisão que dependem de um bom Relatório de Vendas. Assim, não faz sentido fazer um relatório para onde seja “atiradas” um X número de tabelas num ficheiro excel ou um interminável power-point, que ninguém vai entender. Aliás, até pode ser tudo isto, mas acima de tudo que seja um Relatório SMART (sim, como os objetivos) – Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevante (Relevante) e Timebound (Tempo Definido).

Como fazer um Relatório de Vendas? Comece por conhecer o público-alvo a quem se destina o Relatório, defina a mensagem que quer transmitir, tenha em atenção o horizonte temporal, escolha o visual adequado, reúna toda a informação num único sítio, seja objetivo e conciso e por fim construa a sua própria história. No Infográfico abaixo explicamos todos estes passos de forma a que, tal como no Jogo da Glória, chegue à Meta com um Relatório de Vendas de sucesso.

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