relações com os media

7 conselhos para manter relações com os media saudáveis e duradouras

Todas as empresas, sobretudo as de Tecnologias de Informação, dispõe de vários canais de comunicação para chegar às suas personas. Independentemente de todos estes canais, há um canal de comunicação que continua a ser essencial e que versa tanto o mundo online, com o offiline: a assessoria de imprensa. Muitos dos tradicionais métodos de relações com a imprensa podem estar a perder eficácia com o aumento da influência das redes sociais e outros meios digitais. O surgimento de novas formas de contacto e influência podem levar, inclusive, a novas formas de comunicação com os media.  Tal como em tudo no Inbound Marketing para ter um serviço de assessoria de imprensa que traga resultados efetivos é necessário prestar atenção a vários aspetos, assim, listamos em seguida 7 boas práticas que os profissionais de assessoria de imprensa podem integrar na sua rotina diária de relações com os jornalistas.

Boas práticas para os assessores de imprensa brilharem nas relações com os media:

1. Saia do escritório!

A comunicação via e-mail tornou-se a norma entre os profissionais de relações com os media. Uma excelente forma de influenciar os jornalistas é agendar um café, com 5 minutos de conversa. Conheça os jornalistas, não há nada como o contacto cara-a-cara.

2. Pense como um jornalista

Os melhores assessores de imprensa são os que pensam como os jornalistas. Pense se a informação que pretende divulgar é de facto noticiável. Muitas vezes, o que se pretende divulgar é informação banal, sem qualquer interesse jornalístico. Desvende o que é preciso acrescentar para transformar a informação que quer promover numa notícia.

3. Seja prático e sucinto

Os jornalistas não gostam de receber e-mails com cinco páginas. Divulgar todos os pormenores de uma história não ajuda a que seja publicada, sobretudo porque um jornalista não lê mais do que os primeiros parágrafos. O e-mail deve ser uma forma de aguçar o apetite para o resto da notícia.

4. Pense nos conteúdos

A necessidade de conteúdos é provavelmente o maior desafio atual da indústria de media, por isso, tem de pensar para além do texto. Ajudas visuais, como vídeos ou infografias são auxiliares importantes para «vender» uma história e fazer passar a mensagem.

5. Respeite os dias de «fecho»

Uma chamada em dia de fecho é algo que aborrece qualquer jornalista. Os responsáveis pelas relações com os media devem evitar ao máximo fazer chamadas nestes dias. Caso seja mesmo necessário, é importante perguntar se é uma boa altura para telefonar e avisar que vai ligar noutro dia, para não incomodar o jornalista.

6. Conheça a história a fundo

Uma das piores coisas que um assessor de imprensa pode fazer é chamar um jornalista sem conhecer profundamente a história que pretende divulgar. Ensaie o que vai dizer antes de fazer qualquer contato com os media. Preveja perguntas, planeie respostas e prepare-se para qualquer eventualidade.

7. «Alimente» as suas relações com os media

Construir relações com os media dá trabalho. Não basta levar um jornalista a almoçar uma vez, trabalhar em conjunto numa peça e assumir que já são amigos. Faça follow-ups, pergunte onde vão, fale sobre interesses comuns e faça-os recordarem-se do seu nome.

Se as suas relações com os media estão um pouco arrefecidas, contacte-nos e melhore a imagem da sua empresa de TI.

ecnologia sem o destaque que merece.

Artigo escrito originalmente a 20 de dezembro de 2017 e atualizado a 18 de junho de 2020

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