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7 métricas importantíssimas da sua Ferramenta de Marketing

Neste artigo, vamos explorar mais sobre as métricas que podem ser retiradas da sua Ferramenta de Marketing e qual a importância na estratégia de Marketing. Analisar os resultados que as ações estão a trazer para a sua empresa de Tecnologias de Informação (TI), é algo essencial para medir o sucesso da sua estratégia de Marketing. Apesar de se falar muito sobre este tópico, muitas empresas ainda negligenciam a importância do acompanhamento e análise das métricas. Mesmo aquelas que são do setor das TI. Inacreditável, não é?

Apesar de todos os recursos, há quem ainda veja tal análise como um processo de alto custo e complexo de ser executado. As ferramentas de Marketing Automation, são a melhor solução para este problema, pois, reúnem as métricas mais importantes num só lugar.

Visitantes

Ao oferecer um serviço/produto de TI, é fundamental fazer com que o mesmo se torne conhecido e, consequentemente, desejado. Portanto, um dos primeiros objetivos da estratégia de Marketing Digital, é atrair visitantes para o website.

Esta é uma das métricas da sua ferramenta de Marketing que pode e deve acompanhar, de forma a avaliar o crescimento do número de visitantes nas diferentes páginas do seu website e blog. Assim, pode entender quais os conteúdos mais relevantes para a sua audiência e quais os conteúdos que pode explorar mais na sua estratégia.

Leads

O número de visitantes do seu website/blog é uma métrica importante. No entanto, de nada adianta ter um volume alto e, não garantir que este tráfego seja transformado numa base de Leads para a sua empresa de TI

Os Leads são todos aqueles que demonstraram interesse em algo que está a oferecer. Para isso, o mesmo preenche um formulário para fazer download de um eBook, subscreve a newsletter do blog da sua empresa ou insere os dados numa Landing Page para se inscrever num webinar.

A partir do momento que se torna um Lead, a equipa de Marketing poderá acompanhar todo o desenvolvimento da relação e as interações geradas com o seu website. É importante também acompanhar o número de novos Leads e aqueles que já estão na sua base a gerar novas conversões, para ver se os números estão de acordo com as metas propostas.

Taxa de Conversão

Tão importante quanto o número de Leads gerado é, saber qual a taxa de conversão. A taxa medirá a conversão de Visitantes em Leads, de Leads em Oportunidades e Oportunidades em Clientes, a depender da etapa do funil.

A taxa de conversão pode ser visualizada de forma geral, ou seja, no total do website ou blog. Assim como também em cada um dos pontos de conversão (landing page, formulário, banners e pop-ups). Dessa forma, poderá entender quais são os pontos que estão a gerar melhor resultado para a sua empresa de TI e aqueles que devem ser otimizados.

Leads por Canal

Quais são os canais que mais trazem Leads para a sua base? Social Media? Paid Media? Procura orgânica ou Email?

Com a ferramenta de Marketing Automation, poderá encontrar a resposta para esta pergunta que é tão importante para o sucesso da estratégia.

Conhecer quais são os canais que trazem os melhores resultados para a sua empresa, é saber exatamente onde investir tempo e recursos na sua estratégia. Se a sua empresa de TI gera maior número de Leads através do email, por exemplo, o ideal é pensar em formas de aproveitar esse canal ao máximo.

Leads Qualificados

Leads são todos aqueles contactos que disponibilizam os dados em troca de um conteúdo relevante. No entanto, não são todos os contactos que avançam na Jornada de Compra e passam a ser qualificados pela equipa de Marketing.

Os Leads Qualificados são aqueles que mostram real interesse, através de novas conversões em pontos estratégicos, diferenciando-se dos demais.

Oportunidades

Depois de qualificado pela equipa de Marketing, o Lead poderá passar para a fase de oportunidade. Este é o momento em que a negociação com a sua empresa de TI, realmente se inicia.

Normalmente, o Lead  torna-se uma oportunidade ao preencher um formulário requerendo que a empresa entre em contacto com o mesmo. A partir daí, cabe à equipa comercial transformar esta oportunidade em vendas. Mas, nunca descarte nesta fase o apoio que o Marketing poderá dar à sua equipa de Vendas com conteúdo mais de fundo de funil, como descrição do produto/serviço da sua empresa de TI ou um caso de sucesso.

Clientes

O principal objetivo da sua estratégia de Marketing, é conquistar novos Clientes. Depois de atrair os visitantes, convertê-los em Leads, qualificá-los e transformá-los em oportunidades, é hora de garantir a assinatura do contrato.

Na ferramenta de Marketing, poderá acompanhar a evolução do número de Clientes, cruzando informações como, por exemplo, quais são os canais que geram melhores resultados, páginas com melhor taxa de conversão, etc.

Dentro de cada uma destas métricas que encontra na sua ferramenta de marketing, as equipas de Marketing e Vendas poderão analisar mais a fundo cada um dos resultados. E para isso, é fundamental ter a sua ferramenta de Marketing conectada com o CRM da sua empresa de TI. O Marketing Digital, é um exercício constante de experimentação, tentativas, erros e acertos.

Descubra como a OUTMarketing Portugal pode ajudar a sua empresa a conquistar os melhores resultados.

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