A importância do lead tracking

A importância do Lead Tracking para a sua empresa de TI

O desenvolvimento da Persona, é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital. Conhecer o perfil do seu visitante, Lead e Cliente, é a única maneira de criar uma Jornada de Compra coerente. É na verdade, a única maneira de criar conteúdos relevantes que sanem as dúvidas e dores.

No entanto, conhecer o perfil e características da sua Persona não é o suficiente para garantir que as suas ações e estratégias de Marketing Digital vão trazer o resultado esperado.

Neste novo cenário, é preciso entender como o seu Lead/Potencial Cliente navega e interage com o seu website, blog e as ofertas de conteúdo. O Lead Tracking, é uma funcionalidade oferecida por algumas ferramentas de Marketing Automation que permite exatamente monitorizar este comportamento. Neste artigo, vamos abordar a sua importância para as empresas de Tecnologias de Informação (TI) e os benefícios que a funcionalidade traz para as suas estratégias.

Lead Tracking: Entenda o Conceito

Antes de começar a usar o recurso do Lead Tracking para a sua empresa de TI, é importante entender o conceito deste termo.

O Lead Tracking, é um código instalado nas páginas e conteúdos do seu website, incluindo blog e Landing Pages, que ajuda a acompanhar o passo a passo das interações de cada Lead, desde o momento da primeira conversão.

Com o Lead Tracking, é possível saber em que página o visitante tornou-se um Lead, quais foram os conteúdos que visitou, as páginas visitadas e todos os outros movimentos que o Lead teve com o website. Dessa maneira, é possível ter um panorama geral do comportamento de cada indivíduo no seu website.

Como funciona?

Se já tem uma estratégia de Marketing Digital para a sua empresa de TI, é importante que saiba quais são os conteúdos que estão a gerar os melhores resultados e o que pode ser aprimorado. Através desta solução é possível:

  • Identificar os melhores pontos de conversão
  • Os melhores conteúdos do blog relativamente a atração e conversão
  • Interesse pela página de serviços/produtos
  • Abertura e Cliques dos emails enviados pela sua empresa
  • Entrada e evolução nos fluxos de nutrição
  • Mudança de estágio na Jornada de Compras

Esses são apenas alguns dos principais pontos sobre o funcionamento do Lead Tracking. Com esta funcionalidade, é possível elevar a estratégia de Marketing Digital à outra potência.

Os benefícios do Lead Tracking para as empresas de TI:

Sabe dizer quais são as páginas do website da sua empresa de TI que mais atrai visitantes e gera Leads? Consegue dizer qual é o caminho que cada Lead percorre até chegar à página de produtos/serviços da sua empresa? Sabe dizer quais as Landing Pages que atrai os Leads mais qualificados para a sua base?

Tais perguntas podem parecer extremamente complexas de serem respondidas. Mas, só para aqueles que não contam com uma ferramenta de Marketing Automation.

Através do Lead Tracking, é possível responder às questões acima – e muito mais – garantindo uma visão precisa do comportamento do Lead no seu website. Entre os muitos benefícios do Lead Tracking para as empresas de TI, podemos destacar os seguintes:

  • Entender a Jornada de Compra é a base para oferecer conteúdos que gerem conversão nos seus canais, especialmente para as empresas de TI, em que o ciclo pode ser mais longo e complexo. Com o Lead Tracking, é possível compreender quais são as páginas que mais atraem Leads ou quais geram oportunidades de negócios, por exemplo. Dessa maneira, pode dedicar mais tempo a melhorar a sua estratégia, focando-se no que gera resultados
  • Conhecer os conteúdos que interessam ao seu Lead, é a melhor maneira de oferecer uma experiência personalizada. Envie e-mails com conteúdos personalizados para o seu Lead de acordo com o interesse, dores e necessidades da etapa de compra
  • O Lead Tracking permite que contacte o Lead no momento certo. Dessa maneira, garante contactos mais eficientes, aumentando a conversão em vendas

Todos os pontos destacados permite uma redução do ciclo de vendas. Para as empresas de TI do segmento B2B, que lidam com operações complexas que envolvem inúmeros interlocutores, conseguir diminuir o tempo de conclusão da compra, é uma grande vantagem para os resultados.

Através do Lead Tracking, é possível avaliar a jornada dos Clientes com regularidade para avaliar o que está a trazer os melhores resultados, planear novas experiências e conteúdos dentro das diferentes etapas do funil de vendas e, conduzir o Lead de maneira eficiente até ao fechamento das vendas.

Com ações mais certeiras, podemos falar também da redução do custo de aquisição de cliente (CAC) com impacto direto nos custos da sua empresa de TI.

São inúmeros oa benefícios que o Lead Tracking pode trazer para as operações e estratégias. Para garantir a sua melhor utilização, é importante integrá-lo com outros recursos como o Lead Scoring e Fluxo de Nutrição através de uma plataforma de Marketing Automation.

Descubra como a OUTMarketing pode ajudar a sua empresa de TI a atingir os resultados planeados.

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