Porquê integrar a ferramenta de Marketing com o CRM
Compreender quem são os seus potenciais Clientes de forma pormenorizada, é um grande diferencial competitivo para as empresas de Tecnologias de Informação (TI). Num universo onde as informações correm na velocidade da luz e os dados são elementos valiosos, a tecnologia é uma grande aliada das organizações que se querem destacar no mercado. Assim, ter a possibilidade de integrar a ferramenta de Marketing com o CRM é um plus. Estamos certos?
A utilização de uma ferramenta de Marketing Automation, é algo essencial para os negócios que têm como foco estratégias de crescimento. Porém, como integrar Marketing e Vendas, garantindo um processo fluido desde o momento da atração do visitante até à conversão em vendas?
Se acompanha o blog da OUTMarketing, está por dentro da importância em optar por uma ferramenta de Marketing Automation na sua estratégia digital. Através da ferramenta, é possível acompanhar toda a jornada do Cliente e entender a forma como o mesmo interage com a sua empresa de TI. Contudo, é possível ir além e potenciar as oportunidades de vendas através da integração entre a ferramenta de Marketing e a plataforma de CRM (Consumer Relationship Management).
Neste artigo, vamos desvendar alguns dos benefícios em integrar as duas ferramentas e garantir os melhores resultados para a sua empresa de TI.
As vantagens de integrar a ferramenta de Marketing Automation com o CRM
A integração entre diferentes plataformas, seja do Marketing Digital ou Vendas, permite às empresas de TI, criarem processos mais sólidos, análises de dados mais complexas e uma capacidade de decisão mais acertada nas ações futuras. As ferramentas de Marketing Automation e CRM, podem ser consideradas parceiras da sua empresa, pois oferecem funcionalidades complementares para a sua estratégia digital.
Operação Ágil
Num mercado de tamanha competitividade, cada segundo perdido pode significar a perda de oportunidades de negócios. Se por um lado o CRM regista todas as interações de um vendedor com um potencial Cliente e reúne os dados num único local, por outro, é importante pensar que a interação do Lead com a sua empresa começou muito antes deste contacto.
Como sabemos, de acordo com a Resultados Digitais, 60% do processo de compra é feito antes de um contacto com a equipa de Vendas. Portanto, ao integrar a ferramenta de Automação de Marketing com o CRM, a equipa comercial terá acesso a um perfil completo do Lead, o que permitirá entender os seus interesses, dúvidas e interações com o website. Dessa maneira, o primeiro contacto será mais valioso, permitindo ao vendedor agir de maneira rápida e precisa.
Lead Qualification
A metodologia do Inbound Marketing revela o comportamento de um Lead na Jornada de Compra da sua empresa de TI. A jornada entre o momento da primeira visita à compra, é longa. De Visitante à Lead, em seguida a qualificação pelo Marketing (MQL), pelas vendas (SQL) o desenvolvimento de uma Oportunidade e a conclusão das vendas. Afial, estamos a falar do mercado B2B, em que tipicamente o processo de venda é longo e complexo.
Assim, através da integração das duas ferramentas, é possível criar triggers que passam o Lead da equipa de Marketing para as Vendas, de forma totalmente automatizada. Conseguimos então, diminuir o ciclo da venda, reduzir o tempo gasto em ações manuais e criar uma estrutura dde crescimento escalável e previsível para a sua empresa de TI.
Vendedores Especializados
Pense nas suas últimas experiências de compra. É provável que as que tenham ficado registadas na sua memória, sejam aquelas que foram personalizadas. Ao integrar a ferramenta de Marketing Automation e o CRM, a equipa de vendas poderá explorar toda a jornada do Lead, desde o momento da sua primeira interação com o website.
Saber qual foi a primeira página que despertou o interesse do potencial Cliente, quais os artigos do blog que acedeu e/ou os materiais que fez download,, por exemplo, permite conhecer mais as necessidades, dúvidas e dores de negócio desse Lead. Sendo assim, a equipa comercial poderá já no primeiro contacto mostrar o potencial e as funcionalidades que o produto/serviço oferecem para resolver os problemas específicos do potencial Cliente, sem ter de perder tempo em reunião de apresentação e evangelização da sua empresa de TI. Afinal, esse trabalho já o Marketing o fez.
Para além do impacto no resultado das vendas, integrar a sua ferramenta de Marketing com o CRM, garante à equipa comercial a capacidade de entender quais são as campanhas que mais geram resultados. Compreender quais são as ações que geram os Leads mais qualificados e, consequentemente, resultam em mais contratos assinados, permite à equipa de Marketing focar-se mais nas campanhas de sucesso e repensar aquelas que não estão a trazer os mesmos resultados.
Investir em novas formas de integrar a ferramenta de Marketing com o CRM e nas novas possibilidades tecnológicas, é garantir um crescimento escalável, sustentável e de forma previsível para a sua empresa de TI.