Como aproveitar conteúdo criado pela sua empresa de Tecnologia?
Acreditamos que já deve ter dado por si a pensar na quantidade de conteúdo que criou, que agora está inutilizado no seu blog e que deveria dar para aproveitar conteúdo para ter maior alcance. Por exemplo, se já produziu muitos artigos, talvez sinta que se torna cada vez mais difícil continuar a produzir conteúdos que atraiam o seu público. É extenuante, não é?
Mas por que não reutilizar esse histórico de conteúdo, que já deu resultados, para gerar ainda mais tráfego para o seu website? Embora pareça contra intuitivo voltar ao “chão que já deu uvas”, há muitas vantagens nesta técnica.
O conselho vem de Derek Halpern, um especialista em marketing de conteúdo, que explica:
“Não precisa de criar conteúdo dia após dia. Só precisa de trabalhar para colocar o conteúdo que já produziu nas mãos de mais pessoas.”
Assim, este é o princípio do “reaproveitamento” de conteúdo, que permite aos criadores de conteúdo dar uma nova vida àquilo que produziram anteriormente.
- Benefícios de aproveitar conteúdo
- Como aproveitar conteúdo
- Transforme artigos em conteúdo de vídeo para aproveitar conteúdo
- Use os artigos do blog para criar podcasts
- Reúna conteúdo para um e-book
- Use estatísticas para criar conteúdo nas redes sociais
- Converta uma lista numa série de conteúdos individuais
- Encontre temas sobre os quais tem algo mais a dizer
- Promova um webinar
- Crie infográficos para partilhar nas redes sociais
Benefícios de aproveitar conteúdo
Melhores Resultados de SEO
A existência de vários conteúdos relacionados entre si, gera uma oportunidade adicional de segmentação de palavras-chave, o que impulsiona a otimização dos seus conteúdos e apresentando-se como forma de aproveitar conteúdo. Estes silos de conteúdo vão atrair maior visibilidade orgânica para os seus posts e, consequentemente, mais tráfego para o seu website.
Nesse sentido com certeza que tem posts com bom ranking no Google, mas que já estão desatualizados. Se há um conteúdo bem posicionado, mantenha-o sempre atualizado (e indique a data da última atualização) em vez de criar um post novo. Assim, aproveita o ranking e os backlinks desse artigo!
Alcance de Novos Públicos
Além da qualidade do conteúdo, há outro grande responsável pelo sucesso do conteúdo e de quem nem sempre falamos: a distribuição. Se um post obtém resultados orgânicos consistentes ao longo do tempo, é porque responde a uma ‘dor’ do nosso público. Então, porque não promovê-lo noutros meios, quer sejam blogs parceiros, redes sociais, ou até nos media?
Explorar Novas Plataformas
Outra hipótese para aproveitar os conteúdos “antigos” é reciclá-los num formato diferente: seja vídeo ou um podcast. Deste modo, é possível que a sua publicação vá alcançar novos segmentos que ainda não tinha encontrado o seu conteúdo.
Reforço Estratégico
Neste ponto, a Psicologia e o Marketing andam de mãos dadas. Os especialistas de ambas as valências acreditam que o consumidor reage a estímulos e precisa de ouvir a mesma mensagem várias vezes, antes de avançar com uma compra. Assim sendo, pode ser estratégico reforçar a mensagem que pretende passar ao seu público, e uma das formas de o fazer é através da reutilização de conteúdo. Isto é especialmente útil para educar os seus Clientes sobre produtos tecnológicos que ainda são uma novidade no mercado.
Fortalecer-se como Autoridade no Setor
Publicar conteúdo de qualidade em diversos meios vai fortalecer e reforçar o seu posicionamento no setor, aumentando a sua notoriedade – pode, por exemplo, transformar um artigo de blog num artigo de opinião e enviar exclusivamente para um media.
Como aproveitar conteúdo
A melhor forma de escolher os conteúdos para reaproveitar é analisar as suas métricas. Veja quais são os temas – e as publicações específicas – que obtiveram melhor desempenho no último ano.
De seguida, pense em como pode agregar valor a cada um desses conteúdos. Reaproveitar um conteúdo significa dar-lhe uma nova vida, atualizá-lo e acrescentar-lhe mais informações, de forma a que o consumidor o percecione como um novo conteúdo e uma nova experiência. Veja as nossas sugestões para aproveitar o conteúdo!
Transforme artigos em conteúdo de vídeo para aproveitar conteúdo
85% dos utilizadores da Internet preferem conteúdo em vídeo. Esta é uma forma mais visual de consumir informação e, para quem prefere o estilo de aprendizagem visual, é mais didática do que o meio tradicional.
Os posts do seu blog contêm muita informação que pode aproveitar para criar vídeos ou motion graphics, quer sejam para o seu canal de YouTube ou para usar nas redes sociais. O vídeo é um formato bastante versátil e que pode ser usado em qualquer meio, adaptando apenas a sua duração.
Use os artigos do blog para criar podcasts
Se entender que o seu conteúdo tem potencial para ser desenvolvido em formato podcast, é uma excelente oportunidade para o fazer. Pode, inclusive, convidar especialistas da área para debater o tema e ganhar credibilidade por associação.
Reúna conteúdo para um e-book
Os e-books aumentam a credibilidade do seu negócio e funcionam muito bem como lead magnet, porque os utilizadores precisam de se registar para fazer download. Considere reunir uma série de conteúdos, como posts que se complementam, templates que criou, processos de análise de dados e outras informações úteis para o seu público. Divulgue o ebook e aproveite esta excelente oportunidade de conversão.
Use estatísticas para criar conteúdo nas redes sociais
Se costuma sustentar os seus posts com estatísticas, ou se tem case studies ricos em indicadores de performance, aproveite esse trabalho de pesquisa e use os números como um chamariz. As estatísticas não só transmitem mais confiabilidade, como também criam conteúdos muito visuais que se destacam no feed.
Converta uma lista numa série de conteúdos individuais
Repare no exemplo deste artigo que está a ler. Apresentamos-lhe uma lista de opções de conteúdo. A partir daqui, podemos escolher um destes tópicos e dedicar-lhe um novo artigo.
Encontre temas sobre os quais tem algo mais a dizer
Do mesmo modo, se identificar um tema sobre o qual já criou conteúdo, mas que poderá acrescentar-lhe mais valor, faça-o. Será bem-vindo na sua comunidade.
Promova um webinar
Já descobriu os temas que suscitam mais curiosidade ao seu público. Mas porque não promover uma oportunidade para tirarem dúvidas e aprofundarem conhecimentos? Um webinar é uma ótima oportunidade de demonstrar domínio de conhecimento na sua área e excelente forma de interação com o seu público.
Crie infográficos para partilhar nas redes sociais
Os infográficos são uma excelente forma de comunicar nas redes sociais devido à sua componente visual e prática. Permitem consumir informação rapidamente e é de fácil fixação pelo consumidor. Neste caso, tanto pode reaproveitar o conteúdo antigo, como aproveitar o infográfico para renovar o interesse num determinado artigo ou silo de conteúdo.
Em suma: se o novo conteúdo acrescentar valor ao que já tem, o seu público vai querer continuar a ouvir de si, assim, aproveite conteúdo que já tem!
Analise as métricas do seu website, encontre o conteúdo com melhor desempenho e transforme-o em algo novo que aumente o seu tráfego e as suas leads. Não é preciso inventar a roda todos os dias: só é preciso saber como fazê-la girar.