Employer Branding: Uma estratégia para atrair e reter talentos na área de TI
Atrair e reter talentos qualificados é um dos principais desafios das empresas de TI – a nível global e muito especificamente no nosso país. A problemática escassez de recursos, a elevada concorrência das geografias mais desenvolvidas (em que os novos modelos de trabalho permitem trabalhar de Portugal para qualquer parte do mundo), a demasiada rotatividade, e a crescente emigração não tornam a vida fácil para as tecnológicas nacionais. Para se destacarem num mercado de trabalho tão competitivo, a adoção de uma abordagem estratégica de Employer Branding pode ajudar e muito.
O que é o Employer Branding?
Employer branding refere-se ao posicionamento e reputação de uma empresa como marca empregadora de escolha e ao esforço em promover uma imagem positiva para atrair e reter talentos. Inclui a perceção dos colaboradores atuais e potenciais sobre a empresa, baseada na experiência direta e na comunicação externa. No setor das TI, onde a procura supera amplamente a oferta, pode ser um diferencial decisivo para:
Atração de talentos: Os profissionais de TI são frequentemente abordados com múltiplas ofertas de emprego. Uma marca empregadora forte tende a conquistar a sua atenção, destacando a empresa entre as várias opções disponíveis.
Retenção de colaboradores: Quando é percepcionada internamente como empresa que valoriza e cuida de cada membro da sua equipa, se preocupa com a sua felicidade, oferece oportunidades de desenvolvimento, fomenta o bom equilíbrio entre a vida profissional-pessoal, promove a diversidade e inclusão, reconhece o mérito, está atenta à saúde mental e mantém uma cultura organizacional saudável onde todos se sentem valorizados e respeitados, reduz significativamente a rotatividade.
Melhoria da imagem corporativa: Uma empresa que é reconhecida como um excelente local para trabalhar e prosperar não só atrai e retém talentos, mas também melhora a credibilidade e confiança junto de clientes e parceiros, fortalecendo a posição no mercado.
Como construir um forte Employer Branding
Algumas ideias que ajudam nesta jornada:
Definir uma EVP (Employee Value Proposition) clara
A EVP é a essência daquilo que a empresa oferece aos seus colaboradores em troca das suas competências, experiência e compromisso, incluindo remuneração, benefícios, perks, prémios, modelo de trabalho, formas de crescimento, cultura organizacional, ambiente de trabalho, etc. É aquilo que potencia serem a melhor versão de si mesmos e que atinjam o seu máximo potencial. Aquilo que faz uma empresa ser atraente para potenciais colaboradores e que mantém os atuais motivados e envolvidos. Para ser eficaz, a EVP precisa de ser autêntica e apelativa para o público-alvo específico, e alinhar as necessidades e expectativas dos colaboradores com o DNA e missão da empresa. Para criá-la, deve considerar os vários elementos-chave que a distinguem das demais e que combinam ofertas tangíveis e intangíveis.
Promover a cultura organizacional
A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que caracterizam uma empresa e guiam as suas operações diárias. Influencia como os colaboradores se relacionam entre si e com os outros (clientes, parceiros, fornecedores…), como tomam decisões e como respondem a desafios e oportunidades. Deve ser visível e palpável em todas as interações, quer internas quer externas. Para projetá-la e promovê-la pode-se recorrer por exemplo às intranets, grupos internos, redes sociais, blogs e eventos internos/externos: comunicar o que materializa na prática o cuidado com a felicidade da equipa, o ambiente recompensador e estimulante existente e o dia a dia na empresa. É o caso de publicações que detalhem conquistas das equipas, histórias dos colaboradores, prémios recebidos (por exemplo derivados de candidatura a distinções como Great Place to Work, Happiness Works, e Melhores Empresas para Trabalhar), tours virtuais pelos escritórios, entrevistas com membros da equipa, bastidores dos projetos, percursos de sucesso, celebrações, ações de responsabilidade social, momentos/iniciativas desenvolvidas, etc.
Incentivar os colaboradores a serem embaixadores da marca
Os colaboradores são os melhores defensores da marca e os melhores aliados para construir uma imagem genuína, humanizada e apaixonante da empresa. Pode promover programas de referenciamento (recomendação de novos talentos), partilhar testemunhos no site da empresa e nas redes sociais, incentivar a sua participação em eventos externos, e convidar a escrever artigos de opinião para os media.
Fomentar o desenvolvimento profissional
Oferecer programas de formação contínua, oportunidades de progressão na carreira, mentoria e participação em projetos desafiadores/internacionais são aspetos que atraem profissionais de TI. A valorização do desenvolvimento profissional contribui fortemente para a sua satisfação, lealdade e recomendação.
Criar um ambiente de trabalho positivo e com impacto
Como todos sabemos, um bom ambiente de trabalho é fundamental para a satisfação dos colaboradores e consequente imagem projetada de Employer Branding:
- Flexibilidade: Ofereça horários flexíveis e opções de teletrabalho.
- Bem-estar: Promova iniciativas de saúde e bem-estar, como aulas de yoga, jogos de futebol, ginástica laboral, participação em corridas, e apoio psicológico.
- Tempo para devolver à sociedade e sustentabilidade/responsabilidade social: incentive o voluntariado, organize ações com impacto na comunidade em que se insere, implemente e incentive práticas ambientalmente sustentáveis.
- Reconhecimento: Estabeleça programas de reconhecimento e recompensa para valorizar o esforço e sucesso dos colaboradores.
- Eventos presenciais: seja qual for o modelo de trabalho, juntar toda a equipa presencialmente de forma periódica para estreitar laços, partilhar experiências e fortalecer o espírito de grupo deve estar no topo das prioridades.
Implementar uma comunicação transparente
A comunicação transparente sobre as metas, desafios e sucessos da empresa robustece a confiança e o compromisso dos colaboradores. Assegurar que todos os membros da organização sabem claramente qual o seu papel e objetivos, e que estão alinhados com a visão, valores e propósito da empresa são aspetos cruciais.
Participar e organizar eventos do setor
Estar presente em eventos do setor das TI também ajuda a reforçar a imagem da empresa como:
- Feiras de emprego: Participe em feiras de emprego (universidades e/ou outras – com stand e workshops específicos) e transmita a cultura e oportunidades da sua empresa.
- Hackathons e meetups: Organize ou patrocine eventos técnicos para atrair talentos e mostrar as suas capacidades.
- Parcerias com universidades: Colabore com instituições de ensino para atrair jovens talentos, oferecer estágios, dar aulas enquadradas em disciplinas que façam sentido, oferecer bolsas, equipar salas, disponibilizar software, etc.
Ter embaixadores nas universidades
Além das parcerias, crie um programa de embaixadores com alunos que representem a sua empresa em instituições de ensino chave (com formação e recursos adequados) e ajudem a divulgá-la como marca empregadora e a atrair jovens talentos.
Promover a diversidade e inclusão
Uma cultura inclusiva e diversa atrai um leque mais vasto de talentos, permite aproveitar perspetivas diferentes e faz com que todos se sintam parte integrante de um bem maior:
- Políticas de inclusão: Desenvolva políticas e programas que promovam a diversidade e a inclusão no local de trabalho.
- Grupos de afinidade: Crie e apoie grupos internos que representem diferentes comunidades.
- Sensibilização: Organize sessões de formação sobre a importância da diversidade e inclusão.
Monitorizar e Adaptar
O Employer Branding é um processo contínuo. É essencial monitorizar regularmente a perceção dos colaboradores e candidatos sobre a empresa e adaptar a abordagem conforme necessário. Reuniões periódicas para discutir feedback e sugestões de melhoria, questionários de satisfação internos e inquéritos de opinião aos candidatos sobre o processo de recrutamento são uma excelente fonte para aferir e tomar decisões com base em dados concretos, e que devem depois ser comunicadas.
O Employer Branding é uma estratégia que requer dedicação e esforço, mas os resultados a longo prazo compensam amplamente o investimento. O departamento de Recursos Humanos/People & Culture e o de Marketing/Comunicação precisam de trabalhar em estreita parceria e estar totalmente alinhados para planear e fazer acontecer com sucesso. Na OUTMarketing temos apoiado várias tecnológicas neste caminho. Conte também connosco!