O que NÃO esquecer ao implementar a Assessoria de Imprensa
A Assessoria de Imprensa é talvez a ação de comunicação mais eficaz para estabelecer o posicionamento desejado junto do público-alvo e é também uma excelente forma de aumentar a notoriedade da marca. Mas para implementar a Assessoria de Imprensa numa empresa de Tecnologias não basta estalar os dedos. O objetivo é estabelecer uma relação mutuamente benéfica com jornalistas e publicações – e isso não se constrói de um dia para o outro.
Para implementar a Assessoria de Imprensa, deve ter em consideração estes quatro pontos:
- Planeamento estratégico: conhecer o segmento, abordagem aos media, estabelecer objetivos.
- Qualificação da equipa e comunicação fluida
- Otimização de processos
- Relacionamento com os media
Estas ações são interdependentes e devem ser implementadas em sincronia. Não vale a pena tentar estabelecer um relacionamento com alguns média sem conhecer de antemão as preferências de consumo do seu target, por exemplo.
Planeamento estratégico
O primeiro passo para implementar a Asessoria de Imprensa é o planeamento estratégico (como em tudo no Marketing!). Esta etapa serve para garantir que a Assessoria de Imprensa está alinhada com os objetivos estratégicos globais da empresa e transmite a imagem que se pretende.
Vamos dividir o planeamento estratégico em três tópicos: conhecer o segmento, tipos de abordagens e objetivos de comunicação.
Conhecer o segmento
Parte do trabalho de planeamento estratégico é estudar os hábitos e as preferências (relativamente aos media) do seu target: que meios de comunicação utilizam, se preferem digital ou papel, conteúdos privilegiados, frequência de utilização, localização geográfica, habilitações, etc.
Quem conhece o seu público há muito tempo costuma ter bons palpites relativamente a todos estes pontos, mas não se deixe guiar por “achismos”: convém confirmar as suas suposições através de um questionário digital rápido, por exemplo, ou mesmo informalmente através de contactos telefónicos, ou por email.
Caso contrário, arrisca-se a produzir conteúdos com os formatos errados, na altura errada e a perder tempo a contactar publicações pouco direcionadas.
Abordagem aos media
O passo dois é ponderar os tipos de conteúdo/formatos e as abordagens. Muitas vezes, pensamos que a Assessoria de Imprensa é sinónimo de press releases, mas há mais abordagens possíveis.
Sim, existem os comunicados de imprensa clássicos sobre novidades pertinentes (veja aqui 5 formatos de conteúdo possíveis). Mas também pode convidar para cobrirem eventos, organizar conferências de imprensa , propor artigos de opinião ou fomentar entrevistas.
Se quer trabalhar com revistas da especialidade B2B, é especialmente importante conhecer as preferências editoriais das publicações de modo a criar conteúdos à medida. Este é o ponto de partida para construir uma excelente relação, como vamos ver mais à frente.
Objetivos
Na Assessoria de Imprensa também é importante estabelecer objetivos, as respetivas métricas e métodos de monitorização dos resultados. Assim não só confirma que a equipa executa as ações planeadas, como também testa a solidez do próprio plano estratégico:
Definiu o segmento correto? A assessoria está a contribuir para os objetivos globais de marketing? Os formatos de conteúdo têm sido tão eficazes quanto esperava?, entre outros pontos a testar e melhorar.
Acompanhe os resultados da assessoria através do clipping das publicações, tanto físicas como digitais. Faça a contagem de conteúdos publicados, entrevistas concedidas, backlinks gerados, tráfego com origem no material, etc.
Qualificação da equipa e comunicação fluida
A assessoria também depende de uma boa comunicação interna. O assessor tem de interagir regularmente com a equipa de Comunicação/Marketing e estabelecer uma relação de proximidade e de confiança mútua.
O seu desempenho será tanto melhor quanto mais informação e formação tiver. Algumas qualificações importantes são a gestão de reputação e de crise, media relations, media training para porta vozes, estratégia e gestão de comunicação externa, copywriting, eventos, e por aí em diante.
Otimização de processos
Há várias tarefas que podem ser otimizadas através de ferramentas de gestão de projeto, CMS, agendamento, alojamento em cloud ou email marketing. Esta otimização vai poupar tempo ao seu assessor de imprensa.
O assessor tem de ter acesso a bancos de imagem e vídeo, conhecer as diretrizes e recursos visuais da marca, fazer o clipping, produzir conteúdo, entrevistar a equipa interna, gerir a relação com os media, organizar a Sala de imprensa no site, etc.
Relacionamento com os media
No Marketing distinguimos entre owned media, paid media e earned media. Por outras palavras, os nossos próprios meios de comunicação, a comunicação paga e a comunicação partilhada – nos nossos canais ou que outros partilham, respetivamente.
A empresa tem controlo total sobre os dois primeiros. O último fica a cargo da Assessoria de Imprensa. Por essa razão é que é tão importante falar em estabelecer relações duradouras com os media.
Uma boa Assessoria de Imprensa cria conteúdos que correspondem tanto aos interesses das publicações, como às preocupações da audiência a que quer chegar. Além disso, é importante lançar esses conteúdos com um timing conveniente.
Dessa forma, consegue desenvolver uma relação mutuamente benéfica que lhe dá visibilidade, enquanto as publicações conseguem conteúdos pertinentes e regulares.
Conclusão
Depois da leitura deste artigo, pode acreditar que o melhor para a sua empresa de Tecnologias de Informação é fazer o outsourcing de Assessoria de Imprensa. É uma hipótese prática, flexível e altamente recomendável se não tem tempo a perder ou margens para erro.
Ao contratar especialistas na assessoria de empresas de tecnologia, está a ganhar não só com a sua experiência, mas também a usufruir de relações com os media já estabelecidas. Conheça melhor o nosso serviço de Assessoria de Imprensa.