9 Tendências de Marketing para 2025
Com a aproximação de mais um final de ano, chegam as tradicionais previsões sobre o que os 12 meses seguintes nos podem reservar nas mais variadas áreas. Relativamente ao que tanto nos apaixona, exploramos de seguida o que acreditamos serem as principais tendências de marketing para 2025 e como aplicá-las na sua estratégia para maximizar o sucesso e melhorar a forma de atrair, envolver e reter o seu público.
- 1. Marketing inteligente e personalizado
- 2. Ascensão do marketer assistido por IA
- 3. Automação para escala e customização
- 4. Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) para consistência e eficiência
- 5. Marketing quase sem cliques
- 6. Conteúdos mais profundos e interativos para ganhar visibilidade
- 7. Experiências interativas
- 8. Humanização da marca com autenticidade
- 9. Integração do ESG na comunicação
1. Marketing inteligente e personalizado
A inteligência artificial generativa vai continuar a elevar a forma como as empresas interagem com o público-alvo. A sua integração no dia a dia traz a gigante e tão bem-vinda vantagem de permitir fazer mais com menos e, idealmente, melhor (quando bem usada!) 😉: automatizando processos, facilitando a criação de experiências hiperpersonalizadas/contextuais (tendo em conta o momento e a audiência), e possibilitando que ganhemos mais tempo para tarefas criativas.
Como aplicar: Comece por caracterizar as personas, analisar as palavras-chave e definir as fases da jornada de compra em que se pretende focar. De seguida, use ferramentas de IA para obter ideias de mensagens e abordagens de acordo com esses perfis, e crie conteúdos que respondam às necessidades e desafios específicos de cada segmento para diferentes níveis de detalhe, canais e formatos.
2. Ascensão do marketer assistido por IA
Falando em IA, o marketer assistido por IA será cada vez mais uma realidade comum, com a inteligência artificial também a ajudar em tarefas como análise de dados, elaboração de relatórios e agilização de decisões.
Como aplicar: Use assistentes de IA (do Copilot ao HubSpot) para apoiar em tarefas desgastantes/repetitivas, obter recomendações com base em factos, auxiliar na interpretação de grandes volumes de dados e sistematizar informação-chave.
3. Automação para escala e customização
Ligada às duas tendências de marketing anteriores, a automação torna-se cada vez mais importante para escalar ações e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência customizada ao cliente. Em 2025, as tecnologias de automação, agora reforçadas pela IA, possibilitam campanhas em larga escala e ao mesmo tempo adaptadas a cada perfil.
Como aplicar: Se ainda não o fez, implemente uma plataforma de automação de marketing (como HubSpot ou RD Station) com recursos avançados de segmentação e fluxos de trabalho. Use essa tecnologia para gerir as diferentes audiências e nutrir os leads ao longo do funil de vendas. Configure triggers automáticos para enviar conteúdo específico de acordo com as ações anteriores dos leads, garantindo que a comunicação é sempre relevante e oportuna.
4. Procedimentos Operacionais Padrão (SOPs) para consistência e eficiência
O tempo é um ativo valiosíssimo e em 2025 precisamos de continuar a fazer tudo para otimizá-lo e aplicá-lo naquilo que efetivamente gera maior valor. Em vez de recriar processos para cada nova iniciativa, os SOPs permitem estabelecer normas, diretrizes e guias para tarefas frequentes, permitindo às equipas ser mais organizadas e produtivas, e minimizarem erros.
Como aplicar: Documente e padronize processos-chave do marketing. Crie SOPs detalhados para garantir consistência e otimização do tempo em atividades recorrentes.
5. Marketing quase sem cliques
O conceito de Zero Click Marketing é uma das tendências de marketing que devemos prestar especial atenção e refere-se ao facto de as respostas para muitas pesquisas serem fornecidas diretamente nas páginas de resultados dos motores de busca. Com a introdução de recursos como respostas rápidas e snippets informativos, cada vez mais utilizadores obtêm a informação que procuram de forma imediata, apenas clicando naquilo que efetivamente consideram super pertinente e que vai aprofundar o resumo que lhes foi apresentado.
Como aplicar: Invista em conteúdos de alto valor, que respondem às principais questões da sua audiência, otimizando-os em termos de SEO para aumentar a probabilidade de aparecerem em rich snippets e nos primeiros resultados de pesquisa.
6. Conteúdos mais profundos e interativos para ganhar visibilidade
Com o aumento do Zero Click Marketing, os conteúdos de qualidade, profundos e interativos ganharão importância renovada, pois atraem e retêm a atenção mesmo num ambiente de informações rápidas. Esta tendência aponta para a necessidade de investir em conteúdos que respondam de forma clara às dúvidas do público-alvo, criando valor real e incentivando a interação. Além disso, deve ser promovida a diversificação das fontes de tráfego para não se depender em demasia de uma só delas (neste caso, pesquisa orgânica).
Como aplicar: Produza conteúdo de qualidade, como vídeos explicativos, infográficos interativos, podcasts que revelem a expertise, artigos detalhados, eBooks e white papers (estes dois como materiais de conversão – é preciso fornecer os contactos em troca do download, o que é uma vantagem acrescida) para construir reputação e manter o público envolvido a partir de diferentes canais (email, media paga, redes sociais, sites externos/referências, além da pesquisa orgânica, claro).
7. Experiências interativas
Na sequência das tendências de marketing acima, a interatividade vai continuar a ganhar força, especialmente em setores onde existe um elevado grau de complexidade, de forma a tornar o conteúdo mais cativante e fácil de perceber, e criar experiências memoráveis.
Como aplicar: Explore novas formas de apresentar os seus produtos e serviços, como vídeos 360º, webinars com componentes interativos, como quizzes ao vivo que envolvam os participantes, e experimente também criar conteúdo interativo no site, como checklists ou testes de diagnóstico.
8. Humanização da marca com autenticidade
Num mundo “dominado” pela IA, a humanização vai ganhar uma dimensão ainda maior com conteúdos que mostrem as caras por trás das empresas, as histórias por trás das ofertas (storytelling), exemplos reais de aplicação dos produtos/serviços, ecossistemas em que estão envolvidas e o que realmente fazem no dia a dia.
Como aplicar: Adote uma abordagem de storytelling que dê destaque aos membros da equipa, como “um dia na vida” dos colaboradores. Partilhe insights e experiências da equipa e dos clientes nos projetos, mostre os bastidores e aposte em comunicações que reflitam a cultura e os valores da marca, tornando o perfil da empresa mais humanizado, transparente e cativante.
9. Integração do ESG na comunicação
As pessoas estão cada vez mais em alerta para os impactos ambientais e sociais, esperando que as empresas tenham uma posição clara e ativa na área de ESG (Environmental, Social, and Governance). Em 2025 deve refletir de forma genuína nas suas comunicações a política seguida nesta área, com casos e resultados concretos.
Como aplicar: Comunique os seus esforços e iniciativas relacionadas com a sustentabilidade e responsabilidade social e demonstre o impacto positivo que a empresa procura criar. A transparência na forma como aborda o ESG não só cria uma reputação positiva, como também atrai talentos que valorizam empresas que fazem a diferença na comunidade e pensam além das receitas.
As tendências de marketing para 2025 apontam para uma convergência entre a personalização e a automação, impulsionada pela IA, e a criação de conteúdos cada vez mais relevantes, profundos, humanizados e interativos. Documentar processos, explorar novas formas de gerar tráfego e desenvolver conteúdos de valor são passos fundamentais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se avizinham. Como sempre, conte connosco nesta jornada!