
O papel estratégico da Assessoria de Imprensa neste e nos próximos anos
No mundo cada vez mais conectado e digitalizado em que vivemos, a assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental para as empresas de Tecnologias de Informação que querem ampliar a sua visibilidade e fortalecer a sua reputação no mercado B2B. Neste e nos próximos anos, a assessoria de imprensa enfrenta novos desafios e oportunidades devido à evolução constante dos media e às mudanças nas formas de comunicação. É esse o foco deste artigo.
A importância da assessoria de imprensa
Pelo alcance e credibilidade que os media têm, a assessoria de imprensa é uma excelente forma de posicionar as empresas como autoridade na área de atuação, aumentar a notoriedade e promover uma boa imagem. Através da divulgação estratégica de notícias, casos de sucesso e artigos de opinião, além de entrevistas, contributos em dossiers temáticos, etc, a assessoria de imprensa permite que as empresas se conectem com o seu público-alvo, transmitam o seu valor acrescentado e novidades relevantes, estabeleçam relações próximas com os jornalistas e destaquem-se num ambiente altamente competitivo. Mas para tal, não cometa estes erros.
Uma assessoria de imprensa eficaz é capaz de identificar oportunidades e garantir que a mensagem certa chega às pessoas certas (enviar tudo para todos nunca é opção). Quando uma empresa aparece de forma contínua nos meios de comunicação social ganha uma dose extra de confiança e reconhecimento perante o público, afinal estamos a falar de entidades independentes e de espaço não pago – o que reforça a sua importância. Num mundo cada vez mais digital, a assessoria de imprensa também se expandiu para além dos veículos tradicionais. Ganham cada vez mais peso os media online (até porque a notícia “dura para sempre” e ajuda muito no SEO – Search Engine Optimization) e a produção de conteúdo para blogs e sites específicos (por tópico, setor, etc).
O que tem mudado?
A assessoria de imprensa tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionadas pelo surgimento de novas tecnologias e tendências na área da comunicação. Algumas das mudanças mais marcantes incluem:
Crescimento do digital: Com a ascensão das redes sociais, blogs e plataformas de distribuição de notícias online, a assessoria de imprensa expandiu o seu alcance para além dos meios de comunicação tradicionais. Agora, as empresas têm a oportunidade de alcançar públicos segmentados através de conteúdo digital e interagir diretamente com o seu público-alvo.
Personalização da mensagem: Os jornalistas são inundados por centenas de emails por dia e é preciso captar a sua atenção com histórias exclusivas, com novidades e insights valiosos e oportunos para os seus leitores (são eles o destinatário final e é com eles em mente que tudo tem de ser pensado e produzido), com abordagens pensadas de forma estratégica para a pessoa/media em causa. As empresas precisam ajustar as suas mensagens e segmentar muito bem para endereçar os interesses e necessidades específicas de cada órgão de comunicação social. Proximidade, empatia, disponibilidade e pertinência são fundamentais.
Foco na transparência e autenticidade: Estamos todos mais exigentes e conscientes, e é muito fácil comprovar a veracidade de tudo. É fundamental fornecer sempre informações claras e verificáveis, não entender esta área como publicidade pura à sua empresa (textos comerciais são abominados), responder atempadamente às solicitações dos jornalistas e divulgar histórias genuínas e com efetivo interesse jornalístico. A relação com os media deve também ser pautada pela confiança, quer na interpretação da informação quer no tratamento independente da notícia, na decisão do que constitui ou não noticia, etc.
Boas práticas na Assessoria de Imprensa este ano e no futuro
Conheça perfeitamente o público-alvo: Quais as características, desafios, dores e ambições da persona que quer endereçar com determinado conteúdo de media? Como é que ajuda a endereçá-los? Tenha sempre isso em mente quando escreve um comunicado de imprensa, artigo de opinião, entrevista ou outro formato qualquer, e identifique os media mais indicados para a sua difusão. Precisa também de saber as preferências dos jornalistas e bloggers, os seus tópicos de interesse e a forma como preferem receber informações. É conjugando estes dois aspetos que aumenta as probabilidades de sucesso e direciona os esforços de forma mais precisa.
Crie conteúdo relevante: Produza conteúdo de qualidade, atual, diferenciador e útil que impacte positivamente e acrescente valor para os leitores dos media selecionados como estratégicos para o público-alvo da sua empresa.
Construa relações duradouras: Invista tempo na construção de relações sólidas com jornalistas e influenciadores-chave. Participe em eventos do setor, envie notas personalizadas e ofereça-se como fonte confiável para informações e entrevistas.
Utilize estratégias multimédia: Aproveite as várias formas de comunicação disponíveis, como comunicados de imprensa, entrevistas, artigos de opinião, podcasts e vídeos, para ampliar o alcance e o impacto da mensagem.
Seja ágil e adaptável: A assessoria de imprensa requer agilidade para acompanhar as mudanças rápidas no cenário mediático. Esteja preparado para responder a solicitações urgentes, adaptar-se a novas plataformas de comunicação e aproveitar oportunidades em tempo real.
A assessoria de imprensa continua a ser uma estratégia valiosa e através de conteúdo relevante e uma abordagem personalizada, é possível captar a atenção dos jornalistas, ampliar a visibilidade e posicionar-se como autoridade. Se precisar de apoio, já sabe com quem pode contar 😉